Entre os fabricantes de hiperdesportivos, poucos conseguem surpreender o mercado com tanta frequência com inovações que, por vezes, deixam a concorrência boquiaberta. A capacidade com que o sueco Christian von Koenigsegg, o seu fundador, extrai potência do motor 5.0 V8 biturbo, associado ou não a motores eléctricos, impressiona qualquer. Especialmente a Bugatti, que tem nos hiperdesportivos escandinavos os maiores rivais, não só para a obtenção de recordes de velocidade, como igualmente de aceleração e travagem.

Koenigsegg Agera RS deitou abaixo cinco recordes

Nem só de potência vivem as criações deste engenheiro, que desenvolveu também sistemas híbridos com mais de 1700 cv muito antes de todos os seus rivais, mesmo os mais reputados, tendo ainda lançado um modelo capaz de alcançar 400 km/h com uma caixa de apenas uma velocidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E se está a pensar que o fabricante sueco só tem olho para os grandes V8, saiba que para o Gemera optou por uma mecânica híbrida plug-in em que o motor principal tem apenas 2 litros e três cilindros, sem árvore de cames, o que não o impede de atingir 608 cv. Os motores eléctricos, alimentados por uma bateria de 15 kWh, asseguram 50 km em modo eléctrico.

Koenigsegg vai ter com clientes e leva uma prenda

Mesmo com tantas inovações, Christian von Koenigsegg é um homem apaixonado, mais que não seja pela engenharia automóvel, e decidiu celebrar o Dia dos Namorados com um vídeo em que a estrela é o Koenigsegg Regera, um hiperdesportivo com um 5.0 V8 biturbo com 1100 cv, mesmo com gasolina normal com 95 octanas. A esta unidade de combustão o Regera junta outras três eléctricas, uma associada ao V8 e as restantes duas a cada uma das rodas traseiras, de forma a garantir um eficaz sistema de vectorização do binário, que ajudam a atingir 1521 cv. Veja o vídeo e admire-o a deslizar ao longo de uma pista de asfalto coberta de neve: