Leiria assinala durante este ano os 400 anos da morte de Francisco Rodrigues Lobo com múltiplas iniciativas e lembra aquele que é considerado pelo coordenador da programação “o maior escritor leiriense de todos os tempos e um dos grandes escritores portugueses“.

O programa de comemoração foi apresentado e Carlos André, investigador que assume a coordenação científica da iniciativa, sublinhou a importância de recordar a vida e a obra de Francisco Rodrigues Lobo (1574-1621).

Leiria não é terra de grandes vultos da literatura. Mas tem dois muito grandes, Francisco Rodrigues Lobo e Afonso Lopes Vieira. Mas Rodrigues Lobo é, sem dúvida, o maior autor de romance pastoril e um dos maiores poetas bucólicos“, frisou.

Para Carlos André, Rodrigues Lobo é mesmo “um dos grandes escritores, só prejudicado pelo facto de ter nascido no século em que viveu Luís de Camões, e quem foi contemporâneo dele é prejudicado pela luz do grande vulto da poesia”. Rodrigues Lobo, que nasceu em Leiria e morreu em Santarém, “assumiu sempre com muita clareza ser leiriense” e isso é também pretexto para a cidade ter declarado 2021 “o ano Francisco Rodrigues Lobo”, explicou a vereadora da Cultura e Educação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Celebrarmos a vida e obra de Francisco Rodrigues Lobo é celebrar o poeta e também a cultura e o território“, disse Anabela Graça, na apresentação do programa que investe no envolvimento da comunidade para interagir com “o maior número de pessoas possível”.

Ao longo do ano vão decorrer exposições, debates, oficinas, roteiros, visitas de estudo, composições musicais, vídeos, fotografia, concursos e outros eventos preparados pela comunidade escolar, juntas de freguesia e associações culturais. Será ainda atribuído o Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo. A pandemia já obrigou a alterar uma peça de teatro que envolveria 14 clubes de teatro escolares no Castelo de Leiria, mas a produção foi adaptada a formato vídeo para poder acontecer. Segundo a vereadora, essa é a única alteração a um programa que integra a terceira edição de Ronda Poética.

O festival de poesia vai centrar toda a programação em Francisco Rodrigues Lobo e, entre 12 e 21 de março, reunirá mais de 200 convidados de 40 países. “Pela primeira vez terá dimensão internacional”, frisou Anabela Graça.

Haverá ainda a publicação de livros, dois para público infantil e a reedição de “Corte na aldeia” (1619), de Rodrigues Lobo, inaugurando uma coleção de autores clássicos de Leiria. Outro lançamento agendado é um CD de poemas, que dará origem a dois concertos, pelos músicos Mickael Faustino, Rafaela Faria e Daniel Bernardes. Em preparação está também uma opereta infantil pela Sociedade Artística Musical dos Pousos e um concerto temático pela Filarmónica de Marrazes.

A nível científico, em setembro Leiria recebe um congresso de dois dias dedicado ao poeta e, para novembro, está anunciada uma sessão especial da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa, que terá lugar na cidade natal de Rodrigues Lobo.