João Palhinha não teve propriamente a estreia mais feliz no Estádio do Dragão, quando aproveitou a ausência por castigo de William Carvalho para ser titular frente ao FC Porto. Soares, avançado dos azuis e brancos que tinha sido contratado ao V. Guimarães, não esqueceu esse clássico onde bisou no primeiro encontro. O médio também não mas por outras razões: além da derrota por 2-1, acabou por ser crucificado pelo técnico dos leões na altura, Jorge Jesus, pelos erros posicionais que teve e que permitiram que os visitados ganhassem vantagem.

A chama de Otávio e a faísca de Matheus numa noite que não teve fogo de artifício (a crónica do FC Porto-Sporting)

“O FC Porto foi melhor na primeira parte porque o João Palhinha não levou o guião certo para se poder enquadrar com o que estava a acontecer. Perdeu-se durante meia hora e isso foi fatal para nós”, atirou o agora treinador do Benfica sobre a exibição do médio à luz do rendimento coletivo da equipa. Pouco mais de quatro anos depois, o médio, que é titular indiscutível, correu o risco de falhar o clássico também por castigo mas foi opção de Rúben Amorim e terminou a partida como o MVP de um jogo que pode ser fundamental nas contas do título.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de haver reunião marcada no Conselho de Arbitragem Desportivo do Tribunal Arbitral de Desporto (TAD) esta semana e de os árbitros nomeados por Sporting e Federação já estarem escolhidos, só haverá uma decisão em relação ao castigo pelo quinto cartão amarelo no Bessa frente ao Boavista em março devido aos prazos que existem neste tipo de situações, neste caso o tempo para que João Palhinha responda às questões da Federação e que poderá ainda levar à necessidade de uma nova produção de prova e alegações de ambas as partes, como explicou ao jornal Record o secretário-geral do TAD, José Manuel Costa. Jogou e acabou como o melhor.

“Primeiro quero dar uma palavra à família do Quintana, as minhas mais sentidas condolências. Depois, foi um grande jogo apesar de não haver golos. Na segunda parte podíamos ter feito golos, estivemos por cima. A primeira parte foi mais equilibrada. Era um jogo mais emotivo se tivesse golos. Acaba por ser um ponto. Viemos com o pensamento de ganhar. Queremos ganhar todos os jogos até ao fim do Campeonato para conquistarmos o nosso objetivo. Temos de continuar assim. A equipa está de parabéns por todo o esforço e por esta união. Continuamos invictos. É assim que queremos continuar daqui para a frente”, começou por dizer na flash interview da SportTV.

“Acho que a equipa tem andado a crescer, desde os mais jovens até aos que têm mais maturidade, mais experiência. Aprendem todos os dias. Há sempre coisas a melhorar independentemente da idade de cada um. A equipa tem vindo a crescer a olhos vistos desde o início da temporada”, referiu, antes de falara também no plano pessoal.

“Faço o meu trabalho todos os dias. Estou preocupado em evoluir cada vez mais. Tenho muitos objetivos para alcançar. O mister Rúben [Amorim] tem-me ajudado muito no crescimento e a é ele que tenho de estar agradecido por toda a atenção e oportunidades que me tem dado”, rematou o médio verde e branco.