A secretária de Estado dos Assuntos Europeus admitiu este sábado que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia enfrentará dificuldades na aplicação de sanções à Hungria e Polónia por violações do Estado de direito.

Ana Paula Zacarias, que falava num ‘webinar’ dedicado às prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE, afirmou que Portugal “tem previsto para o Conselho de Assuntos Gerais de maio um debate sobre o artigo 7.º em relação à Polónia e Hungria”, no qual será feito o ponto de situação de ambos os países em matéria do Estado de direito.

“Vamos de novo fazer o ponto de situação do que se passa na Hungria e Polónia, mas como temos dois processos em paralelo, nós não vamos encontrar nunca unanimidade para sair disto”, apontou a secretária de Estado, admitindo que a UE está numa “situação muito complicada”.

Se, durante esse Conselho, algum dos dois países pedir um voto nesta matéria, a responsável admitiu não saber se “o Conselho tem ou não tem maioria para reverter esta situação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Unanimidade não vai ter de certeza para aplicar algum tipo de sanção, isso não vai, porque a Polónia apoia a Hungria e a Hungria apoia a Polónia. Portanto, unanimidade não vamos ter nunca”, reiterou.

Ainda assim, Ana Paula Zacarias, que respondia a uma pergunta de Miguel Poiares Maduro, garantiu que a presidência portuguesa da UE vai “continuar o debate e continuar a pressionar sobre este mecanismo” do Estado de direito no bloco comunitário.

A Comissão Europeia ativou em 2017 contra a Polónia, e o Parlamento Europeu em 2018 contra a Hungria, o procedimento conhecido como o artigo 7.º do Tratado de Lisboa, que contempla sanções aos Estados-membros se houver um risco claro de violação grave dos valores europeus.

Em 02 de fevereiro, numa entrevista à Lusa, o comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, admitiu esperar avanços durante a presidência portuguesa da UE no procedimento aberto por alegadas violações do Estado de direito na Polónia e Hungria.

O comissário europeu garantiu que a Comissão Europeia vai mesmo “utilizar todas as ferramentas” no âmbito deste procedimento.

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus participou no ‘webinar’ “Presidência Portuguesa da União Europeia: Uma Oportunidade a Não Perder”, promovido pela Plataforma de Cidadania Nossa Europa e pela SEDES, no qual foi debatido o documento “Nossa Europa/Sedes sobre a PPUE”, uma declaração dirigida ao primeiro-ministro, António Costa, sobre as prioridades para este semestre de 2021 ao ‘leme’ da UE.

No ‘webinar’ estiveram também presentes os especialistas Miguel Poiares Maduro e Nuno Severiano Teixeira, além dos dirigentes de ambas as plataformas, Carlos Coelho e Álvaro Beleza, respetivamente.