É a entrevista do momento, mas não é preciso esperar pela emissão da CBS para pegar na lupa e analisar os detalhes do visual escolhido por Meghan Markle na sua longa e aguardada conversa com a apresentadora (e amiga) Oprah Winfrey. A começar pelo vestido, uma peça do designer italiano Giorgio Armani, cuja etiqueta marca um preço de 4.700 dólares, cerca de 3.944 euros.

O vestido preto em seda, com a bainha abaixo do joelho e decote em v, exibe o bordado de uma flor de lótus sobre a lapela direita. A espécie, associada ao “renascimento e à iluminação espiritual” em várias culturas, como explica a Town & Country, é conhecida pela sua capacidade de florescer mesmo nas condições mais adversas. Assim sendo, o lótus surge como símbolo de resiliência.

Traição, pedofilia e o falso conto de fadas. As entrevistas que abalaram a monarquia britânica

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Com as raízes presas na lama, a planta submerge todas as noites e, milagrosamente, volta a florescer na manhã seguinte, pura […] Com esta recusa em aceitar a derrota, é inevitável não associar esta flor a uma fé inabalável”, escreve a mesma publicação. Com um significado forte, a flor é frequentemente recomendada como presente, sobretudo a quem recupera de um problema de saúde física ou de uma experiência traumática, algo muito próximo da descrição feita por Meghan do tempo passado no seio da família real britânica.

Outra das peças a saltar à vista é uma pulseira que pertenceu a Diana. Usada subtilmente, combinada com outras pulseiras, foi esta a peça que ajudou Harry a criar o anel de noivado em 2017. À espera do segundo filho, o casal terá escolhido usar a peça durante a entrevista para que a princesa “estivesse com eles”, segundo escreve a revista People.

Contudo, numa conversa que se adivinha polémica, pelo clima de tensão entre os Sussex e a família real, mas também pela relação atribulada que Meghan mantém com a imprensa britânica, os paralelismos com Lady Di, uma figura atormentada pelos tabloides, são inevitáveis. Diana usou esta mesma pulseira de diamantes numa das suas últimas aparições públicas, no Royal Albert Hall, em Londres, em junho de 1997. Num dos trechos já revelados, Harry surge a afirmar que teme que “a história se repita”.

The Princess Of Wales Attends A Gala Performance Of 'Swan Lake'

Diana a usar a pulseira de diamantes, em junho de 1997 © Julian Parker/UK Press via Getty Images

Ao pescoço, um fio de ouro e águas-marinhas que a duquesa já tinha usado durante a visita oficial à Oceânia em 2018. À simplicidade da peça, Meghan juntou a opção pela reutilização, sinal de contenção e pragmatismo. Uma mensagem especialmente oportuna depois da polémica em torno dos brincos oferecidos por Mohammed bin Salman, que terá aprovado o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi. Também em 2018, Markle usou as joias durante um jantar formal nas Fiji.

Agora, a escolha assume notas de redenção. O fio, que custa 2.145 dólares (cerca de 1.800 euros), é de Pippa Small, uma designer sediada em Londres e que em 2007 criou a sua própria marca de joalharia assente em rigorosos princípios éticos. Com o passar dos anos, Pippa tem mantido o aspeto artesanal das suas peças e os estilo há muito que caiu nas graças de Meghan.