786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Boletim DGS. Portugal regista maior número de mortes dos últimos cinco dias

Este artigo tem mais de 3 anos

Portugal registou 30 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas. O número é o mais alto desde 3 de março, quando a DGS anunciou 41 mortes. Foram ainda comunicados 847 novos casos da doença.

Mergulhados em dados, gráficos e relatórios, os investigadores do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, INSA, que estudam a pandemia em Portugal saltaram para a linha da frente no combate à covid-19, desenhando cenários com o poder de influenciar decisões que afetam os 10 milhões de portugueses, em Lisboa, 24 fevereiro 2021. (ACOMPANHA TEXTO DA LUSA DO DIA 27 FEVEREIRO 2021). ANDRÉ KOSTERS/LUSA
i

O número de casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia ascende atualmente aos 811.306, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS)

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

O número de casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia ascende atualmente aos 811.306, de acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS)

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Depois da descida registada esta segunda-feira, habitual neste dia de semana, Portugal voltou a registar um aumento nas mortes por Covid-19. De acordo com o boletim desta terça-feira da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a situação epidemiológica no país, foram confirmados 30 óbitos devido à doença. Foram mais cinco do que no dia anterior, mas menos oito do que na terça-feira da semana passada. Este é, aliás, o número mais alto desde o dia 3 de março, quando a DGS anunciou 41 mortes. Ao todo, já foram confirmados 16.595 óbitos por Covid-19 em Portugal.

Depois de dois dias em queda, os casos também aumentaram. Foram comunicados 847, mais 482 do que no dia anterior, um crescimento face à terça-feira da semana passada, quando foram anunciados 691 novos casos. É a primeira vez  desde que foi registado o pico desta a terceira onda da pandemia, na semana de 24 a 30 de janeiro, que os novos casos sobem a um dia de semana. O número de casos confirmados ascende atualmente aos 811.306.

O número de contactos em vigilância desceu para 22.096 (menos 1.785 do que esta segunda-feira). Os casos ativos são também menos, ao ter-se verificado uma descida de 1.055, para um total de 60.493.

Lisboa e Vale do Tejo com 67% das mortes

Olhando para as diferentes regiões, Lisboa e Vale do Tejo permanece a mais afetada pela pandemia do novo coronavírus. Dos 30 óbitos registados nas últimas 24 horas, 20 ocorreram nesta região (67%). O Centro foi a segunda região com maior número de mortes, 6 dos 30 comunicados (20%). Três pessoas morreram no Norte (10%) e uma no Alentejo (3,4%). Algarve, Açores e Madeira não tiveram óbitos a registar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Foi também em Lisboa e Vale do Tejo que foram confirmados a maioria dos casos, 288 dos 847 comunicados pela DGS desta terça-feira (34%). A seguir ficaram Norte (147; 17,3%), Centro (63; 7,4%), Algarve (4; 0,47%) e Alentejo (3; 0,35%).

Os Açores registaram uma descida no número total de casos “por força da necessidade de transferência de três casos para as respetivas regiões de ocorrência, tendo sido notificado um caso na RA dos Açores no dia em análise”, explica o boletim, dando conta de um total de 3.806 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia neste arquipélago.

Em relação à Madeira, o mesmo boletim dá conta de mais 344 novos casos, alertando para o facto de 92% destes terem tido “um período entre o diagnóstico e notificação superior a 48 horas, decorrente de intercorrências informáticas de um laboratório na região e que se encontra em processo de regularização”.

Internamentos em UCI com maior queda diária desde 3 de março

As boa notícias dizem sobretudo respeito aos internamentos, que registaram a maior queda diária dos últimos dias em Portugal. No caso específico das unidades de cuidados intensivos (UCI), existem agora menos 30 pessoas internadas, a maior descida desde 3 de março, quando 31 doentes infetados com Covid-19 foram retirados destas unidades. Ao todo, são 312 os doentes em UCI.

Nas enfermarias, tiveram alta 125 doentes nas últimas 24 horas.  É a primeira vez desde 21 de outubro que os internamentos se encontram abaixo dos 1.300. São agora 1.278 os doentes com Covid-19 internados nos hospitais portugueses.

Foram ainda dados como recuperados mais 1.872 doentes, elevando o total para 734.218 desde o início da pandemia.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora