Marcelo Rebelo de Sousa pretende repetir as viagens inaugurais de há cinco anos, a Espanha e ao Vaticano, noticia a Renascença. O Presidente deve viajar ainda esta semana, embora as deslocações internacionais ainda não tenham sido aprovadas pelo Parlamento, como é exigido.

Como faz notar a rádio, a viagem a Espanha já se encontra na agenda da Casa Real espanhola. De acordo com esta, Marcelo irá reunir-se com os reis de Espanha esta sexta-feira, numa hora ainda por divulgar. Não há por enquanto data para a deslocação ao Vaticano.

A justificação para estas duas viagens é a mesma que há cinco: a importância das ligações diplomáticas com os dois Estados.

Marcelo Rebelo de Sousa toma esta terça-feira posse como Presidente da República, dando início ao seu segundo mandato. A manhã será passada em Lisboa, primeiro na Assembleia da República, onde prestará juramento, e depois em Belém, onde depositará flores nos túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões e onde presidirá a uma homenagem aos mortos em defesa da pátria.

Durante a tarde, estará no Porto, onde assistirá a uma cerimónia ecuménica com representantes de várias confissões religiosas. Ainda durante a parte da tarde, o Presidente visitará o Centro Cultural Islâmico do Porto.

Todos os momentos da tomada de posse serão acompanhados pelo Observador neste liveblog.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR