787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"O quê? O quê?": Ronaldo faz o hat-trick mais rápido da Serie A desde 2006, dá vitória à Juventus e leva 23 golos em 23 jogos da Liga

Este artigo tem mais de 3 anos

Inaugurou o marcador de cabeça, aumentou de pé direito, fez o terceiro aos 32' de pé esquerdo: Ronaldo responde às críticas com 57.º hat-trick da carreira e dá vitória à Juventus com o Cagliari (1-3).

Ronaldo reforçou liderança dos melhores marcadores da Serie A, chegando aos 23 golos noutros tantos jogos, mais quatro do que Lukaku
i

Ronaldo reforçou liderança dos melhores marcadores da Serie A, chegando aos 23 golos noutros tantos jogos, mais quatro do que Lukaku

Ronaldo reforçou liderança dos melhores marcadores da Serie A, chegando aos 23 golos noutros tantos jogos, mais quatro do que Lukaku

Foi à luz de uma espécie de Teoria do Caos que se percebeu o efeito que Cristiano Ronaldo ainda tem no futebol mundial: as asas bateram em Turim, depois de mais uma eliminação precoce na fase a eliminar da Champions com o FC Porto, os ecos do falhanço europeu que motivaria uma refundação do atual projeto desportivo ecoaram pela imprensa transalpina, os elogios começaram a chegar de todos os lados. E se a continuidade do português na formação bianconeri é colocada em causa, não só pela componente desportiva mas também por uma perspetiva financeira, os candidatos a resgatarem o capitão da Seleção começam a fazer as primeiras aproximações.

“Refundação Juve”, “De rei a enigma”: imprensa italiana fala em divisão interna, possível saída e falta de alternativas para Ronaldo

“Existem alguns jogadores com que joguei que gostava de ter na minha equipa. Gostaria de ter Roy Keane mas não sei se iria conseguir lidar com ele. Joguei com Cristiano Ronaldo e ele tem sido o melhor jogador do mundo ao lado de Lionel Messi nos últimos dez a 15 anos. Sem dúvida de que o queria na minha equipa”, admitiu Ole Gunnar Solskjaer, treinador do Manchester United. Em Espanha, depois de terem sido reveladas conversas ainda exploratórias de Jorge Mendes com o Real Madrid, sabe-se também que o próprio Florentino Pérez terá feito uma sondagem ao avançado em 2019, declinada com um “Agora não” pelo jogador. E de França a hipótese de PSG vai pesando mais na balança pela probabilidade cada vez maior de Messi poder continar no Barcelona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os verdadeiros campeões nunca cedem, o futebol tem memória”: Ronaldo reage à derrota na Champions e é apontado ao Real Madrid

As opiniões, essas, continuam a chegar em sentidos diversos. “Nos dois jogos desta eliminatória com o FC Porto vi uma equipa que não parecia estar 100% focada, faltou aquela ambição necessária para passar e isso custou caro. Depois do jogo foi o Chiesa que foi falar na TV mas esperava o Ronaldo. Era ele que devia ter vindo dar explicações aos adeptos, até sobre a exibição que fez. Se descansou contra Lazio, então porque é que fez um jogo daqueles? Acho que os adeptos mereciam um pedido de desculpas”, apontou Tacchinardi, antigo internacional italiano e jogador da Juve. “Diverte-me ver como as pessoas duvidam do Cristiano Ronaldo, alguém que foi o melhor do mundo em cinco ocasiões, venceu cinco Liga dos Campeões e é o melhor marcador da história da competição. As pessoas têm que perceber que o Ronaldo e o clube são duas coisas diferentes. Ele é o rei da Champions, a Juventus falha há 25 anos”, defendeu Antonio Cassano, também ex-internacional.

Da parte de Ronaldo, a “resposta” a tudo chegou este sábado, através de uma mensagem colocada na sua página oficial do Instagram. “Mais importante do que o número de vezes que caímos na vida, é a rapidez e a força com que recuperamos. Os verdadeiros campeões nunca cedem! O nosso foco já está no Cagliari, na luta da Serie A, na final da Taça de Itália e em tudo o que ainda podemos alcançar nesta época. É verdade que o passado pertence aos museus (e quem melhor para dizê-lo!), mas, felizmente, o futebol tem memória… e eu também! A história não pode ser apagada, é escrita todos os dias com resiliência, espírito de equipa, persistência e muito trabalho árduo. E aqueles que não compreendem isto, nunca alcançarão a glória e o sucesso”, atirou.

Apesar de ter ainda uma Serie A onde procura o décimo título consecutivo sem margem de erro perante a vantagem do Inter e a final da Taça da Itália, o encontro frente ao Cagliari surgia ainda muito à luz do afastamento da Liga dos Campeões e consequentes ecos na imprensa. Andrea Pirlo saiu em defesa de Ronaldo, pedindo que a equipa consiga recuperar o foco para o que falta da época. “O Ronaldo está bem. Está naturalmente desiludido com o que aconteceu, como todos nós. Ele treinou bem e recuperou para poder jogar. Rumores? São naturais depois de uma eliminação, ele é o jogador mais importante do mundo, juntamente com Messi. Sempre nos ajudou e já provou muitas vezes o seu valor. O projeto iniciado há uns anos visava o enriquecimento da equipa com jogadores de um certo pedigree. Este era o projeto inicial e continuará a ser no futuro”, salientou, acrescentando: “Vamos mostrar que somos a Juventus e reagir aos maus momentos mostrando o melhor de nós”.

https://twitter.com/TeamCRonaldo/status/1371167065973866501

Poucos momentos antes da partida, Fabio Paratici, diretor desportivo da Juventus que na terça-feira assumiu que o futuro de Ronaldo seria aquele que o avançado quisesse quase que abrindo a porta a uma possível saída, mudou a ideia perante os rumores do interesse do Real Madrid. “O Cristiano será o futuro da Juventus, absolutamente. Tenho a certeza disso. É um privilégio contar com ele e estamos muito felizes por ter este tipo de campeões no nosso clube”, disse à Sky Sports. A resposta do jogador, essa, foi cabal. E em pouco mais de meia hora já tinha marcado um hat-trick perfeito (cabeça, pé direito, pé esquerdo), reforçando a liderança na tabela dos melhores marcadores da Serie A com 23 golos noutros tantos jogos, mais quatro do que Lukaku. Em paralelo, o capitão da Seleção chegou aos 30 golos pelos bianconeri num total de 33 encontros em 2020/21.

Na primeira oportunidade do encontro, na sequência de um pontapé de canto marcado de forma aberta no lado direito por Cuadrado, Ronaldo, que já antes estava de braço no ar a pedir que o colombiano marcasse de forma mais rápida e para si a bola parada, saltou mais alto na área e inaugurou o marcador (10′). Mais tarde, após uma chance soberana desperdiçada por Morata, o português apareceu sozinho na área lançado em profundidade, deu ainda um toque na direção da baliza sem acertar no alvo, foi carregado por Alessio Cragno e aumentou a vantagem de grande penalidade (25′). E a conta não estava ainda arrumada: pouco depois da meia hora, em mais uma boa saída em transição, o português recebeu de pé direito, rematou de pé esquerdo cruzado e fez o 3-0 (32′). A única má notícia foi mesmo a saída por lesão de Alex Sandro; em tudo o resto, Ronaldo deu a sua resposta.

[Clique nas imagens para ver os golos do Cagliari-Juventus em vídeo]

A entrada que valeu o cartão amarelo logo aos 14 minutos, quando atingiu com a bota o guarda-redes Cragno numa disputa de bola, foi muito discutido ao intervalo a propósito de um possível vermelho que podia ter sido exibido (num lance que foi avaliado pelo VAR, que se entendesse que era motivo para mais teria dado indicação ao árbitro principal do encontro). Entretanto, faziam-se as contas aos números de Ronaldo. Aos 23 golos na Serie A, aos 57 hat-tricks feitos entre clubes e Seleção, aos dois que marcara em Itália no Campeonato sempre contra o Cagliari, ao facto de ter marcado em todos os campos onde jogou desde que chegou a território transalpino.

No segundo tempo, a Juventus baixou a intensidade de jogo, o Cagliari conseguiu criar mais perigo junto da baliza dos bianconeri tendo mesmo reduzido por Giovanni Simeone num remate rasteiro na área (61′) mas Ronaldo ainda voltou a ameaçar mais golos, num remate que saiu a rasar o poste descaído sobre o lado esquerdo e que foi das poucas oportunidades da equipa num segundo tempo de maior controlo e gestão da equipa de Andrea Pirlo mas que voltou a terminar com mais uma boa chance para o português marcar que saiu por cima (90+4′).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora