Cerca de 60% das pessoas estiveram na rua esta segunda-feira, o dia em que foi dado o primeiro passo para o desconfinamento e em que abriram creches, escolas de ensino básico, cabeleireiros, livrarias e algumas vendas ao postigo. Segundo a consultora PSE, neste dia a mobilidade foi, porém, superior à segunda feira em que foi decretado este novo confinamento, mas em que as escolas de todos os ciclos permaneciam abertas.

O Índice de Mobilidade desta consultora tem como indicador base o 100, como o que corresponde a uma altura dita normal, ou seja, antes da pandemia da Covid-19. “Assim, podemos dizer que no dia 15 de março, esta 2.ª feira, tivemos uma mobilidade da população que é apenas 16 pp inferior à mobilidade anterior à pandemia, há mais de um ano atrás”, lê-se no comunicado. Ou seja, a mobilidade esteve assim no índice 84. Por outro lado, os dados da consultora mostram que 40,6% das pessoas ficaram em casa, o que significa que perto de 60% saíram à rua.

Ao analisar todas as segundas-feiras dos últimos dois meses conclui-se mesmo que houve um desconfinamento gradual desde há três semanas, quando a mobilidade passou os 70%. É que se a 25 de janeiro, já com o novo confinamento determinado e as escolas encerradas, a mobilidade reduziu de 78% para 59% numa semana, e manteve-se depois nos cerca de 70% nas cinco semanas seguintes, esta segunda-feira já quase voltou à normalidade, com números semelhantes a 18 de janeiro.

Análise do Índice de Mobilidade desde 18 de janeiro, a segunda-feira em que entrou em vigor o confinamento, ainda sem as escolas fechadas

E os números do confinamento?

Antes da pandemia, cerca de 25% da população mantinha-se sempre, em determinado dia, em casa. E a 18 de janeiro, quando foi decretado o confinamento e as escolas permaneciam abertas, o nível de confinamento foi de 40,9%. Com o fecho integral do ensino, na segunda-feira seguinte (25 de janeiro), o nível de  confinamento passou para 55,6%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Seguiram-se cinco semanas em que as segundas-feiras tiveram entre os 48% e 50% da população em confinamento.  Na segunda-feira 8 de Março já houve uma redução para 45,6%, mas foi esta segunda-feira, 15 de  março que o valor foi mais reduzido, de 40,6%, idêntico à segunda-feira anterior ao fecho das escolas.

Análise do confinamento às segundas-feiras

Quando posso ir ao ginásio? E a um restaurante? E o meu filho pode ir à escola? 31 respostas sobre o desconfinamento