O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse esta quinta-feira estarem a ser feitas “diligências” para criar ‘lobby’ junto das instituições europeias para a “majoração” na atribuição de vacinas contra a Covid-19 para as regiões ultraperiféricas.

Em declarações aos jornalistas, José Manuel Bolieiro reiterou que o executivo açoriano está a sensibilizar a Comissão Europeia para “majorar a atribuição de vacinas” aos países com regiões ultraperiféricas.

Iniciámos um procedimento e, naturalmente, para além das insistências já feitas, também tive a oportunidade de suscitar o apoio dos parlamentares do parlamento europeu, para também aí termos mais, digamos, ‘lobby’, relativamente a essa nossa pretensão”, afirmou.

Bolieiro falava no concelho da Lagoa após uma visita à empresa Algicel, especializada no cultivo de microalgas para a criação de antioxidantes.

O presidente do Governo Regional salientou que essa majoração das vacinas para as regiões ultraperiféricas “não é um pedido egoísta“, assinalando que a região já “deu o exemplo internamente”, referindo-se à imunização da mais pequena ilha do arquipélago, o Corvo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não se trata de um pedido egoísta, é para na verdade assegurar que, por exemplo, a ilhas que não têm hospital possam ser imunizadas através de uma vacinação integral na comunidade. Nós já demos um exemplo antes de solicitar e pedir. Demos um exemplo no plano interno”, declarou.

Toda a população com indicação para ser vacinada da ilha do Corvo, que tem cerca de 400 habitantes, já recebeu as duas doses da vacina contra a Covid-19. Em 12 de março, o presidente do Governo dos Açores pediu à comissária da Saúde uma “intervenção direta” junto da Comissão Europeia na disponibilização de vacinas em número que permitam a imunização dos açorianos.

Questionado pela Lusa se já recebeu resposta à missiva, Bolieiro assumiu que não: “estas coisas não se resolvem de um instante para o outro“, ressalvou. Depois de na semana passada o vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, ter assumido, em declarações à TVI, que o executivo açoriano poderia solicitar vacinas a outros países fora da União Europeia, José Manuel Bolieiro destacou o “compromisso” com as instituições europeias. “As nossas diligências são no quadro da comunidade europeia e, portanto, a primeira instituição a que nos dirigimos foi à Comissão Europeia”, afirmou.

Já esta quinta-feira, o presidente do Governo dos Açores tinha insistido na necessidade de “uma majoração na atribuição das vacinas” contra a Covid-19 aos Estados membros com regiões ultraperiféricas, no plenário do Comité das Regiões. Também  foram anunciadas novas medidas de controlo da pandemia da Covid-19 na ilha de São Miguel, tendo o ensino presencial sido encerrado em toda a ilha.

“A ilha de São Miguel agora e de forma particular com a variante britânica, que é de muito mais fácil propagação, merece a nossa preocupação e máxima atenção”, realçou o social-democrata José Manuel Bolieiro. Os Açores contam com 115 casos ativos de Covid-19, sendo 114 em São Miguel e um na Terceira.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados na região 4.040 casos de Covid-19, recuperaram da doença 3.788 pessoas e 29 faleceram. A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.682.032 mortos no mundo, resultantes de mais de 121,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.743 pessoas dos 816.055 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.