Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, treinadores de FC Porto e Portimonense, foram alvo de multa de 2.040 e 408 euros, respetivamente, na sequência da expulsão no encontro dos dragões no Algarve. Ao mesmo tempo, os dois técnicos enfrentam também um processo disciplinar, que poderá levar a outras sanções, nomeadamente a suspensão do banco, de acordo com o mapa de castigos publicado pelo Conselho de Disciplina da Federação.
“Factos ocorridos após a expulsão de ambos os treinadores principais no jogo nº 203.01.214, e empurrões e ofensas mútuas entre jogadores na entrada e no interior do túnel de acesso aos balneários”, explica o comunicado, a propósito não só da situação dos técnicos mas também de outros processos disciplinares levantados.
O comunicado diz também o que esteve em causa na expulsão tendo por base o relatório do árbitro principal do encontro da 24.ª jornada, Rui Costa, que se centra apenas na troca de palavras que aconteceu após o golo de Sérgio Oliveira quando através da transmissão televisiva foi possível perceber que os ânimos já estavam exaltado antes da marcação do livre. “Toma c…, vai para o c…, vai-te f…”, disse Sérgio Conceição para Paulo Sérgio, numa altura em que saiu da sua zona técnica. “Vai para o c… tu, vai-te f…, queres alguma coisa, é lá fora”, atirou Paulo Sérgio para Sérgio Conceição, também fora da sua zona técnica, como escreve Rui Costa.
[Clique na imagem para ver o momento da expulsão dos treinadores em vídeo]
De recordar que Sérgio Conceição cumpriu 15 dias de suspensão após a expulsão no final do encontro em Paços de Ferreira, ao abrigo do artigo 136.º do Regulamento Disciplinar, sendo apenas multado na sequência do vermelho na segunda parte do encontro com o Sp. Braga na Pedreira, neste caso pelo artigo 140.º.
Em paralelo, e na sequência da confusão que se gerou quando vários elementos tentaram separar os treinadores e seguiram mesmo para o túnel de acesso aos balneários, foram também instaurados processos disciplinares a três jogadores, dois do Portimonense (Maurício e Beto) e um do FC Porto (Marchesín). Todos levaram cartão amarelo após essa confusão ao minuto 70 do encontro realizado este sábado no Algarve.