A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”, feita na semana passada pelo Observador. O objetivo da investigação é o de investigar se algum membro da comissão violou o dever de sigilo a que estão obrigados ao receberem os documentos por parte do Banco de Portugal.

Banco de Portugal podia ter feito mais no BES. As críticas violentas do relatório secreto que nunca saiu da gaveta de Carlos Costa

A decisão foi tomada numa das reuniões da comissão, antes da audição de João Gomes Ferreira, da consultora Deloitte. O presidente da comissão, Fernando Negrão, recordou o número cinco do artigo 12 da Lei 5/93, que rege os trabalhos das comissões de inquérito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Houve um relatório, que estava em segredo, que foi publicado num órgão de comunicação social. Nesse sentido, e cito o diploma que rege os nossos trabalhos, no caso de haver violação do sigilo, a comissão parlamentar deve promover uma investigação sumária e deliberar por maioria qualificada sobre a sua verificação bem como a identidade do respetivo autor. É isto que diz o diploma”, salientou.

Seis anos e cinco negas (pelo menos) ao Parlamento. O relatório sobre o BES que era secreto até no Banco de Portugal

Este artigo 12 é uma parte da Lei que diz respeito aos deputados. O seu número 4 dispõe que “o deputado que violar o dever de sigilo em relação aos trabalhos da comissão de inquérito ou faltar sem justificação a mais de quatro reuniões perde a qualidade de membro da comissão”. O mesmo artigo, no número 6, acrescenta que o presidente da Assembleia da República deverá ser informado do conteúdo da deliberação de abertura da investigação, quando “dela resulte o reconhecimento da existência da respetiva violação e a identidade do seu autor”.

Isto para declarar que o deputado identificado deixa de ser membro da comissão e para dar conta da sua decisão ao Plenário.

Assim sendo, Fernando Negrão perguntou aos deputados se algum deputado se opunha à abertura da investigação. Como nenhum o fez, a investigação foi oficialmente aberta. ”A lei não dá margem para isso [uma recusa], mas eu tinha que a trazer aqui”, disse.

Por outro lado, o presidente da Comissão deu um prazo de três dias aos deputados para que dessem “informações ou sugestões para a realização de diligências no âmbito desta investigação sumária” destinada a perceber se houve violação do sigilo por parte dos membros que a integram.

O braço-de-ferro do Banco de Portugal com Salgado e Angola pela garantia que segurou o BES até ao colapso

O novo semanário Novo também divulgou o conteúdo do relatório três dias depois do Observador, especificando ter tido acesso ao documento completo em finais de março.

O relatório Costa Pinto tem estado fechado no Banco de Portugal – que ao longo de anos se recusou a divulgá-lo publicamente ou a mostrá-lo aos deputados de várias comissões de inquérito. O supervisor tem alegado “segredo profissional” e de supervisão para não o fazer, tendo recorrido, inclusivamente, ao Tribunal da Relação de Évora.

Os deputados da atual CPI às perdas do Novo Banco receberam o documento – com a indicação de que este é secreto – mas anunciaram que iriam pedir ao Supremo Tribunal de Justiça que levantasse esse segredo, para que o documento pudesse ser do conhecimento público.