A grande penalidade de Jovane Cabral no sexto minuto de descontos frente ao Belenenses SAD não teve o sabor de uma grande festa mas serviu pelo menos para resgatar mais um ponto e, sobretudo, evitar aquela que poderia ter sido a primeira derrota do Sporting no Campeonato. Aliás, essa foi a mesmo única nuance nas after hours verde e brancas: ao contrário do que aconteceu até aqui, o golo marcado na compensação valeu apenas um e não dois pontos. No entanto, mantém-se a lógica da equipa com mais golos a partir dos 75 minutos (18), que em sete remates certeiros depois dos 90′ conseguiu assegurar mais nove pontos num total de 70 à 28.ª jornada.
O Coates explica o que ainda não sabem fazer (a crónica do Sporting-Belenenses SAD)
A falta de eficácia ajuda a explicar mais um tropeção leonino na Liga, num encontro onde a equipa comandada por Rúben Amorim bateu o recorde de mais remates até ao intervalo (15) e mais remates no final da partida (27), e os resultados recentes mostram bem a quebra registada nos últimos jogos: o Sporting perdeu tantos pontos nos derradeiros quatro encontros (uma vitória e três empates com Moreirense, Famalicão e Belenenses SAD) do que nas primeiras 20 jornadas do Campeonato (17 vitórias e três empates com FC Porto, Famalicão e Rio Ave). E, com isso, poderão passar a ter só quatro de avanço caso os dragões vençam esta quinta-feira o V. Guimarães.
7.º ⚽golo do Sporting nos descontos nesta edição da Liga???????? 2020/21, o 5.º que valeu pontos:
➡Farense, 1-0, 90+1
➡Benfica, 1-0, 90+2
➡Gil Vicente, 2-1, 90+1
➡Santa Clara, 2-1, 90+3
➡Belenenses SAD, 2-2, 90+6 pic.twitter.com/OqWYmxKgYd— Playmaker (@playmaker_PT) April 21, 2021
Em paralelo, e na antecâmara da deslocação a Braga, onde irá defrontar a primeira equipa que teve na Primeira Liga antes de se mudar para Alvalade em março de 2020, Rúben Amorim conseguiu segurar também no plano pessoal a invencibilidade caseira em jogos do Campeonato, levando 18 vitórias e seis empates em 24 jogos.
Rúben Amorim continua invicto em ????casa como treinador na Liga????????: 24 jogos, 18 vitórias e 6 empates pic.twitter.com/bBDMtsryiC
— Playmaker (@playmaker_PT) April 21, 2021
“Pior Sporting da época? Para mim não. Perdemos mais pontos mas não acho que seja o pior. Olho para tudo e temos sinais bons. O pior Sporting da época continua invencível. O Sporting está a criar muitas ocasiões, são fases e podemos dar a volta. O coração da equipa está lá, cabe ao treinador dar-lhes ferramentas para marcar. Eficácia? Quando dão tudo é mais fácil para mim. Criámos outra vez muitas ocasiões e acreditámos sempre. Foi uma recompensa para a equipa mas tivemos muitas ocasiões. Estamos nesta fase…”, começou por comentar Rúben Amorim numa conferência de imprensa onde só não respondeu a duas perguntas: “Como é o ambiente no balneário no final do jogo não sei, não posso ir à zona técnica porque estou castigado. Em relação a essa questão do recurso da minha suspensão, não vou comentar porque já tinha dito que não falava mais sobre isso…”.
+ ⚽golos nos últimos 15 minutos de jogo da Liga???????? 2020/21:
18 SPORTING⬆????
15 FC Porto
11 Benfica
9 Santa Clara
8 Farense, SC Braga, Gil Vicente pic.twitter.com/qsn5NMHDUd— Playmaker (@playmaker_PT) April 21, 2021
“Agora só pensamos no Sp. Braga. Está provado que vai haver muita gente a perder pontos. Somos uma equipa difícil de bater. Temos de melhorar nos pormenores e na finalização. Em qualquer jogo podemos perder pontos mas podemos ganhar qualquer jogo também. Não fazemos contas. Podemos vencer no Dragão ou perder com o Nacional, e digo Nacional por ser o último. Este jogo escapou-nos por detalhes. No último jogo foi mais dividido, este não. Não tivemos a sorte do jogo, apesar do golo no final. Ainda se vai perder pontos. Estaremos preparados para Braga”, referiu ainda, antes de falar da grande penalidade falhada por João Mário e dos dois golos sofridos: “”Era momento importante, como o TT e Paulinho também tiveram ocasiões. No primeiro golo não controlámos uma jogada do Belenenses e depois no movimento há uma rutura e golo, no segundo golo não há história, acontece. Num dia em que corre tudo mal conseguimos recuperar a desvantagem”.
Sportng acabou com 27 remates: maior registo dos leões num jogo da Liga???????? 2020/21, ultrapassando os 26 remates no jogo frente ao CD Tondela pic.twitter.com/0p5TdfXsip
— Playmaker (@playmaker_PT) April 21, 2021