Está confirmado: Julian Nagelsmann vai ser o próximo treinador do Bayern Munique. Em comunicado, o clube alemão anunciou que o treinador de 33 anos vai deixar o RB Leipzig e juntar-se ao Bayern a partir da próxima época, substituindo Hansi Flick, que deve assumir a seleção da Alemanha após o Euro 2020.

“O FC Bayern nomeou Julian Nagelsmann como o seu novo treinador. Com 33 anos, natural da Bavária, vai mudar-se para Munique desde o RB Leipzig a 1 de julho de 2021, na antecâmara da nova temporada, assinando um contrato de cinco anos com os campeões alemães, até 30 de junho de 2026. Isto acontece depois de o FC Bayern ter aceitado o pedido do atual treinador Hansi Flick de rescindir contrato a 30 de junho de 2021, dois anos antes da data original de término”, pode ler-se no comunicado divulgado durante a manhã desta terça-feira.

“O Julian Nagelsmann representa uma nova geração de treinadores. Apesar de ser jovem, já ter um currículo impressionante. Estamos convencidos de que, com Julian Nagelsmann, podemos continuar os sucessos magníficos dos últimos anos”, disse o presidente o Herbert Hainer, numa nota que também integrava uma mensagem de Oliver Kahn, futuro CEO do Bayern. “O duração do contrato do Julian, de cinco anos, mostra o quão comprometido está com o Bayern. Estou convencido que o futuro desportivo do Bayern vai ser muito bem sucedido com o Julian Nagelsmann”, atirou o antigo guarda-redes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Por detalhar ficam ainda os valores envolvidos na transferência de Nagelsmann. Esta segunda-feira, a kicker garantia que o RB Leipzig exigia cerca de 25 milhões de euros pela saída do treinador, ainda que informações anteriores garantissem que o Bayern teria de pagar 30 milhões pelo técnico. De uma forma ou de outra, é praticamente certo que o alemão se vai tornar o treinador mais caro de sempre, ultrapassando os 15 milhões que o Chelsea pagou ao FC Porto por André Villas-Boas em 2011/12.

Podia estar a vender BMW, continua a fazer história: RB Leipzig de Nagelsmann vence Zenit e sobe à liderança

A confirmação da ida de Julian Nagelsmann para o Bayern na próxima temporada surge assim a três jornadas do final da Bundesliga, numa altura em que o RB Leipzig está no segundo lugar, a sete pontos da equipa de Munique, e disputa ainda a meia-final da Taça da Alemanha na próxima sexta-feira, contra o Werder Bremen. Com esta notícia, torna-se também quase certo que Hansi Flick será mesmo o sucessor de Joachim Löw na seleção alemã, já que o atual selecionador vai deixar o cargo depois da participação no Campeonato da Europa. No comunicado, Flick também deixou uma mensagem de despedida.

“Os últimos dois anos são inesquecíveis. As emoções, as vitórias, os títulos, mas também o trabalho diário em campo, que tem sido muito divertido para mim. Tem sido um tempo espetacular. O sucesso só pode ser alcançado em conjunto! Um treinador não é nada sem a sua equipa e eu fui sortudo o suficiente para ter jogadores fantásticos aqui em Munique, um staff e uma equipa técnica que fizeram um trabalho incrível. Obrigado! Um agradecimento particular também ao presidente Herbert Hainer, assim como a Karl-Heinz Rummenigge, Oliver Kahn, Hasan Salihamidžić e toda a direção, que me deu a oportunidade de treinar esta equipa maravilhosa. Mas uma ponta de tristeza permanece: o facto de não termos podido celebrar os nossos grandes sucessos durante este período com os adeptos. Senti a vossa falta em cada jogo. Desejo o melhor à família do Bayern. Não é um cliché quando digo: foi uma grande honra”, afirmou o técnico de 56 anos.

Hansi Flick segue para a seleção e já há sucessor: Julian Nagelsmann deve mesmo ser o próximo treinador do Bayern

Julian Nagelsmann tem 33 anos e está desde 2019 no RB Leipzig, clube onde tem dado nas vistas não só na Bundesliga como também na Liga dos Campeões, onde na época passada chegou às meias-finais, sendo eliminado pelo PSG. Antes, orientou o Hoffenheim entre 2016 e 2019, cargo que assumiu com apenas 28 anos, tornando-se o treinador mais novo da história da liga alemã. Apelidado de “mini Mourinho”, Nagelsmann era também um dos favoritos do Tottenham para suceder precisamente ao treinador português (em conjunto com Erik ten Hag, do Ajax) e chegou a estar no radar do Benfica no verão passado, quando Jorge Jesus era já a prioridade dos encarnados mas ainda não estava garantido.

“Vou deixar o RB Leipzig com um coração pesado. Tive a oportunidade de treinar uma equipa especial num clube com enormes oportunidades e as melhores condições que existem. Toda a gente, incluindo o staff que trabalha ao lado da equipa, contribuiu para que tenhamos escrito muitas histórias para os livros do clube e para que o continuemos a fazer. Tenho muito orgulho nisso. A nossa chegada às meias-finais da Liga dos Campeões foi definitivamente o ponto alto do tempo que passámos juntos. Foi um momento que nunca vou esquecer. Estamos a realizar também a melhor temporada da história do clube na Bundesliga. Queremos garantir que acabamos com o nosso melhor resultado e que também levantamos um troféu pela primeira vez. Ainda é muito cedo para me despedir e falar sobre memórias porque ainda não acabei nada aqui em Leipzig. A minha missão aqui pode acabar no verão, mas vou dar tudo o que tenho até lá. Crescemos, somos uma equipa muito unida que quer finalmente ganhar um título”, disse o técnico aos meios do RB Leipzig.