Um jovem de 18 anos, identificado pelas autoridades como Fabiano Kipper Mai, invadiu nesta terça-feira uma creche em Saudades, na zona Oeste do estado de Santa Catarina, e matou com recurso a duas facas, pelo menos, três crianças —com idades entre os 6 meses e os dois anos—, uma educadora e uma funcionária, segundo o “Estadão“.

O atacante, que não tem antecedentes criminais, dirigiu-se por volta das 10h da manhã até à creche Pró-Infância Aquarela, onde entrou e começou por atacar a educadora, de 30 anos, que fugiu para uma sala onde se encontravam as crianças e a funcionária. Aí, o rapaz desferiu os golpes que resultaram na morte imediata de duas meninas e da educadora, confirmou o delegado da Polícia Civil. A outra criança e a funcionária, de 20 anos, morreram no hospital. Ainda segundo o delegado Jerônimo Marçal, uma outra criança sofreu ferimentos leves, e não corre risco de vida.

De acordo com o portal G1, após o crime, o suspeito foi contido por vizinhos, que ouviram os gritos, até à chegada da polícia, que o prendeu. A polícia, tal como os meios de socorro, deslocaram-se de imediato para o local, como se pode ver nas seguintes imagens:

O atacante deu ainda golpes contra o próprio corpo e foi levado em estado grave para um hospital na região. Segundo o portal brasileiro, nesta quarta-feira mantém-se em estado grave, enquanto que o bebé sobrevivente já foi sujeito a uma cirurgia e a situação também se mantém grave.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Polícia indicou que o jovem de 18 anos, que foi vítima de bullying, não frequentou a creche onde aconteceu o ataque.

“Qualquer informação agora é muito preliminar. Nós estamos a recolher todas as informações para tentar levantar qual foi a motivação do crime”, afirmou à imprensa o delegado regional da Polícia Civil de Chapecó, Ricardo Casagrande, que acompanha as investigações.

O G1 adiantou que, após as buscas realizadas na casa de Fabiano Kipper Mai, foram encontrados 11 mil reais em dinheiro e as embalagens das armas brancas, compradas recentemente, usadas no crime: mais precisamente um “facão” — parecido com uma espada — e uma outra faca de menor porte. É ainda referido que o rapaz trabalhava numa empresa de produção de roupa e que a polícia procura agora entender os motivos do crime.

Uma professora da escola, que não estava no estabelecimento de ensino no momento do ataque, mas que vive perto, disse que ouviu os pedidos de socorro e chamou a polícia. Segundo relatos, funcionárias da creche esconderam os bebés dentro do fraldário quando ouviram os gritos e viram o agressor a passar pelos corredores.

“Chegamos lá, uma cena de terror. Consegui entrar na escola. Tinha um cara deitado no chão, mas ainda vivo, uma professora morta, uma criança morta também. A sala estava fechada, não deixaram a gente entrar”, detalhou à imprensa a secretária municipal de Educação, Gisela Hermann.

Uma outra professora relatou também, em declarações à estação televisiva “Band”, como conseguiu resgatar uma criança durante a invasão armada à escola.

A governadora em exercício do estado de Santa Catarina, Daniela Reinehr, decretou luto de três dias devido ao ataque. “Decreto luto oficial de três dias no estado após a tragédia em Saudades, onde morreram crianças e professoras de um centro de educação infantil. Manifesto profunda tristeza e presto minha solidariedade. Determinei que o governo dê todo o amparo necessário às famílias”, escreveu a governadora na rede social Twitter.

O velório das vítimas foi coletivo, na noite do dia do ataque, no Parque de Exposições Theobaldo Hermes, onde funciona o ginásio da cidade.

Saudades é um pequeno município do extremo oeste de Santa Catarina, com cerca de 10 mil habitantes.