O avião da TAP que ficou retido em Caracas, na Venezuela, depois de ter sido encontrada droga no seu interior vai regressar esta quinta-feira Lisboa, confirmou fonte oficial da TAP à TVI24. A autorização para o regresso do avião foi dada depois de a Guarda Nacional Bolivariana, da Venezuela ter terminado as inspeções ao aparelho.

Na quarta-feira, um voo de carga da TAP com origem em Caracas (Venezuela) e destino Lisboa ficou retido no aeroporto de partida, conforme confirmou fonte oficial da TAP numa nota de imprensa a que o Observador teve acesso. Em causa a possibilidade de haver droga no porão de carga, conforme tinha avançado a RTP. As autoridades venezuelanas procuram agora um sargento da Guarda Nacional Bolivariana (polícia militar) alegadamente envolvido na frustrada tentativa de tráfico de droga.

“A TAP confirma que o voo exclusivamente cargueiro Caracas – Lisboa de 5 de maio foi cancelado, estando as autoridades locais a conduzir as investigações relativas a produtos de eventual natureza estupefaciente, que terão sido encontrados no porão de carga, numa ação de controlo de segurança obrigatória da aviação civil da responsabilidade da Guarda Nacional Bolivariana”, lê-se na nota.

Foi detetado quantidade indeterminada de substâncias estupefacientes na fuselagem da aeronave, noticiou a Lusa. Na inspeção ao avião A330neo, no âmbito dos preparativos da viagem de transporte de carga que a TAP realiza semanalmente entre Maiquetía (norte de Caracas) e Lisboa, participaram cães da divisão 43 da Guarda Nacional Bolívariana (polícia militar).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os três tripulantes do voo encontram-se no hotel e a “TAP está a prestar toda a colaboração e informações às autoridades locais”, acrescentou a nota da empresa.

O sargento alegadamente responsável pelo tráfico, cuja identidade não foi revelada, terá fugido no momento em que as autoridades venezuelanas decidiram inspecionar a aeronave, segundo a Guarda Nacional Bolivariana (GNB).

Segundo as autoridades locais, oficiais da Unidade Regional de Inteligência (serviços de informação) Antidrogas do Estado de Vargas (norte de Caracas), confiscaram hoje “oito bolsos contendo 124 barras de alegada cocaína” que foi encontrada na área de equipagem de um avião da TAP.

O peso das 124 barras está ainda por determinar.

Texto atualizado a 06/05 com a informação de que o avião vai regressar a Lisboa na quinta-feira