A Dogecoin, uma criptomoeda que foi criada por piada e que este ano chegou a valorizar-se em mais de 13.000%, perdeu quase 30% do seu valor esta madrugada, depois de o seu entusiasta mais famoso – Elon Musk – brincar dizendo que a moeda é “um esquema” (hustle), durante um sketch do programa humorístico Saturday Night Live do qual o empresário foi anfitrião.

Este foi um dos momentos humorísticos e caricatos da passagem de Musk pelo Saturday Night Live (SNL), mas esta teve também contornos mais sérios: o empreendedor de tecnologia, magnata e presidente da SpaceX revelou que tem síndrome de Asperger, uma perturbação do desenvolvimento do espetro do autismo que lhe foi diagnosticada.

“Estou na verdade a fazer história esta noite, por ser a primeira pessoa com [o síndrome de] Asperger a apresentar o SNL”, referiu Elon Musk no monólogo de abertura, momento em que foi acompanhado na parte final pela sua mãe. Esta terá sido a primeira vez, segundo a imprensa internacional, que Elon Musk tornou pública a condição que lhe foi diagnosticada. Pode ver o vídeo de seguida:

O caso da criptomoeda que afundou

Num sketch em que Elon Musk aparecia como um pretenso especialista em mercados financeiros, num jornal televisivo, a personagem encarnada pelo dono da Tesla e da SpaceX aparecia a dizer que a Dogecoin estaria no centro de “uma revolução do sistema financeiro mundial”. Porém, perante a insistência da personagem do jornalista, sobre o que é que aquela criptomoeda era, realmente, a personagem de Elon Musk acabava por reconhecer: “é um esquema“, ou seja, uma criação que apenas tem como objetivo extrair a maior quantidade de dólares possível a quem se envolve na criptomoeda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes do fim do sketch, a personagem de Elon Musk ainda gritou a típica expressão “Até à Lua!“, habitualmente utilizada pelos internautas envolvidos neste tipo de investimentos. Mas a piada estava feita e o dano também.

Chovem críticas à escolha de Elon Musk para apresentar o Saturday Night Live — e algumas vêm do próprio elenco

O valor da Dogecoin foi impulsionado até mais de 70 cêntimos de dólar ao longo das últimas semanas, sobretudo desde que se soube que Elon Musk iria ser anfitrião do Saturday Night Live neste sábado, 8 de maio. A piada do “hustle” acabou por ser o pretexto que muitos investidores nesta criptomoeda usaram para inverter o sentido da negociação – há momentos, o valor da Dogecoin já tinha caído para cerca de 45 cêntimos de dólar norte-americano.

Sublinhe-se, porém, que cada uma destas moedas valia menos de 10 cêntimos de dólar no início de 2021.

Atualizado às 19h19 com a revelação de Elon Musk no SNL sobre ter-lhe sido diagnosticado síndrome de Asperger