Começou como uma possibilidade remota, tornou-se uma hipótese secundária, ganha cada vez mais força como decisão final: o Porto está mais próximo de receber a final da Liga dos Campeões de 2020/21 entre Manchester City e Chelsea, a 29 de maio, caso a mesma seja retirada a Istambul, na Turquia, pelos responsáveis da UEFA. De acordo com a imprensa turca, como avança a Reuters, a decisão já foi tomada, apesar de a Federação Turca de Futebol e as outras entidades envolvidas ainda não a terem confirmado.

New York Times coloca cidade do Porto como possibilidade para receber final da Champions

Segundo o The Times, que avançou esta manhã esta possibilidade, o confinamento decretado pelo governo turco na capital é mais um ponto em discussão que pode motivar uma nova alteração do palco do encontro decisivo da principal competição europeia de clubes, algo que já tinha sido colocado em causa depois de o Reino Unido ter colocado a Turquia na “lista negra” de países que obrigavam a quarentena no regresso – algo que deixou de acontecer com Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em paralelo, a primeira hipótese de haver uma final da Liga dos Campeões em Wembley, que poderia receber público como aconteceu recentemente no jogo decisivo da Taça da Liga inglesa, perdeu força depois de uma reunião entre a UEFA e o governo do Reino Unido. E é aqui que entra Portugal, que já no fim de semana tinha sido apontado como possibilidade pelo The New York Times, que contava que, assim que se soube que a Turquia poderia deixar de ser opção, manifestou através da Federação a capacidade para receber o encontro.

Oficial: Lisboa recebe Final Eight da Champions em agosto, Porto e Guimarães podem receber jogos dos oitavos

O The Times acrescentou ainda uma outra novidade: apesar de ter sido apresentada a cidade do Porto e o Estádio do Dragão como hipótese, Lisboa, e o Estádio da Luz, voltaram a surgir como possibilidade em aberto. Num ou noutro cenário, está prevista a presença de adeptos nas bancadas, num total de 6.000 de cada clube.

Rui Moreira ameaça processar UEFA por trocar o Porto por Budapeste para realizar Supertação europeia

De recordar que, no ano passado, o Porto tinha ficado sem a Supertaça Europeia, que se disputou entre Bayern e Sevilha na cidade húngara de Budapeste. Nessa altura, Rui Moreira, presidente da autarquia, admitiu levar o caso para os tribunais face à inexistência de explicações por parte da UEFA, pedindo uma reparação dos “prejuízos” causados à Câmara Municipal do Porto com essa alteração anunciada a meio de junho.

*Notícia atualizada às 21h40 com informação da confirmação da imprensa local turca.