Apesar de há meses andar afastado da liderança do ranking das vendas de veículos eléctricos, o Nissan Leaf voltou aos seus tempos áureos em Abril. Apoiando-se simultaneamente nas versões com menor e maior capacidade de bateria, respectivamente 40 e 62 kWh, o Leaf comercializou um total 187 unidades, 90 com a bateria mais pequena (e barata) e 97 com o acumulador maior, o que é um excelente indicador neste regresso ao domínio do mercado do eléctrico japonês.
O resultado do Leaf teve ainda maior destaque ao coincidir com mais um mês em que a Tesla não enviou veículos para o mercado português. A produção de Model S e X está suspensa, enquanto não surgem as novas versões com mais potência e mais autonomia e, à semelhança do que já tinha acontecido em Janeiro, não chegaram Model 3 vindos dos EUA (LR ou Performance) ou da China (SR+). O construtor norte-americano, que liderava o mercado nacional até Março, foi assim ultrapassado pelo seu rival nipónico.
A 2ª posição no ranking das vendas nacional foi alcançada por uma estreia, o Mercedes EQA 250, que colocou no mercado 69 unidades, surgindo à frente do Hyundai Kauai EV (58), Renault Zoe (56) e os dois novos VW eléctricos, o ID.3 com 56 modelos vendidos, com o ID.4 a segui-lo de perto com 51. A seguir aos eléctricos alemães surgem os representantes da Stellantis a bateria, com o Citroën e-C4 (47 unidades) a ser o 7º mais vendido e a liderar o batalhão, à frente do Peugeot e-208 (43), Opel Mokka-e (30), Peugeot e-2008 (27), Fiat 500e (26) e Opel Corsa-e, que garantiu a 13ª posição com 22 unidades. Entre os eléctricos da Stellantis, aparece na 9ª posição do ranking o Smart Fortwo EQ, com 37 veículos transaccionados. Consulte abaixo a tabela das vendas em Abril, que registou a venda de 924 unidades, depois das 237 alcançadas no mesmo período de 2020, um crescimento de 289,9%:
Marca e modelo | Vendas em Abril | |
1º | Nissan Leaf | 187 |
2º | Mercedes EQA 250 | 69 |
3º | Hyundai Kauai EV | 58 |
4º | Renault Zoe | 56 |
5º | Volkswagen ID.3 | 56 |
6º | Volkswagen ID.4 | 51 |
7º | Citroën ë-C4 | 47 |
8º | Peugeot e-208 | 43 |
9º | Smart Fortwo EQ | 37 |
10º | Opel Mokka-e | 30 |
11º | Peugeot e-2008 | 27 |
12º | Fiat 500e | 26 |
13º | Opel Corsa-e | 22 |
14º | Kia e-Niro | 22 |
15º | Jaguar I-Pace 400 | 21 |
16º | Mini Cooper SE | 20 |
17º | Audi e-tron 55 | 19 |
18º | Renault Twingo ZE | 19 |
19º | Mercedes EQC 400 | 19 |
20º | Porsche Taycan | 19 |
21º | Audi e-tron Sportback 55 | 14 |
22º | Mazda MX-30 | 12 |
23º | Tesla Model 3 | 0 |
Se considerarmos as vendas no mercado português no acumulado de 2021, a liderança de Janeiro a Abril cabe igualmente ao Nissan Leaf que, com 187 veículos comercializados em Abril, atingiu um total de 322 nos primeiros quatro meses do ano. O eléctrico nipónico ultrapassou assim o Tesla Model 3, que manteve os 314 veículos vendidos que já tinha alcançado em Março, um total que obteve em apenas dois meses de vendas (em Janeiro entregou apenas 15 modelos que quiseram esperar por uma matrícula do novo ano).
Os três restantes lugares do top 5 no quadrimestre pertencem ao Peugeot e-2008 (176), Renault Zoe (176) e Peugeot e-208 (142), tendo deixado para trás o VW ID.3 (117) e o Hyundai Kauai EV (114). A 8ª posição do ranking é reclamada pelo Fiat 500e (97), que continua a liderar o segmento A, batendo o Smart Fortwo EQ (93), com o Citroën e-C4 a encerrar o top 10. Duas das mais recentes novidades do mercado, o VW ID.4 (83) e o Mercedes EQA 250 (73) surgem a seguir na tabela, à frente do Mini Cooper SE (62), Opel Corsa-e (57), Porsche Taycan (57), Kia e-Niro (55), Jaguar I-Pace 400 (55) e Audi e-tron 55, com 51 unidades.
Marca e modelo | Vendas Janeiro a Abril | |
1º | Nissan Leaf | 322 |
2º | Tesla Model 3 | 314 |
3º | Peugeot e-2008 | 176 |
4º | Renault Zoe | 145 |
5º | Peugeot e-208 | 142 |
6º | Volkswagen ID.3 | 117 |
7º | Hyundai Kauai EV | 114 |
8º | Fiat 500e | 97 |
9º | Smart Fortwo EQ | 93 |
10º | Citroën ë-C4 | 91 |
11º | Volkswagen ID.4 | 83 |
12º | Mercedes EQA 250 | 73 |
13º | Mini Cooper SE | 62 |
14º | Opel Corsa-e | 57 |
15º | Porsche Taycan | 57 |
16º | Kia e-Niro | 55 |
17º | Jaguar I-Pace 400 | 55 |
18º | Audi e-tron 55 | 51 |
19º | Mercedes EQC 400 | 49 |
20º | Audi e-tron Sportback 55 | 48 |
21º | Renault Twingo ZE | 43 |
22º | Opel Mokka-e | 30 |
23º | Mazda MX-30 | 19 |