A construção do Hospital Central da Madeira (HCM) arranca na próxima segunda-feira, com as obras de escavação e contenção, anunciou esta sexta-feira o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

“Segunda-feira é um grande dia para a Madeira. Estou muito satisfeito por esta obra ser lançada, é uma obra importantíssima para as novas gerações e para o futuro da região, ter uma infraestrutura hospitalar de vanguarda, das melhores da Europa ao serviço da nossa população”, disse Miguel Albuquerque, à margem de uma visita a uma empresa tecnológica, no Funchal.

Entretanto, a Presidência do Governo Regional já emitiu uma nota de imprensa anunciando que o vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, e o secretário regional de Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, vão assinalar na segunda-feira, em Santa Rita, “o arranque oficial das obras do Hospital Central da Madeira”.

A nota de imprensa recorda que, em 24 de setembro de 2020, o Governo Regional da Madeira lançou o concurso da empreitada “Hospital Central da Madeira — 1.ª Fase – Escavação e contenções periféricas“. “O júri do procedimento concluiu a análise das propostas e, tendo por base o critério de adjudicação previamente definido, o da melhor relação qualidade-preço, esta fase foi adjudicada à Afavias — Engenharia e Construções, S.A, pelo valor de 18.860.000 euros”, é referido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Após o visto do Tribunal de Contas, a obra avança agora.

O HCM resulta de um cofinanciamento dos Governos Regional e da República, ao abrigo dos projetos de interesse comum, que excede os 340 milhões de euros, ficando localizado em Santa Rita, na freguesia de São Martinho, no Funchal, e ocupando uma área de 172.000 metros quadrados.

Esta unidade hospitalar disporá de 607 camas (79 das quais para cuidados intensivos e 503 para internamento geral), parque de estacionamento para mais de 1.160 automóveis e um heliporto. Além dos vários serviços inerentes a uma unidade hospitalar, o HCM disporá de um hospital de dia oncológico pediátrico.