Corrigida a indicação dos teatros onde foi exibida a peça Madame.

A atriz brasileira Eva Wilma morreu este sábado em São Paulo com 87 anos. Figura grande do teatro e da televisão brasileira, Eva Wilma participou em telenovelas como o Rei do Gado, a Indomada e Pedra sobre Pedra.

A atriz  foi internada no dia 15 de abril  na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, para tratar de problemas cardíacos e renais. No dia 8 de mês, foi-lhe diagnosticado um cancro do ovário.

Foi pelo papel que desempenhou na Indomada, novela exibida em 1997, que ganhou vários prémios pela personagem Altiva, a vilã da história. Em Portugal, a atriz era sobretudo conhecida pelos papéis que representou em várias novelas da Globo ao longo dos anos de 1980 e 1990, como Sassaricando e Vidas Cruzadas.

A popularidade das novelas brasileiras terá ajudado a trazer Wilma a Portugal para contracenar com Eunice Muñoz na peça Madame de Maria Velho da Costa que esteve em exibição em 2000 no Teatro Tivoli em Lisboa e no Teatro S. João no Porto, tendo ainda sido apresentada em várias cidades brasileiras. Numa encenação de Ricardo Pais, Eva representava Capitu, personagem do romance Dom Casmurro de Machado de Assis, e Eunice era Maria Eduarda dos Maias de Eça de Queiroz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eva Wilma era considerada uma das maiores estrelas do teatro e televisão brasileiros dos anos de 1970 e 1980. Participou em novelas como Mulheres da Areia (a primeira versão) e o Meu Pé de Laranja Lima, ainda nos anos de 1970. A sua última participação num programa de televisão foi em 2017 num programa da autoria do filho. A carreira da atriz passou ainda pelo cinema e pela dança.

Em 1969, a atriz brasileira chegou a fazer uma audição com o realizador Alfred Hitchcock para o filme Topázio. Eva Wilma contou chegou a discutir em português com o cineasta britânico. Não ganhou o papel de uma personagem cubana — daí o casting com atrizes latinas — mas ficou com o consolo de Topázio não ter sido um filme maior da carreira de Hitchcock.