Ceuta parece ter voltado à normalidade esta quinta-feira, após Marrocos ter retomado o controlo fronteiriço. Alguns migrantes ainda continuam a tentar entrar no enclave espanhol, mas a polícia marroquina tem conseguido manter a ordem junto à fronteira, de acordo com as últimas informações vindas do local.

Diplomaticamente, no entanto, a situação ganhou um novo destaque com a ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, a garantir que não vai “aceitar chantagens” e que a “integridade de Espanha não é negociável” – surgiu, também, o primeiro comentário público feito pela administração norte-americana.

Espanha adverte Marrocos que não vai “aceitar chantagens”

A ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, disse, em entrevista à rádio público espanhola (RNE), que vai “usar todos os meios necessários para garantir a integridade territorial e vigiar as fronteiras”. O que aconteceu esta semana é “muito sério”: “É uma agressão às fronteiras espanholas e da União Europeia”, reiterou a governante, acrescentando que “isso em direito internacional não é permitido”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Margarita Robles espera, também, que Marrocos tenha “tirado conclusões” e destacou o aspeto humanitário, acusando Marrocos de “utilizar menores para atingir os seus fins, ignorando qualquer regra do direito internacional”.

Sobre as relações diplomáticas entre os dois países, Margarita Robles diz que Marrocos continua a ser um país “vizinho e amigo”, mas que tem de “reconsiderar o que fez”. Relativamente ao episódio que terá motivado este conflito – Espanha ter recebido o líder da Frente Polisário, Brahim Ghali, para lhe prestar cuidados médicos –, a ministra reforçou que foi por “motivos humanitárias” e que tal “está previsto no direito internacional”.

EUA esperam trabalho conjunto entre Marrocos e Espanha

Jalina Porter, porta-voz do Departamento do Estado dos EUA, não tomou partidos, mas disse esperar que “Espanha e Marrocos trabalhem juntos para uma resolução” da crise migratória. “De uma maneira geral, os Estados Unidos continuam a promover formas humanas, ordeiras e justas de migração através de um exercício diplomático multilateral”, acrescenta.

Estas declarações à imprensa surgem após Antony Blinken, Secretário de Estado, ter conversado ao telefone com o ministro dos Negócios Estrangeiros marroquino, Nasser Bourita. Na conversa, abordaram o conflito israelo-palestiniano e os EUA destacaram o “papel-chave” que Rabat tem na região para manter a estabilidade no Médio Oriente e no Norte de África.