Foi uma contratação muito falada ainda antes de acontecer mas nem por isso levou a qualquer mudança no que estava a ser pensado: Rui Vitória, treinador português que depois de sair do Benfica passou pelo Al Nassr da Arábia Saudita, vai ser o novo treinador do Spartak Moscovo em ano de centenário do clube.
???????????? It's official, Rui Vitoria is the new Spartak manager.
The two-time Portuguese champion joins us to take charge of our centenary season.
Bem-vindo Sr. Vitória! pic.twitter.com/EtLQqmracP
— FC Spartak Moscow (@fcsm_eng) May 24, 2021
O técnico português de 51 anos estava sem clube desde dezembro, altura em que deixou o Al Nassr e aquela que foi a sua primeira experiência no estrangeiro depois de quase 20 anos em Portugal, numa carreira que começou pelo Vilafranquense e que foi subindo entre Fátima, P. Ferreira, V. Guimarães e Benfica. “Pronto para este novo desafio! É uma honra representar um clube com a grandeza do Spatak Moscovo, sobretudo em ano de centenário. Juntos e com ambição vamos conseguir”, escreveu Rui Vitória na sua página oficial no Instagram.
????♟
ft. @lachesisq pic.twitter.com/MiR6BN1Z5y
— FC Spartak Moscow (@fcsm_eng) May 24, 2021
Ainda antes do anúncio oficial, Zarema Salikhova, mulher do dono do clube, tinha pedido a demissão do cargo diretivo que tinha por não concordar com a opção. “Para o Spartak, em ano de centenário, escolheria um treinador com ambições, que procurasse através deste clube entrar na elite do futebol mundial em vez de ver o Spartak como ir em busca de dinheiro da Arábia Saudita. Afastou-se do futebol europeu em 2017, preferindo condições económicas confortáveis e falta de competição. Para mim, pessoalmente, os campeonatos árabes são como um cemitério. Os jogadores e treinadores vão para lá apenas por dinheiro”, disse ao Sport Express.
???????? 2 league titles, 4 cup wins in Portugal
???????? Decorated spell in Saudi Arabia
???? Developed the likes of Renato Sanches, Ederson, Ruben Dias and Victor LindelofAll you need to know about our new manager, in one article ⬇️
— FC Spartak Moscow (@fcsm_eng) May 24, 2021
Depois das passagens por Vilafranquense, Fátima e P. Ferreira, Rui Vitória ganhou uma Taça de Portugal pelo V. Guimarães e chegou em 2015 ao Benfica, tendo estado cerca de três anos e meio na Luz com seis títulos: dois Campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e duas Supertaças. Uma semana após sair das águias, o treinador assinou pelo Al Nassr, tendo ganho um Campeonato e uma Supertaça em dois anos na Arábia Saudita.
Rui Vitória. Do “pé de chumbo” à força mental, quem é o treinador que sai do Benfica sem o penta
Existe um outro ponto curioso na chegada de Rui Vitória do Spartak Moscovo: após ter terminado a Liga russa no segundo lugar, apenas atrás do campeão Zenit, o conjunto de Leste, que não é cabeça de série, surge como um dos possíveis adversários do Benfica na terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Champions.