“Se tu não és mongoloide, deves ter autismo. Não quero saber de bandeiras, preconceito ou racismo.” É assim que começa o tema “Lendas”, do rapper Tekilla. E é essa mesma frase inicial que gerou polémica nas redes sociais e que já levou o músico Carlão a pedir desculpas públicas. O antigo vocalista dos Da Weasel aparece no vídeoclipe do tema, assim com Sam the Kid ou Xeg, embora não tenha tido qualquer participação na música ou na letra. O tema conta com a colaboração de Papillon.
“Apareço num vídeo de alguém que conheço e respeito há muitos anos. Fui para a sua gravação sem sequer ouvir a música, algo irrefletidamente, é certo, mas com a melhor das intenções”, escreve Carlão na sua página oficial de Facebook.
“Não imaginando que viesse a magoar alguém, a verdade é que o fiz e, mesmo não sendo a música e letra da minha autoria, peço as mais sinceras desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos e incomodados pelas palavras ali ditas, nomeadamente aos amigos que tenho com filhos e/ou familiares afetados com o Síndroma de Down, autismo, ou qualquer doença física ou mental”, acrescenta o músico que pede para não ser julgado por um momento que não o define.
“Quem me conhece sabe que não me revejo naquilo que ali foi expresso. Quem não conhece, peço que não me julgue com base num episódio que não me define como pessoa”, conclui Carlão.
Foi há uma semana, na passada sexta-feira, 21 de maio, que o vídeoclipe foi lançado, com produção de Fred Ferreira e Pedro da Linha. Já conta com mais de 37 mil visualizações.