A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que o outono pode trazer uma nova vaga de Covid-19 à Europa, com aumento de novos casos, da pressão sobre os hospitais e de óbitos provocados pela doença. Um dos culpados é a variante indiana: a OMS afirmou que há evidências, embora precoces, de que esta estirpe consegue escapar à imunidade provocada pela vacina, sobretudo após apenas a primeira dose.

Hans Kluge, diretor regional da OMS na Europa, diz que o receio vem do facto de, também no ano passado, os novos casos terem diminuído para voltarem a aumentar em outubro.

“Já estivemos aqui antes. No verão passado, os casos aumentaram gradualmente em grupos de idades mais jovens, depois mudaram para grupos de idade mais avançada, levando a uma devastadora perda de vidas no outono e inverno de 2020. Não vamos cometer esse erro novamente”, apelou.

Nem mesma a existência de vacinas contra a Covid-19 é suficiente para relaxar as medidas, insiste Katy Smallwood, responsável por situações de emergência da organização. A variante Delta (identificada originalmente na Índia) pode trazer novas complicações aos países europeus por ser mais transmissível.

“Vimos evidências muito significativas de transmissibilidade significativamente maior, vimos a base inicial para o aumento do risco de hospitalização e vimos algumas evidências de escape imunológico, especialmente após apenas uma dose da vacina. A nossa avaliação é que isso representa um risco significativo em termos de transmissão na comunidade”, avisou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR