Ismael Teixeira chegou às páginas dos jornais por ser o padre atleta, que faz triatlo e ultramaratonas, e foi agora afastado da paróquia de São Mamede, em Lisboa, onde era pároco, depois de uma queixa de assédio. Um “boato”, diz o padre que afirma que está em “descanso sabático” para se preparar para uma cirurgia. O Patriarcado de Lisboa confirmou o afastamento ao Observador, mas não adianta o motivo.

A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã e cita o sacerdote que se refere à queixa como um “boato”. Já a TVI falou com uma vítima que denuncia “abusos sexuais” e ameaças do padre, revelando mesmo ter sido contratada para a paróquia já com esse fim. A mulher que falou sob anonimato à estação de televisão diz que foi vítima de “assédio” por parte do sacerdote que descreve como “agressivo e violento”.

“Desde que sou padre que há boatos sobre mim, ora que sou homossexual, ora que tenho vários casos. Tornou-se habitual ouvir estas coisas, mas o que posso adiantar é que me retirei porque tenho de descansar para a operação que vou fazer. Vou retirar os ferros que tenho num pé e que me estão a causar várias infeções”.

Publicação no facebook do sacerdote sobre uma atividade em São Mamede em dezembro.

A este esclarecimento que faz ao jornal, o padre diz estar em “descanso sabático”, admitindo que vai “aproveitar este tempo de pausa para pensar sobre a vida e até sobre a vocação”. O Observador tentou contactar Ismael Teixeira mas sem sucesso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já a vítima entrevistada pela TVI quando é questionado sobre se Ismael Teixeira se trata de um predador sexual, a resposta é: “Não tenho dúvidas nenhumas. Nenhumas”.

O Patriarcado de Lisboa, responsável pela paróquia de São Mamede (uma das 285 que gere em Lisboa), confirma ao Observador que houve um afastamento, mas o motivo não é adiantado. Esclarece ainda que se trata de um sacerdote não diocesano, mas pertencente a uma congregação pelo que a responsabilidade sobre o exercício da sua função cabe à Ordem do Carmo, a que Ismael Teixeira pertence. O superior não é o Bispo de Lisboa, cabendo ao Patriarcado apenas a decisão sobre a função de pároco que o padre em questão exercia na diocese.

Ismael Teixeira, 46 anos e natural de Canaveses, era pároco de São Mamede desde setembro de 2017. Licenciado em teologia pela Universidade Católica de Braga, foi ordenado em 2001 e criou a imagem de marca “ironpriest” depois de ter concluído a prova “Ironman Triathlon” que inclui 3,8 km de natação em mar aberto, 180 km de bicicleta e 42 quilómetros de corrida. É descrito pelos paroquianos, nas redes sociais, como um sacerdote que dinamizou a paróquia, com recurso às redes sociais.