A Audi arrancou com as entregas a clientes do novo Q4 e-tron, o seu primeiro modelo a bateria que tem como base um chassi concebido propositadamente para este tipo de tecnologia. O novo SUV está disponível com quatro níveis de potência, duas capacidades de bateria, versões com apenas tracção atrás ou integral e preços que vão dos 44 mil aos 59 mil euros. A versão Sportback do Q4 e-tron, mais desportiva por ter o pilar traseiro mais inclinado, chegará apenas depois do Verão.
O Q4 e-tron é o primeiro SUV eléctrico da Audi concebido sobre uma plataforma específica para veículos a bateria, precisamente a MEB, que é utilizada praticamente por todas as marcas do Grupo Volkswagen. As vantagens são inúmeras, pois esta solução assegura maior eficiência e menores custos, uma vez diluídos os investimentos necessários à sua concepção e à criação de fábricas adaptadas a carros eléctricos.
O SUV sobre a MEB com mais personalidade
O grupo alemão já tem no VW ID.4 e no Skoda Enyaq dois exemplos do que pode ser um SUV concebido sobre a plataforma MEB, mas o Q4 e-tron eleva ainda mais a fasquia, especialmente em termos de design. O novo modelo é volumoso e musculado, um arranjo estético que tanto agrada aos fãs desta classe de veículos.
O comprimento fica-se pelos 4,588 m, o que o coloca a 31 cm do maior SUV da marca a bateria, o Audi e-tron. É também um pouco mais estreito, mas não perde muito em espaço interior para as pernas, em virtude de possuir uma frente mais curta devido à ausência dos mais generosos motores de combustão e caixas de velocidades.
Além de serem mais baratos de produzir e mais facilmente adaptáveis a vários tipos de modelos, os veículos com base em plataformas específicas conseguem ser mais leves. Um bom exemplo são os 2445 kg reinvidicados pelo e-tron com a bateria mais pequena, com 71 kWh de capacidade e 339 km de autonomia, valores que não estão à altura do novo Q4 e-tron, que percorre 341 km entre recargas, apesar de anunciar uma capacidade de somente 55 kWh de bateria. O peso de apenas 1890 kg explica, em parte, este aparente “milagre”.
Duas baterias e quatro níveis de potência
O novo Q4 e-tron está disponível com duas baterias de diferentes capacidades, sendo a menor específica do Q4 e-tron 35, o mais acessível da gama. Este acumulador anuncia uma capacidade total de 55 kWh (52 kWh úteis). A bateria mais generosa promete um total de 82 kWh, 77 kWh úteis, um incremento de 48% que não deixará de fazer diferença nos intervalos de visita ao ponto de carregamento.
As baterias aceitam carga com potências distintas, com as versões mais acessíveis a recarregar a 100 kW em corrente contínua (DC) e a 7,2 kW em alterna (AC), esta última através de uma wall box, por exemplo. As versões quattro, as mais caras e com bateria de 82 kWh, recarregam a 125 kW em DC e a 11 kW em AC.
Em termos de potência, o novo SUV eléctrico tem versões com um motor instalado atrás, ou dois motores, um por eixo, para as versões com transmissão integral (denominadas quattro). Só com tracção traseira, o Q4 e-tron propõe um mesmo motor, que debita 170 cv na versão Q4 e-tron 35 e 204 cv no Q4 e-tron 40, o primeiro com bateria de 55 kWh e o segundo com 82 kWh.
As versões quattro são igualmente duas, sempre com acumulador de 82 kWh. O Q4 e-tron 50 quattro extrai 299 cv dos seus dois motores, um com 204 cv atrás e outro com 109 cv à frente, para a versão Q4 e-tron 45 quattro estar limitada a 265 cv, apesar de utilizar as mesmas unidades motrizes.
Interior mais cuidado e mais equipamento a pedido
Por dentro, o Q4 e-tron surpreende pelo maior requinte quando comparado com os seus “irmãos” da VW e da Skoda, especialmente o primeiro. Os materiais parecem melhores e o estilo mais envolvente e agradável, à vista e ao tacto, em linha com o que a Audi nos habituou.
O painel de instrumentos virtual digital recorda o de outros modelos da marca, sendo funcional e permitindo colocar à frente dos olhos do condutor as informações de que necessita, até o mapa de navegação. O ecrã central é maior e com botões de acesso directo para ser mais imediato, com o head-up display de grandes dimensões projectado no pára-brisas (ver aqui o equipamento de série do modelo). Mas este dispositivo, à semelhança de muitos outros, é proposto como opcional, implicando um custo extra. O mesmo acontece com a bomba de calor, dispositivo que amplia a autonomia dos veículos eléctricos, mas que tem de ser paga à parte em qualquer uma das versões. Veja aqui o equipamento opcional do Q4 e-tron.
Além do habitáculo generoso, mais em comprimento do que em largura, o Q4 e-tron disponibiliza uma bagageira com 520 litros, com o banco traseiro no sítio e o tapa-bagagens em posição. Este é um valor interessante para um SUV desta bitola, que ainda pode ser incrementado com o rebatimento dos assentos posteriores.
De 44 mil a 59 mil euros
O novo SUV da Audi já está disponível entre nós, com a versão mais acessível a ser proposta por 44.852€. Trata-se do Q4 e-tron 35, com bateria de 55 kWh, que anuncia 160 km/h, 0-100 km/h em 9 segundos e uma autonomia de 341 km. Mais potente e com uma bateria maior (82 kWh), o Q4 e-tron 40 é comercializado por 51.784€. Mantém a velocidade máxima, mas é ligeiramente mais rápido na aceleração (8,5 segundos), para depois percorrer 520 km entre recargas, sendo esta versão a que possui a maior autonomia, em parte por montar apenas um motor atrás e ser 4×2.
As versões 4×4 são igualmente duas, com o Q4 e-tron 45 quattro a estar à venda por 55.285€, com a versão mais onerosa a ser o Q4 e-tron 50 quattro, que reivindica 180 km/h e 6,2 segundos para chegar aos 100 km/h, anunciando uma autonomia de 488 km – menos 32 km do que o Q4 e-tron com o mesmo acumulador e apenas tracção traseira.
O Q4 e-tron Sportback estará disponível após o Verão, com um preço superior às versões normais em cerca de 2100€. Veja aqui os preços de todas as versões.