A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, impôs esta quarta-feira um conjunto de restrições para os tradicionais festejos de São Pedro na via pública, entre os dias de 28 e 29, devido à pandemia de Covid-19.

Assim, entre as 20h00 do dia 28 e as 8h00 do dia 29 será restringido o acesso às praias do concelho e ao Parque da Cidade, e também impedida a circulação rodoviária na Avenida dos Banhos, a principal via marginal da localidade. Está também proibida a realização, na via pública, de concertos, demonstrações de momentos musicais ou de dança, e de espetáculos de pirotecnia ou fogo-de-artifício, assim como realização de fogueiras ou celebrações semelhantes aos arraiais.

Não será permitida a colocação na via pública de sistemas de som, de mesas, cadeiras e equipamentos de exposição e confeção de alimentos, nomeadamente grelhadores, assadores e fogareiros, estando igualmente proibida a atividade de venda ambulante.

Com o apoio das forças de segurança será reforçado o controlo do acesso rodoviário através das principais entradas da cidade e a fiscalização do cumprimento das normas, designadamente do consumo de bebidas alcoólicas na via pública, acrescenta a autarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim apelou ao “civismo” da população para fazer cumprir estas regras, lembrando que em 2020, com restrições semelhantes nas celebrações de São Pedro, “não foram registados incidentes nem houve qualquer pico de contágios ou surgimento de novos focos de incidência pandémica”.

“Com estas medidas pretendemos que a noite de São Pedro não se transforme, depois, num conjunto de restrições como temos visto acontecer em outros locais, quando os festejos excedem aquilo que a situação pandémica impõe”, considerou Aires Pereira.

O autarca recomenda, por isso, que as celebrações sejam feitas em “ambiente familiar e de forma controlada”, vincando a necessidade de “manter a situação pandémica controlada no concelho, para que o verão possa decorrer com normalidade dentro das regras definidas pela lei“.