Apesar de ser uma espécie de ACP norueguês, a Norwegian Automobile Association (NAF) dedica bastante atenção às necessidades do consumidor, ajudando-o a perceber quais os melhores pneus do mercado, qual o veículo a bateria mais rápido a recarregar e qual o eléctrico que percorre mais quilómetros com uma carga da bateria. Consciente que a autonomia é determinante, esta característica serve ainda para apontar quais os modelos mais eficientes, ao necessitarem de menos kWh para percorrer 100 km.
A NAF realiza regularmente comparativos entre os mais recentes modelos a bateria que chegam ao mercado, tanto de Verão como de Inverno, mas este último caso tem pouco interesse para os automobilistas portugueses, por decorrerem em estradas cobertas de neve e gelo, a temperaturas que rondam os -10ºC. Vamos, por isso, concentrar-nos nas medições realizadas durante a época de calor norueguês, que alinha pela meia-estação portuguesa, com temperaturas entre 20 e 25ºC.
O mais recente teste da NAF levou os eléctricos a circular até parar, partindo com uma situação de bateria carregada a 100% e rodando até “secar” por completo, o que significa passar pelo zero e continuar a circular até o carro parar. Se bem que este teste não seja aconselhável pelos fabricantes, de baterias e de veículos, a realidade é que uma prova que todos os automobilistas deveriam realizar uma vez, para saber até onde podem ir em caso de uma emergência.
Foram 21 os modelos testados pela NAF em 2021, a que juntámos outros quatro modelos avaliados no Verão de 2019, mas cujas características técnicas não foram modificadas desde então. Há modelos mais acessíveis, propostos por valores pouco acima dos 30 mil euros, com o naipe de concorrentes a estender-se até aos mais onerosos, acima de 100 mil euros.
A boa notícia é que, ao contrário do que acontece nos Invernos rigorosos, com as temperaturas negativas a tenderem a limitar a capacidade das baterias, este teste realizado sob temperatura amena demonstrou que a maioria dos veículos superou a autonomia anunciada segundo o método WLTP. Em 25 modelos testados, 22 percorreram uma distância superior ao previsto, ficando apenas três veículos abaixo das expectativas, nomeadamente o Polestar 2, Citroën ë-C4 e o Xpeng G3. Menos mal que a redução de autonomia se cifrou em apenas 3, 5 e 12 km, respectivamente.
Veja na tabela abaixo qual a autonomia registada por cada modelo, comparada com o valor que é anunciado em WLTP, ou seja, durante os testes de homologação que não são efectuados em condições reais de utilização:
Pos. | Modelo | Bateria | Tracção | Autonomia WLTP | Autonomia medida |
1º | Tesla Model 3 Long Range | 82 kWh | 4×4 | 614 km | 654,9 km |
2º | Ford Mustang Mach-e Ext. Range RWD | 98,7 kWh | 4×2 | 610 km | 617,9 km |
3º | Volkswagen ID.3 Pro S | 82 kWh | 4×2 | 539 km | 564 km |
4º | BMW iX3 | 80 kWh | 4×2 | 450 km | 556,2 km |
5º | Ford Mustang Mach-e Ext. Range AWD | 98,7 kWh | 4×4 | 540 km | 551,9 km |
6º | Hyundai Kauai EV | 64 kWh | 4×2 | 484 km | 537 km |
7º | Volkswagen ID.4 1st. Max | 82 kWh | 4×2 | 487 km | 532 km |
8º | Audi e-tron GT | 93 kWh | 4×4 | 468 km | 528 km |
9º | Skoda Enyaq | 82 kWh | 4×2 | 520 km | 522 km |
10º | Hyundai Ioniq 5 AWD | 72,8 kWh | 4×4 | 460 km | 502 km |
11º | Kia e-Niro | 64 kWh | 4×2 | 455 km | 497,5 km* |
12º | Polestar 2 | 78 kWh | 4×4 | 470 km | 467 km |
13º | Tesla Model 3 Standard Range+ | 55 kWh | 4×2 | 448 km | 454,4 km |
14º | Mercedes EQA 250 | 66,5 kWh | 4×2 | 417 km | 451 km |
15º | Volvo XC40 Recharge | 78 kWh | 4×4 | 417 km | 442,9 km |
16º | Xpeng G3 | 66,5 kWh | 4×2 | 451 km | 438,9 km |
17º | Volkswagen ID.3 | 62 kWh | 4×2 | 418 km | 421 km |
18º | Nissan Leaf 62 kWh | 62 kWh | 4×2 | 385 km | 418,1 km* |
19º | Citroën ë-C4 | 50 kWh | 4×2 | 350 km | 345 km |
20º | Opel Mokka-e | 50 kWh | 4×2 | 324 km | 332,4 km |
21º | BMW i3 120 Ah | 42,2 kWh | 4×2 | 285 km | 323,7 km* |
22º | Fiat 500e | 42 kWh | 4×2 | 298 km | 307,8 km |
23º | Nissan Leaf 40 kWh | 40 kWh | 4×2 | 270 km | 288 km* |
24º | Honda e | 35,5 kWh | 4×2 | 210 km | 236,2 km |
25º | Mazda MX-30 | 35,5 kWh | 4×2 | 200 km | 219,6 km |
Uma análise da tabela permite concluir que o Tesla Model 3 LR de 2021, que conta com uma bateria de 82 kWh em vez de apenas 75 kWh, é quem vai mais longe, batendo o Mustang Mach-e ER AWD, igualmente com quatro rodas motrizes. Apesar de ser menos potente e de montar uma bateria com uma capacidade 20% superior, o Mach-e parou 16% antes do seu rival.
O BMW iX3 surpreende ao percorrer mais 106 km do que o valor anunciado em WLTP, sendo a maior diferença registada, o que coloca o SUV alemão, que não recorre a uma plataforma específica para veículos eléctricos, à frente do VW ID.4, com bateria similar e igualmente com apenas tracção traseira. Sendo que este último usufrui de uma arquitectura específica para este tipo de tecnologia.
Surpresa ainda, pela positiva, para o Hyundai Kauai EV, com bateria de 64 kWh, que após o restyling de que foi alvo este ano passou a demonstrar uma maior eficiência, ultrapassando também ele o ID.4 alemão, apesar de possuir uma bateria mais pequena. Mas este bom desempenho do Kauai EV traz um problema para a Hyundai, pois o pequeno SUV também deixa para trás o novo Ioniq 5, a grande esperança da marca, que se é certo que é substancialmente maior, está igualmente equipado com uma bateria de maior capacidade.