Podem ser conterrâneas e até terem negócios em comum, a começar pelo desenvolvimento da rede Ionity de carregadores eléctricos, mas as relações entre a Mercedes e a Porsche já foram melhores. Os atritos subiram de tom quando a marca da estrela prateada decidiu conceber desportivos capazes de bater os rivais da representante do Grupo Volkswagen.
O ponto alto para os fabricantes dos modelos mais rápidos e eficientes em curva do mercado é conquistarem o recorde no circuito de Nürburgring, sendo a tentativa controlada pelos técnicos do circuito alemão, a fim de garantirem que o carro está de acordo com as especificações com que é vendido ao público, além de utilizar pneus homologados para circular na via pública.
A Mercedes era actualmente a detentora do melhor tempo por volta ao traçado germânico, tendo realizado uma volta em 6 minutos 43,62 segundos, assumindo o recorde que retirou ao Lamborghini Aventador SVJ (6.44,97). O modelo utilizado utilizado foi o Mercedes-AMG GT Black Series, que assim deixou para trás os mais possantes concorrentes da Porsche, uma vez que mesmo o 911 GT2 RS nunca fez melhor do que 6.47,25.
Deturpando as regras do jogo, a Porsche associou-se ao preparador alemão Manthey, que desenvolveu para o GT2 RS um kit que o torna muito mais rápido. O construtor alemão denomina esta versão 911 GT2 RS Manthey Performance Kit, o que inclui modificações no chassi, na aerodinâmica e nos travões, incluindo flaps no spoiler frontal, uma cobertura integral da zona inferior do chassi para optimizar a aerodinâmica e apêndices para atenuar a turbulência em torno das rodas anteriores. A Manthey conseguiu ainda um incremento no apoio aerodinâmico à frente, que passou de 49 para 70 kg a 200 km/h, enquanto na traseira subia de 93 para 200 kg, à mesma velocidade.
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A Mercedes não gostou que a rival não tivesse jogado limpo, recorrendo a um preparador externo para desenvolver um kit que, na sua opinião, não faz parte das especificações originais do 911 GT2 RS. Com aparente ironia, a Mercedes afirma que “a competição justa sempre a inspirou”, para de seguida dar os parabéns à Porsche, lamentando que tenha “sido necessário recorrer a um performance kit adicional para bater o nosso Mercedes-AMG GT Black Series fabricado em série”.