Foram detectadas no EQC, o SUV eléctrico da Mercedes, deficiências no fabrico do pack que aloja a bateria com uma capacidade bruta de 93 kWh, dos quais 80 kWh são úteis. O problema prende-se com uma selagem insuficiente da “caixa” que envolve e protege o pack, o que devido à temperatura de funcionamento do acumulador origina a condensação da humidade, que entra para junto da bateria de alta voltagem, o que pode causar riscos de incêndio.

A situação foi comunicada ao Kraftfahrt-Bundesamt (KBA), que gerou uma informação pública sob a referência 010923, o que corresponde à chamada à oficina emitida pelo construtor, com o número 0892003. O recall tem como alvo 1463 unidades do EQC 400 4Matic, 136 dos quais foram comercializados na Alemanha e, segundo o representante da marca em Portugal, existem duas unidades problemáticas no nosso país.

A Mercedes não divulgou como ou quando irá proceder à reparação, informando apenas que os clientes irão ser contactados. De acordo com a marca, a reparação irá consistir na verificação da selagem do pack, mas face à delicadeza da situação e aos riscos envolvidos, será necessário garantir que não há corrosão nem existem danos provocados pela humidade.

Nota: actualizado a 12 de Julho, com os dados avançados pela Mercedes Portugal

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR