O comité de segurança da Agência Europeia do Medicamento (PRAC) está a analisar os casos de síndrome Guillain-Barré após a toma da vacina da Janssen e já solicitou mais informação à farmacêutica Johnson & Johnson, conforme resposta enviada à agência Reuters.

A plataforma de registo de reações adversas aos medicamentos na Europa tem 103 casos de síndrome Guillain-Barré reportados após a toma da vacina da Janssen. Desta vacina já foram distribuídas 18,6 milhões de doses na União Europeia.

Esta segunda-feira, o regulador norte-americano (FDA, Food and Drug Administration) também tinha lançado um alerta para esta vacina depois de identificados 100 casos de síndrome Guillain-Barré, em 12,8 milhões de doses distribuídas.

No dia 9 de julho, a Agência Europeia do Medicamento já tinha recomendado que este efeito secundário também fosse incluído na descrição da vacina da AstraZeneca. Neste caso, já foram registados 666 casos na Europa, em 84 milhões de doses distribuídas.

Também existem casos reportados após a toma da vacina da Pfizer/BioNTech (278) e Moderna (155). Nestes casos, já foram administradas 320,5 milhões de doses e 44 milhões, respetivamente, segundo dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo da Doença.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR