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Pedir comida em festivais ou comprar bebidas com uma pulseira? A 3cket quer mudar a forma como vivemos os eventos

Este artigo tem mais de 3 anos

A plataforma portuguesa, fundada em 2017 por quatro amigos, aposta na digitalização dos processos de um evento e trouxe mais soluções à pandemia. “As pessoas habituaram-se a esta lógica do online.”

Tiago Marques, Filipe Brígida, Nuno Coelho e Ricardo Pereira, cofundadores da 3cket
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Tiago Marques, Filipe Brígida, Nuno Coelho e Ricardo Pereira, cofundadores da 3cket

Tiago Marques, Filipe Brígida, Nuno Coelho e Ricardo Pereira, cofundadores da 3cket

Nuno Coelho, Tiago Marques, Filipe Brígida e Ricardo Pereira conjuraram uma ideia quando percorriam os corredores da Nova Information Management School, em Lisboa. Ao organizarem uma conferência focada inicialmente nos alunos da faculdade, à semelhança de uma feira de emprego, perceberam que grande parte do interesse que lhes chegava não vinha de quem estava a construir futuro mas de um mercado que se mostrava atento. Com o tempo, a conferência foi crescendo, ganhou dimensão, e em 2017 os dois mil participantes tornaram-se num número demasiado significativo para não servir de base a algo maior.

É aqui que nasce a 3cket (leia-se tricket), a plataforma para qualquer tipo de evento e dimensão, que aposta fortemente na digitalização de todos os mecanismos inerentes a este. Controlo de acessos, pagamentos digitais, jogos e até bengaleiro, tudo acontece num único espaço digital que pode estar ligado a uma pulseira, cartão ou credencial impressa.

“É uma plataforma em que os promotores conseguem resolver vários problemas no mesmo sítio”, esclarece Nuno Coelho ao Observador. O objetivo é o de que, através da tecnologia, se ofereça uma maior gama de soluções, adaptadas em tempo real às necessidades.

Foi em 2017 que os quatro fundadores viram a plataforma que tinham criado crescer

O empurrão de 2017 viu a empresa crescer mas, com isto, o valor maior continuava a estar nos eventos corporativos, algo que, no final desse ano, transformou a abrangência da plataforma. “Conseguimos um cliente, um grande grupo automóvel, que teve um problema com a tecnologia que ia utilizar e, numa semana, resolvemos esse problema. Logo a seguir começámos a fazer vários projetos para esse grupo, além de pequenas conferências, até que começámos a trabalhar com o grupo das festas The Revenge of the 90’s [uma festa temática focada na década de 1990], mais tarde nosso associado.”

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A parceria levou a uma mudança de chip da 3cket e esticou a experiência a outro ramo, o do entretenimento, já em 2018. “Começámos, com eles, a fazer testes piloto da nossa tecnologia. Daí em diante fizemos mais eventos dentro deste espectro, e começámos a fazer eventos como ativação de marca para festivais, com clientes como a EDP, a NOS, a Tabaqueira, Worten, a Fox. Uma série de eventos diferentes que incluía também festas ou concertos”, diz o fundador.

Na calha, com o sucesso, estava um plano expansionista para abril de 2020 que tinha Espanha e o Reino Unido como principais alvos. Seria a pandemia a travar o percurso; da empresa, que até então contava com 12 pessoas a tempo inteiro e três a tempo parcial, sobraram cinco caras, contando com os fundadores.

Com o setor dos eventos parcialmente paralisado, os quatro sócios encontraram estrutura em três frentes: a primeira, através de um fundo, fechado na parceria com a The Revenge of the 90’s, utilizado durante a pandemia. A segunda, através de um investimento de 200 mil euros e a terceira, como muitas outras empresas, através da adaptação como forma de sobrevivência.

“Fomos desafiados a criar uma solução que é a 3cket live, em que só quem tinha um bilhete válido da 3cket podia aceder ao evento com uma vantagem: temos um módulo de interação em que conseguimos estar num evento e escolher qual a próxima música que o dj vai tocar ou votar num jogo. Nós conseguimos transportar o que já fazíamos nos eventos físicos para os digitais e isso fez com que os promotores que trabalhavam connosco conseguissem continuar a fazer interações, ter os mesmos canais de venda, mas o evento acontece online”, explicou Nuno Coelho.

A entrada tecnológica no campo dos eventos em pandemia trouxe, além do formato online, outras mais-valias. Exemplo disso é a possibilidade dos clientes efetuarem os próprios pedidos de comida e bebida através da carteira digital do evento e receberem o pedido no lugar, ou recolherem no respetivo food corner (área destinada à alimentação), apenas quando este estiver pronto — evitando contactos, aglomerações e transações com moeda física.

A plataforma permite usar o telemóvel para pedir bebidas ou comprar comida

Mas a transformação da 3cket chega ainda a outros pontos. Imagine que vai a um festival ou evento desportivo e tem no seu telemóvel (conectado a uma pulseira com QR Code ou Código de Barras) a capacidade de armazenar informação sobre a sua temperatura corporal, teste de Covid-19, se está vacinado ou não, além da gestão dos seus pertences no bengaleiro do recinto, de porta-moedas digital. “Com a pandemia as pessoas habituaram-se a esta lógica do online mas nós também estamos preparados para os eventos híbridos”, ressalva Nuno Coelho.

Sobre os custos, o fundador explica que a 3cket funciona sempre numa base de fee (comissão), ou seja, qualquer evento de qualquer dimensão consegue recorrer à plataforma porque não tem de haver um investimento à cabeça.

“Entramos também numa lógica de software as a service, ou seja, a partir do momento em que o promotor tem uma conta aprovada por nós, gere os eventos de forma autónoma, cobrando a 3cket apenas uma fee sobre as vendas do promotor. É um valor percentual das vendas que depende também do volume de vendas que esse promotor tem connosco. Só temos um valor variável que é cobrado sobre as vendas do promotor, para que este não tenha de fazer nenhum investimento para trabalhar connosco. Isto permite que promotores de pequena dimensão consigam ter um sistema para gerir o evento sem ter de investir”, explica o fundador.

A 3cket já realizou mais de 2.000 eventos, conta com mais de um milhão de bilhetes digitais emitidos e mais de um milhão de transações sem dinheiro. A plataforma permite aos promotores um acesso em tempo real a todos os dados e interações dos consumidores e disponibiliza referências como o acompanhamento da receita, informações de vendas em detalhe, perfil do cliente, gestão de stocks e análise. O serviço da 3cket é adaptável a eventos ao vivo, eventos corporativos, online, discotecas e restaurantes.

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