O governo do Japão decidiu que doentes com Covid-19 com sintomas moderados ficam isolados em casa em vez de serem cuidados em hospitais, face ao forte aumento de novos casos sobretudo em Tóquio, que acolhe os Jogos Olímpicos.

O plano do primeiro-ministro, Yoshihide Suga, visa destinar camas hospitalares quase exclusivamente para os doentes com sintomas graves ou em risco de os desenvolver e marca uma grande mudança na política, numa altura em que os novos casos na capital mais do que triplicaram desde o início dos Jogos Olímpicos, em 23 de junho.

Tóquio contabilizou esta quarta-feira 4.166 novos casos, um recorde desde que a pandemia começou no início do ano passado.

A medida, introduzida esta semana, foi debatida esta quarta-feira no parlamento, com a oposição, bem como alguns deputados e especialistas do partido no governo, a argumentarem que isso colocaria em risco a vida das pessoas isoladas em casa sem os cuidados adequados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Suga, criticado por insistir em organizar os Jogos Olímpicos apesar das reservas da população em relação ao coronavírus, disse que não há evidências que liguem o aumento de casos aos Jogos Olímpicos.

As infeções, impulsionadas pela variante Delta, mais contagiosa, podem acelerar para as 10.000 diárias a meio de agosto, segundo alguns especialistas, que pediram que o atual estado de emergência em Tóquio e outras quatro cidades seja alargado a todo o país.

As medidas de emergência, que visam a proibição de álcool e redução de horários de estabelecimentos de restauração, são cada vez mais ignoradas pela população, que está cansada das restrições. “A pandemia entrou agora numa nova fase. A capacidade dos hospitais é limitada”, afirmou o ministro da Saúde, Norihisa Tamura, ao parlamento.

O ministro defendeu a política de isolamento doméstico como necessária para prevenir um colapso semelhante ao que aconteceu em abril em Osaka, quando milhares de pessoas ficaram infetadas e algumas morreram em casa enquanto esperavam por camas hospitalares.

A oposição critica Suga por não aumentar suficientemente a capacidade dos hospitais apesar dos avisos sobre a rápida disseminação da variante delta.

O tratamento da Covid-19 no Japão é limitado a hospitais públicos e universitários, que possuem instalações adequadas e especialização.