A Abtrace, uma startup tecnológica de saúde luso-britânica, recebeu 2,4 milhões de euros de financiamento. A ronda de investimento foi liderada pela sociedade de capital de risco portuguesa Faber e contou com a participação da Ganexa Capital e da agência de inovação britânica Innovate UK. A empresa afirma montante vai ajudar na “deteção precoce de novas doenças, particularmente o cancro”.

Como explica a Abtrace em comunicado, a empresa “utiliza dados armazenados nos registos eletrónicos de saúde, juntamente com ferramentas de inteligência artificial (IA), para agilizar e melhorar decisões clínicas nos cuidados de saúde primários”. Além disso, a startup está a colaborar com centros de saúde do Sistema Nacional de Saúde britânico (NHS) num projeto de desenvolvimento de algoritmos para a deteção atempada de novas doenças, como o cancro.

Umar Naeem Ahmad, presidente executivo da Abtrace, explica que “este financiamento permitirá à Abtrace transformar o que é hoje uma ferramenta baseada em dados que monitoriza e automatiza o cumprimento das diretrizes de atuação clínica e evita múltiplas visitas ao médico, numa plataforma inteligente que acompanha em tempo real a jornada do doente nos cuidados primários”.

Já Hélder Soares, diretor de operações da empresa, refere que objetivo da startup é mudar “de paradigma na prestação de cuidados de saúde para uma lógica proativa e de diagnóstico precoce suportada por uma plataforma inteligente e validada em âmbito clínico”.

A Abtrace foi criada em 2018, depois de vencer o concurso europeu promovido pelo programa Wild Card do EIT- Health. Atualmente, opera em Portugal e no Reino Unido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR