454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Fundo Monetário Internacional

Brasil

Jair Bolsonaro defende mudanças na ONU e no FMI

Durante uma teleconferência do BRICS, o Presidente brasileiro afirmou que o peso crescente das economias emergentes e em desenvolvimento deve ter "a devida e merecida" representação.
Moçambique

Moçambique: PR diz que programa com FMI "vai doer"

"Se ficamos à espera, comemos tudo hoje e amanhã não temos o que comer" disse o Presidente da República de Moçambique para explicar a estratégia de racionalização de recursos.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede medidas para repor a confiança mundial

O FMI pede aos países que adotem medidas para restaurar a confiança e evitar a fragmentação geoeconómica, estabelecendo como prioritário o fortalecimento do comércio internacional.
Fundo Monetário Internacional

FMI contra aumentos e mais 7 recomendações

FMI dá aval à estratégia do Governo de não dar mais aumentos à função pública por considerar que inflação é provisória. Recomendações estendem-se ao Banco de Fomento e aos contratos permanentes.
Fundo Monetário Internacional

FMI revê crescimento para 4,5%. Inflação nos 6%

Apesar da revisão em alta, FMI está mais pessimista do que o Governo e Bruxelas. Para responder aos preços da energia, fundo quer apoios mais direcionados às famílias vulneráveis e empresas viáveis.
Moçambique

Moçambique. Regresso do FMI dá confiança

O economista-chefe da consultora Eaglestone considera que o novo programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Moçambique é positivo pela confiança que incute nos investidores.
Economia

Só Espanha vai crescer menos que Portugal até 2027

Mesmo com a "bazuca", entre os países da coesão, só Espanha terá crescimento menor que Portugal até 2027. E a economia nacional vai divergir da UE, neste período, avisa o Fórum para a Competitividade.
Christine Lagarde

Fim das compras de dívida do BCE em julho?

"Nessa altura vamos olhar para as taxas de juro e ver como e quando as subimos", afirmou a presidente do Banco Central Europeu em declarações à CNBC.
Fundo Monetário Internacional

FMI alerta para tensões sociais na Europa

FMI assinala que a guerra na Ucrânia deve levar a Europa a repensar as políticas de despesa, até agora focadas em mitigar os impactos da pandemia, voltando-se para as consequências da guerra.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê recessão de vários países europeus

Segundo responsável do FMI, entre as grandes economias europeias, a que corre maior risco é a Alemanha, quer pela dependência da energia russa, quer pelos constrangimentos nas cadeias de fornecimento.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Estratégia portuguesa do défice é apropriada

Alfred Kammer, diretor do Departamento Europeu do FMI, considerou que a estratégia do Governo utilizada para reduzir o défice "é absolutamente apropriada" e alinhada com os restantes governos.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Apoios devem ser "cirúrgicos e temporários"

Vítor Gaspar, diretor de Assuntos Orçamentais do FMI, avisa que com inflação mais elevada pode complicar-se a vida para países com mais dívida. Défice português deste ano deverá ser menor: 2,4%.
Explicador

"Atraso económico é devido à inação de líderes"

FMI cortou nas previsões de crescimento económico. Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a competitividade, lembra que países como Portugal não apostaram quando a conjuntura era mais favorável.
Alimentação

FMI e BM pedem ação para travar crise alimentar

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, afirmou que a invasão da Ucrânia pela Rússia provocou "enormes ameaças" para a segurança alimentar e nutricional do mundo a curto prazo.
Fundo Monetário Internacional

FMI alerta. Juros podem subir de forma mais rápida

Bancos centrais têm um "equilíbrio delicado" para gerir, entre controlar a inflação e não estrangular a retoma. Nesse processo, as taxas de juro podem subir mais do que os mercados estão a prever.
Noticiário

15h.FMI baixa previsões de crescimento da economia

O Fundo Monetário Internacional baixou as previsões de crescimento da economia portuguesa para o próximo ano para 2,1%. Projeções de crescimento mundial também descem.
Guerra na Ucrânia

FMI corta projeção de crescimento para Portugal

Portugal deverá crescer menos do que o inicialmente esperado para este ano, segundo as mais recentes projeções do FMI que cortou, também, as projeções de crescimento mundial por causa da guerra.
Fact Check

Santos Silva governou sempre que houve bancarrota?

Portugal recorreu a ajuda externa devido a crises de liquidez em três momentos. Em todos eles o PS governava, mas Santos Silva era governante?
Fundo Monetário Internacional

FMI cria fundo para futuras pandemias

O Conselho de Administração da agência vai lançar o novo fundo em 1 de maio. O objetivo é dar aos países vulneráveis financiamento de longo prazo, que lhes permita melhorar a resiliência económica.
Fundo Monetário Internacional

FMI vai rever em baixa crescimento económico

O FMI vai cortar as perspetivas de crescimento económico mundial para 2021 e 2023, anunciou Kristalina Georgieva, adiantando que na maioria dos países o crescimento permanecerá em território positivo.
Coronavírus

Cadeias de fornecimento com rápida adaptação

Segundo o FMI, as cadeias de fornecimento adaptaram-se muito rápido à pandemia, contestando a tese de políticos e economistas mundiais que passaram meses a culpar a inflação no comércio mundial.
Líbano

FMI anuncia 3.000 milhões de dólares para o Líbano

O chefe da missão do FMI lembrou que o Líbano está a enfrentar uma crise sem precedentes, que levou a uma contração económica e a um aumento acentuado da pobreza, desemprego e emigração.
Fundo Monetário Internacional

FMI discute em junho situação da Guiné-Bissau

Data apontada é 17 de junho de 2022. Plano "apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau preocupada com aumento dos preços

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, manifestou preocupação com aumento dos preços junto ao FMI, principalmente em relação à guerra que pode dificultar "mobilização de receitas".
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. FMI inicia avaliação de programa

O FMI vai iniciar, esta terça-feira a terceira e última avaliação do programa de referência com a Guiné-Bissau e o resultado será importante para garantir um empréstimo da Linha de Crédito Ampliada.
Fundo Monetário Internacional

São Tomé. FMI aprova desembolso de 2,4 milhões

A decisão do FMI permite um desembolso imediato para ajudar a cumprir as necessidades de financiamento e apoiar na despesa social e recuperação pós-pandémica do país.
Moçambique

Moçambique. FMI acorda programa de 428 milhões

O Fundo Monetário Internacional anunciou que chegou a acordo com Moçambique para a aplicação de um Programa de Financiamento Ampliado até 2025, no montante de 428 milhões de euros.
Economia

FMI: incumprimento russo não afeta resto do mundo

Incumprimento da Rússia "não representa um risco sistémico para a economia mundial", segundo Gita Gopinath, "número dois" do FMI.
Argentina

Argentina aprova novo acordo financeiro com FMI

Argentina deu parecer favorável ao refinanciamento a 10 anos da dívida de quase 45 mil milhões de dólares. Projeto de lei que autoriza o Governo a contrair a dívida foi aprovado com 56 votos a favor.
Guerra na Ucrânia

FMI alerta para possível recessão na Ucrânia

A 1 de março de 2022, as reservas internacionais da Ucrânia eram de 27,5 mil milhões de dólares, cobrindo 3,8 meses das importações, valor suficiente para a Ucrânia cumprir os seus compromissos.
Guerra na Ucrânia

África. Guerra agravou problemas da dívida externa

Se a Covid-19 exacerbou os desafios, "o endurecimento das condições financeiras no mundo devido à normalização da política monetária pelos Estados Unidos, mas também a guerra na Ucrânia, pioraram".
Guerra na Ucrânia

Rússia pode entrar em bancarrota, alerta FMI

"A falência da Rússia não é mais um acontecimento improvável", disse a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, num encontro 'online' com jornalistas sobre as implicações financeiras da guerra.
Guerra na Ucrânia

África "particularmente vulnerável" face à guerra

O "aumento dos preços dos alimentos, preços altos dos combustíveis, perda de receitas do turismo" e dificuldades para aceder aos capitais internacionais deixam África vulnerável à guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

FMI aprova ajuda de emergência de 1.300 milhões

As autoridades ucranianas "cancelaram" o acordo com o fundo e manifestaram a sua intenção de trabalhar com para projetar um programa económico apropriado, com vista à reabilitação e crescimento.
Noticiário

00h. Zelenksy: "Ataque a Mariupol é um genocídio”

Presidente ucraniano pede a europeus que condenem “crimes de guerra russos”. E ainda, FMI aprova financiamento de emergência de 1,4 mil milhões de dólares à Ucrânia.
Noticiário

2h. Ucrânia. FMI analisa financiamento de 1300M€

FMI deixa ainda o aviso de que toda a economia global vai ser afetada pelo conflito. E o presidente da câmara de Mariupol lamenta que a cidade não seja a mesma devido aos bombardeamentos.
Mercado de Trabalho

Impacto da Covid no trabalho foi heterogéneo

A pandemia afetou desproporcionalmente os jovens, os trabalhadores temporários, os de part-time e aqueles com baixo nível de escolaridade, informa o FMI.
Guerra na Ucrânia

FMI alerta para risco económico à escala global

"Estou muito preocupada com o que se passa na Ucrânia e, acima de tudo, com as consequências para pessoas inocentes. Isto adiciona um importante risco económico para a região e o mundo".
Fundo Monetário Internacional

PIB na zona euro seria 2% maior sem restrições

"Estimamos que a produção industrial na zona euro no outono de 2021 teria sido cerca de 6% maior sem as restrições da oferta." O equivalente a cerca de um ano de crescimento em tempos normais.
Fundo Monetário Internacional

FMI aprova 2.ª revisão do programa da Guiné-Bissau

O programa do FMI relativo à Guiné-Bissau "apoia o programa de reformas desenhado pelo país, com o objetivo de estabilizar a economia, melhorar a competitividade e fortalecer a governação".
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.