Fundo Monetário Internacional

Fundo Monetário Internacional

FMI: guerra comercial vai afetar crescimento

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, alertou para o impacto da guerra comercial sobre o crescimento económico mundial, na abertura da reunião do G20.
Fundo Monetário Internacional

Diretora-geral do FMI elogia Governo da Argentino

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, elogiou o "enorme progresso" do Governo da Argentina nas políticas executadas após o empréstimo concedido ao país.
Economia

Imóveis. FMI alerta para "valorização" dos preços

Fundo Monetário Internacional apontou esta quinta-feira algumas "vulnerabilidades" da economia portuguesa, entre as quais a "forte valorização dos preços dos imóveis".
Fundo Monetário Internacional

FMI. Jovens estão a abandonar mercado laboral  

146
FMI diz que dois terços da redução do desemprego jovem no euro resulta de menos jovens no mercado de trabalho, apenas um terço à criação de emprego. Jovens são o grupo em maior risco de pobreza.
Brexit

Brexit. Todos perdem e o Reino Unido perde mais

O FMI estima que o Brexit tenha um impacto no longo prazo até 1,5% do PIB na União Europeia. Irlanda, Bélgica, Holanda e Luxemburgo são os que mais sofrem, além do próprio Reino Unido.
Zona Euro

FMI revê em baixa previsão de crescimento em 2018

O Fundo Monetário Internacional reviu o crescimento previsto este ano para a zona euro para 2,2%, duas décimas abaixo do que tinha indicado em abril.
Guiné Equatorial

FMI elogia reformas na Guiné Equatorial

Segundo a primeira avaliação ao programa monitorizado pela equipa do FMI, a Guiné Equatorial progrediu na implementação do seu programa de reformas.
Fundo Monetário Internacional

FMI: euro com "capacidade orçamental centralizada"

Christine Lagarde, defende zona do euro dotada de "capacidade orçamental centralizada", que pode ser acompanhada de regras de reembolso de apoios, uma preocupação em países como a Alemanha.
Angola

FMI preocupado com crédito malparado no BPC

O FMI está preocupado com o crédito malparado no BPC, o maior banco angolano, recomendando ao Governo que nova injeção de liquidez fique condicionada à concretização do plano de reestruturação.
Cimeira do Euro

Conselho Europeu. Quem (ainda) quer mudar o euro? /premium

Mais de três anos depois de se decidir começar a mudar o euro, dois terços dos líderes que se vão sentar a discutir o futuro da moeda única já não são os mesmos, mas as divisões mantêm-se.
Angola

FMI reitera apoio a Angola

O novo chefe de missão para Angola do FMI disse, em Luanda, que a organização financeira vai continuar a garantir apoio a todos os esforços do Governo angolano para a estabilização da economia.
Zona Euro

FMI adverte para "chegada massiva" de financeiras 

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) defendeu que a zona euro devia estar pronta para acolher uma "chegada massiva" de sociedades financeiras na sequência do 'brexit'.
Fundo Monetário Internacional

FMI ajuda Guiné Equatorial, mas falta diversificar

Economist Intelligence Unit (EIU) diz que a ajuda do FMI à Guiné Equatorial vai levar a melhorias rápidas nas contas públicas, mas será mais lento a avançar na diversificação económica.
Guiné Equatorial

FMI aprova programa de apoio à Guiné Equatorial

O FMI aprovou um programa de apoio técnico à Guiné Equatorial que visa, entre outras coisas, "reduzir ainda mais o défice orçamental" e "aumentar as receitas não petrolíferas".
Argentina

FMI empresta 50 milhões de dólares à Argentina

A Argentina e o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegaram a acordo para a criação de um programa de assistência à economia sul-americana no montante de 50 mil milhões de dólares.
Argentina

FMI avança nas negociações com a Argentina

O porta-voz do FMI não divulgou o montante do empréstimo ou qualquer prazo, mas disse ter esperança num reforço da economia argentina após chegar a acordo com a instituição.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. FMI alerta para contenção da dívida

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Moçambique considera fundamental que as negociações com os credores tragam resultados num futuro próximo.
Guiné-Bissau

PM da Guiné-Bissau satisfeito com decisão do FMI

O Fundo Monetário Internacional aprovou na sexta-feira a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares e alargou o período de intervenção até 2019.
Fundo Monetário Internacional

FMI aprova avaliação da Guiné-Bissau 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou a quinta avaliação ao programa de apoio à Guiné-Bissau, desembolsando 4,3 milhões de dólares, e alargou o período de intervenção até depois das eleições.
Finanças Públicas

FMI. "Seria importante diminuir" peso dos salários

317
Em entrevista ao Negócios, o chefe da missão do FMI em Portugal defende que "seria importante que diminuísse" o peso dos salários da Função Pública em relação ao PIB.
Fundo Monetário Internacional

Lagarde. Pobres vão sofrer com guerra comercial

176
Os pobres serão quem mais sofrerá com uma guerra comercial, disse a diretora-geral do FMI, após Washington suspender a isenção de taxas na importação do aço e alumínio da UE, México e Canadá.
Guiné-Bissau

Guiné. FMI denuncia corrupção em empresas estatais

O representante do FMI na Guiné-Bissau denunciou a existência de práticas de má gestão e corrupção em duas empresas estatais guineenses e pediu ao novo primeiro-ministro a tomada de medidas.
Fundo Monetário Internacional

FMI defende mais poupanças antes das eleições

Técnicos defendem que o ajustamento mais intenso das contas públicos previsto para 2020 e 2021 deve acontecer mais cedo, porque a economia portuguesa está vulnerável a mudanças na conjuntura externa.
Angola

Angola. Receitas fiscais para reduzir dívida

A recomendação foi feita pelo Fundo Monetário Internacional e pretende fazer com que a dívida pública do Governo Angola não ultrapasse, este ano, os 73% do PIB
Argentina

FMI vai analisar pedido de ajuda da Argentina

As equipas do FMI e as autoridades argentinas vão reunir-se na sexta-feira. Empréstimo solicitado permite ao país responder rapidamente às necessidades de financiamento externo.
Cabo Verde

Cabo Verde. Oposição questiona negociações com FMI

O maior partido da oposição de Cabo Verde quer saber se as negociações com o FMI estão ligadas a algum programa de estabilização e de austeridade.
Moçambique

FMI defende responsabilização nas dívidas ocultas

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Maputo defendeu esta quinta-feira a responsabilização judicial das pessoas envolvidas no escândalo das dívidas ocultas de Moçambique.
Cabo Verde

Cabo Verde não vai pedir assistência ao FMI

Depois de o PM ter dito que Cabo Verde estava em negociações com o FMI para um programa de assistência financeira, o ministro das Finanças disse o contrário: "Não há aqui nenhum pedido de assistência"
Argentina

Argentina pede apoio financeiro ao FMI

149
A Argentina pediu ajuda financeira ao Fundo Monetário Internacional. A notícia foi avançada pelo presidente do país, Mauricio Macri. A mensagem foi publicada no Facebook e filmada na Casa Rosada.
Cabo Verde

Cabo Verde está a negociar assistência com FMI

Cabo Verde está a trabalhar num programa de regularização de parte da dívida estrangeira com o FMI. O primeiro-ministro diz que a "modalidade" do programa ainda não está definida.
Angola

Angola. Programa do FMI tem riscos significativos

A agência de notação financeira Moody's considera que o programa de apoio do FMI "aos importantes esforços do Governo" de Angola para implementar reformas tem "riscos significativos de aplicação".
Grécia

Grécia. Excedente primário sobe para 4% do PIB

A Grécia alcançou um excedente primário de 4% do PIB, duplicando assim os objetivos fiscais definidos pelos credores para 2017. O objetivo inicial do excedente primário era de 1,75%.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Lagarde avisa que vai "intrometer-se mais"

A diretora-geral do FMI garantiu este domingo que o FMI "vai intrometer-se mais nas finanças dos países membros", com as novas regras sobre a intervenção nos países com um programa de ajuda.
Estados Unidos da América

FMI tem de se "chegar à frente" 

Secretário do Tesouro dos EUA exortou o Fundo a manter-se dentro do seu "mandato central" de promoção de melhorias no emprego, no rendimento e na produtividade, através da estestabilidade monetária.
Angola

Angola espera mercados mais favoráveis que FMI

O ministro das Finanças Angolano acredita que os mercados internacionais de capitais podem oferecer condições mais vantajosas depois das reformas aprovadas.
Fundo Monetário Internacional

FMI não ajuda Moçambique até haver esclarecimentos

Fundo Monetário Internacional quer esclarecimentos adicionais por parte de Moçambique relativamente aos recursos emprestados às empresas públicas antes de ajudar o país.
Angola

FMI diz que Angola consegue evitar resgate

O diretor do departamento africano do FMI disse que é preciso que o país cumpra o acordo de cooperação divulgado esta semana.. Discussões com o Governo angolano começam nas próximas semanas.
Economia

FMI diz que Portugal é exemplo

Fundo Monetário Internacional considerou que Portugal é um exemplo por ter feito as reformas necessárias a tempo de aproveitar a recuperação económica europeia.
Fundo Monetário Internacional

ACordo FMI-Angola pode ajudar economia

O departamento de estudos económicos do Standard Bank considerou que o acordo alcançado entre Angola e o FMI pode contribuir para melhorar o clima empresarial e ajudar a diversificação da economia.
Dívida Pública

FMI preocupado com a dívida pede contenção

A dívida nas economias desenvolvidas está em níveis que não se viam desde a Segunda Guerra Mundial e a dívida mundial é mais do dobro de toda a riqueza produzida num ano.
Angola

Angola. FMI esclarece condições de ajuda económica

Fundo Monetário Internacional disse que as condições do programa económico de apoio a Angola, anunciado esta quarta-feira, são iguais às de um programa de assistência financeira.
Orçamento do Estado

FMI vê défice a cair menos que o Governo

Departamento liderado por Vítor Gaspar antecipa um menor ritmo de redução do défice nos próximos anos que o previsto no Programa de Estabilidade, não acredita no orçamento equilibrado em 2020.
Macau

FMI prevê crescimento de 7% da economia em Macau

Segundo as previsões do FMI, o crescimento da economia de Macau será de 7% este ano. O FMI espera que a economia mundial cresça 3,9% este ano.
Venezuela

Venezuela. FMI prevê queda de 15% do PIB

De acordo com o FMI, a economia venezuelana está em queda, fator de redução do crescimento da região, que se mantém "em recuperação económica". PIB deverá cair 15% este ano.
Fundo Monetário Internacional

Projeções do FMI "não se devem aos astros"

FMI reviu em alta a estimativa de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,4% e António Costa diz que se deve à capacidade de trabalho e iniciativa dos industriais portugueses.
Venezuela

Inflação na Venezuela deve crescer quase 14.000%

O Fundo Monetário Internacional espera um futuro ainda mais negro, com a economia a cair mais 15%, o desemprego a atingir um terço da população e os preços a subirem a um ritmo sem precedentes.
Fundo Monetário Internacional

Guerra comercial dificulta acesso países africanos

Fundo Monetário Internacional avisou que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China podem dificultar o acesso dos países africanos aos mercados financeiros.
Fundo Monetário Internacional

Economia vai crescer 2,4% este ano, diz o FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a rever em alta a previsão de crescimento económico em Portugal para este ano: 2,4%, mais do que prevê o Governo.
Moçambique

Ministro não vai a Washington negociar dívida

O ministro das Finanças moçambicano disse esta quinta-feira que a sua deslocação a Washington é única e exclusivamente para o encontro com o FMI e o Banco Mundial, onde "não se discute a dívida".
Mundo

FMI alerta para endividamento em projeto chinês

Projeto "Nova Rota da Seda" permite aos países receber enormes empréstimos para construção de infraestruturas mas podem colocar os países numa financeira insustentável, alerta o FMI.
Moçambique

Dívida moçambicana insustentável desde 2016

O volume da dívida pública moçambicana atingiu 701.708 milhões de meticais em 2016. A dívida ultrapassou os limites impostos pelo Banco Mundial e pelo FMI quanto à sua sustentabilidade.
Christine Lagarde

"Governos precisam de rejeitar o protecionismo"

A diretora-geral do FMI considera que "as restrições à importação prejudicam todos, especialmente os consumidores mais pobres", num discurso na Universidade de Hong Kong.
Moçambique

FMI. Moçambique vai ultrapassar limites de dívida

A partir de julho, Moçambique vai ultrapassar os limites de dívida do FMI, o que vai impedir o país de receber ajuda financeira. A situação económica do país ficará assim mais difícil de gerir.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. FMI reúne-se com militares

Delegação do FMI que está a avaliar o desempenho macroeconómico da Guiné-Bissau reuniu-se com oficiais das Forças Armadas para explicar as "melhorias em curso" ao nível das Finanças Públicas.
Moçambique

Moçambique reúne-se com credores em Washington

As negociações entre o Governo moçambicano e os credores da dívida, que se iniciaram na terça-feira, vão continuar na próxima semana nos Encontros da Primavera do FMI.
Guiné-Bissau

FMI iniciou última avaliação esta quarta-feira

O Fundo Monetário Internacional iniciou esta quinta-feira a sua quinta e última avaliação ao Programa Alargado de Crédito à Guiné-Bissau. A equipa do FMI vai estar em Bissau até 3 de abril.
Christine Lagarde

"Ninguém ganha numa guerra comercial"

Em entrevista ao El País, a diretora-geral do FMI falou sobre a guerra comercial que pode despoletar depois das medidas de Donald Trump para taxar as importações de aço e alumínio.
Angola

Dívida 'leva' 55% das receitas fiscais

Cálculos do Comité para o Jubileu da Dívida revelam que por cada 100 dólares de receitas fiscais, 55 são para pagar a dívida. Moçambique aparece em 13.º lugar.
Angola

FMI não recebeu nenhum pedido de Angola

O FMI não recebeu ainda pedido de ajuda financeira por parte de Angola. Se receber vai avaliar o processo como qualquer outro. Mas por agora afasta necessidade devido ao aumento do preço do petróleo.
Moçambique

FMI. Moçambique não vai ter ajuda financeira

Segundo a revista britânica The Economist, a análise do FMI a Moçambique mostra que um programa do Fundo Internacional é improvável neste país entre 2018 e 2022, ao contrário do que o Governo diz.
Moçambique

FMI avisa Moçambique. Dívida é insustentável

Fundo Monetário Internacional avisa que a trajetória da dívida pública em Moçambique é "insustentável" e que 4 dos 5 indicadores sobre a dívida ultrapassam o limite, atingindo os 126% do PIB em 2022.
Moçambique

2,3 mil milhões para entrar em projeto da Anadarko

268
O Governo moçambicano pode arriscar uma dívida de mais 2,3 mil milhões de euros para entrar no projeto de gás natural da Anadarko. O FMI indica que o endividamento do país é insustentável.
Moçambique

FMI. Moçambique não vai pagar a credores até 2023

Moçambique vai continuar sem pagar aos credores pelo menos até 2023, diz um relatório do FMI, que prevê também que o país se mantenha com uma dívida insustentável.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)