Fundo Monetário Internacional

Mário Centeno

Centeno tem menos concorrência para o FMI

O jornal Politico garante que dois dos nomes apontados para presidir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) estão fora da corrida.
Mário Centeno

Politico aponta Centeno à liderança do FMI

232
A lista tem quatro nomes — três homens e uma mulher — apontados pelo site como potenciais sucessores de Christine Lagarde na liderança do FMI. Centeno é um deles, mas tido como "pouco experiente".
Christine Lagarde

Christine Lagarde deixa o FMI em setembro

Antes da confirmação do seu nome para líder do BCE, a presidente do FMI desde 2011 apresentou a sua carta de demissão do cargo esta terça-feira.
Cabo Verde

FMI. Apoio a Cabo Verde prevê fim de subsídios

A situação económica de Cabo Verde, elogia o FMI, melhorou nos últimos anos, com o arquipélago a passar de um crescimento de 1% do PIB em 2015 para cerca de 5% previstos para este ano.
Fundo Monetário Internacional

Sistema de pensões? "Caro e generoso", diz FMI

259
O Fundo Monetário Internacional afirma que o atual sistema de pensões não corrige a "desigualdade” nas pensões de velhice. O FMI apela assim a que os resultados das reformas sejam reexaminados.
Fundo Monetário Internacional

FMI vê excedente em 2020 e mantém défice este ano

O Fundo Monetário Internacional espera um excedente de 0,1% do PIB do país no próximo ano. Meta do défice de 0,2% (a mesma já referida pelo Governo) é também mantida.
Fundo Monetário Internacional

Antiga chefe do FMI fala de "retrocessos" no país

350
A economista que liderou a missão do FMI em Portugal em 1983 considera que o progresso das reformas estruturais em Portugal tem ficado aquém do desejável e houve retrocessos.
Fundo Monetário Internacional

FMI liberta 31,7 milhões de dólares à RCA

O conselho de administração do FMI aprovou "um desembolso de 31,7 milhões de dólares" (28,04 milhões de euros)". O acordo de paz "pode constituir uma etapa crucial para o fim da crise".
Fundo Monetário Internacional

São Tomé. FMI diz que dívida pública é "grave" 

"A situação atingiu um ponto de tal forma grave, que, a menos que sejam tomadas medidas muito sérias para controlar a dívida, esta torna-se insustentável", disse a representante do FMI.
Economia

FMI. "Portugal teve sorte até agora"

631
O antigo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional conta que escreveu um artigo sobre Portugal há dois anos no qual antecipava um cenário mais difícil para Portugal.
Jean-Claude Juncker

Conflito EUA-China preocupa Juncker

Para o presidente da Comissão Europeia, o conflito entre EUA e China vai levar à diminuição do crescimento da economia a nível mundial. Para Jucker, o conflito "é desnecessário" e deve ser resolvido.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial saiu da recessão económica

A Guiné Equatorial diz que a sua economia registou uma contração de 6,8% em 2016 e que registou expansões económicas desde então. No entanto, o FMI aponta para crescimentos económicos negativos.
Contas Públicas

Os principais recados do FMI a Portugal

623
Missão do FMI pede ao Governo esforço adicional de 2 mil milhões de euros para controlar contas e cuidado na despesa salarial no Estado. Conheça em detalhe as posições do FMI
Fundo Monetário Internacional

FMI. Meta do défice de 0,2% é possível em 2019 

O FMI considera agora que a previsão de um défice de 0,2% do PIB este ano é possível, apesar da injeção no Novo Banco, mas indica que um maior esforço orçamental reforçaria a resiliência da economia.
Ambiente

Subsídios ao petróleo e carvão atingem 5,2 biliões

O Fundo Monetário Internacional afirma, num estudo, que os diferentes países subsidiam em cerca de 5,2 biliões de dólares os combustíveis tradicionais. China lidera, seguida dos EUA, Rússia e Europa.
Fundo Monetário Internacional

Paquistão. Ajuda de 5 mil milhões de euros do FMI

O Paquistão vai ser alvo da terceira intervenção do FMI na história do país, sete meses depois de acabar de pagar o último resgate financeiro. País teve défice de 16 milhões de euros em 2017/2018.
Fundo Monetário Internacional

Guiné-Bissau. Economia sob stresse, diz FMI

O país africano teve despesas que não previa, o défice e a dívida pública estão a aumentar e há falta de pagamento de salários. O FMI aponta como solução contenção de despesas e financiamento.
Macau

FMI baixa previsão de crescimento de Macau

Fundo Monetário Internacional aconselhou uma nova política fiscal com maior investimento público e maior despesa na área social.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe tem novo sistema do FMI 

O objetivo é disponibilizar dados sobre contas do país, operações financeiras e dívidas. O sistema permite a agentes e políticos analisar informação sobre o país que o FMI considera relevante.
Fundo Monetário Internacional

FMI: Tensões comerciais China-EUA

Christine Lagarde considera imperativo que as tensões "sejam resolvidas de forma satisfatória para todos". Bruno Le Maire afirmou também que "o risco de guerra comercial" é "a principal preocupação".
Fundo Monetário Internacional

FMI. Lagarde reage a críticas de Trump à Fed

Diretora-geral do FMI sublinhou importância da independência dos bancos centrais, como a Reserva Federal norte-americana cujo presidente, Jerome Powell, tem sido criticado pelo Presidente dos EUA.
Cabo Verde

Cabo Verde diminui dívida em 2019, prevê FMI

Um relatório apresentado na sexta-feira pelo FMI estima que Cabo Verde, país com segunda maior dívida da África Subsariana, vai ter um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2019.
Fundo Monetário Internacional

FMI mais pessimista que Governo sobre défice

FMI agravou a estimativa do défice português para 0,6% do PIB este ano, mas antecipa que o primeiro excedente se registe um ano mais cedo, em 2021.
Fundo Monetário Internacional

FMI revê em baixa crescimento de Portugal

314
O FMI prevê agora que a economia portuguesa cresça 1,7% este ano, abaixo dos 1,8% projetados em novembro de 2018, e antecipando um abrandamento para 1,5% em 2020.
Economia

FMI e BM reunem com Fundo mais pessimista

As reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional começam esta terça-feira, em Washington, nos Estados Unidos, devendo o FMI rever em baixa as suas previsões para 2019.
Banco Mundial

David Malpass é o novo presidente do Banco Mundial

Foi o candidato único proposto por Donald Trump e é grande crítico das instituições internacionais. Eis o novo líder do Banco Mundial, que iniciará funções na próxima semana.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe. FMI quer reformas estruturais

O Fundo Monetário Internacional (FMI) quer reformas estruturais nos setores da energia e turismo de São Tomé, para poder estimular o crescimento económico do país.
Fundo Monetário Internacional

FMI revê em baixa previsões para 2019

A diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, admitiu que "a economia global está num momento delicado" e referiu que o crescimento global tem vindo a abrandar.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede cautela ao governo angolano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) assinalou a necessidade de "muita cautela" na contração de novas dívidas públicas, devido à tendência de aproximação dos 90% do Produto Interno Bruto de Angola.
Moçambique

FMI estuda empréstimo de emergência a Moçambique

573
O FMI vai prestar a ajuda a Moçambique através do Instrumento de Crédito Rápido, um mecanismo instituído pela organização para atender a situações de emergência nos seus países membros.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Chefe da missão elogia "8 anos de disciplina"

Alfredo Cuevas, o chefe da missão do FMI para Portugal, frisou ainda que, do lado português, o fundo sempre verificou a existência de "determinação para tomar as medidas que eram necessárias".
Fundo Monetário Internacional

Consenso político em Portugal é lição para Europa

David Lipton, primeiro vice-diretor do FMI, sublinhou que "o sucesso económico de Portugal foi construído sobre uma base de consenso político num período de crise".
Fundo Monetário Internacional

Economia de São Tomé e Príncipe enfrenta pressão

O Fundo Monetário Internacional advertiu que a economia de São Tomé e Príncipe está "sob uma imensa pressão", com uma "subida vertiginosa" da despesa e quebras da receita.
Fundo Monetário Internacional

Diretora do FMI elogia Portugal, mas deixa alerta

163
A diretora-geral do FMI destacou o "progresso impressionante no corte do défice orçamental e na redução dos custos de financiamento", e agradeceu o pagamento da dívida cinco anos antes do prazo.
Conselho de Estado

Christine Lagarde começa com quatro ausências

Christine Lagarde, diretora-geral do FMI, foi convidada por Marcelo para debater o Brexit e as suas conclusões. Carlos César, Vasco Cordeiro, António Lobo Xavier e Eduardo Lourenço com falta.
Conselho de Estado

Conselho de Estado reúne-se com diretora-geral FMI

Marcelo Rebelo de Sousa afirma que o adiantamento do Brexit permite que as eleições, para o Parlamento Europeu, possam realizar-se no Reino Unido e "permite mais tempo para uma reflexão serena".
Macau

FMI. Crescimento em Macau desacelera para 5,6%

A receita do jogo e turismo voltou a crescer no início de 2018, mas na segunda metade desse ano o crescimento foi moderado e e o investimento menor. Setor pode a agravar riscos de segurança no país.
Angola

Angola. FMI pode não cobrir queda de receita

As reservas internacionais desceram de 11,9 mil milhões de dólares, em novembro, para 10,6 mil milhões de dólares, em dezembro, "apesar da disponibilização de quase mil milhões de dólares pelo FMI".
Timor-Leste

Timor. FMI prevê crescimento da economia 

142
FMI considera que apesar da retoma "é necessária uma estratégia orçamental para garantir a sustentabilidade fiscal a longo prazo e proteger os ativos do Fundo Petrolífero".
Alterações Climáticas

Davos. Debate analisa riscos para o crescimento

Georgieva afirma que as alterações climáticas podem provocar um corte entre 15% e 25% no PIB mundial. Já Kuroda defende que o envelhecimento implica menos receitas fiscais e mais gastos sociais.
Fundo Monetário Internacional

FMI afasta cenário de recessão iminente

O Fundo Monetário Internacional regista o aumento do risco de que a redução do crescimento se intensifique. Relatório prevê em baixa crescimento da economia mundial para 3,5% em 2019 e 3,6% em 2020.
Fundo Monetário Internacional

FMI apela ao fim de incerteza em torno do "Brexit"

Estima-se que as incertezas em torno do "Brexit" já tenham penalizado investimentos no Reino Unido. Um "Brexit" sem acordo significaria um recuo a longo prazo de 5% a 8% do PIB do Reino Unido.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia mundial vai crescer menos em 2019

Fundo Monetário Internacional (FMI) baixou estimativas para a economia mundial, apontando as economias da Alemanha, da Itália e da Turquia como as responsáveis pela nova revisão.
Fundo Monetário Internacional

Portugal precisa de reforçar o sistema de reformas

Segundo o FMI, países como Portugal e Itália podem precisar de “racionalizar acordos generosos em reformas anteriores”. Os jovens terão de poupar significativamente para alcançarem uma boa reforma.
Angola

Angola cresce 1,9% este ano após acordo com FMI

A consultora IHS Markit considera que o acordo com o FMI vai aliviar as pressões de liquidez na economia angolana a curto prazo e vai enviar um forte sinal sobre a estabilidade política.
Angola

Angola. Moody's acompanha programa do FMI

A agência financeira Moody's considera que a implementação do programa do Fundo Monetário Internacional e Angola e as reformas estruturais são os principais aspetos a acompanhar no país em 2019.
Moçambique

Moody's atenta a relação do FMI em Moçambique

Analista da Moody's que segue Moçambique considera que reestruturação dos títulos de dívida e o que acontece com a dívida comercial, para além da relação com o FMI, são as grandes questões de 2019.
Angola

Austeridade em Angola não foi imposição do FMI

O Governo angolano assegura que as "medidas de austeridade" em curso no país não foram impostas pelo FMI. Lagarde esteve dia e meio em Luanda para oficializar o empréstimo de 3,2 mil milhões de euros.
Angola

FMI. Angola aguarda segunda parcela do empréstimo

O empréstimo do FMI valoriza as reformas em curso em Angola e é considerado um catalisador para a atração do investimento externo. O valor da segunda parcela é de 3,7 mil milhões de dólares.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Empréstimo a Angola não vai aumentar impostos

A diretora-geral do FMI anunciou que o empréstimo concedido a Angola não vai provocar o aumento dos impostos, despedimentos ou a subida de combustíveis. O empréstimo será faseado em 3 tranches.
Fundo Monetário Internacional

Diretora-geral do FMI em visita oficial a Luanda

A diretora-geral do FMI inicia esta quinta-feira uma visita oficial a Angola para oficializar o empréstimo de 3,8 mil milhões de euros ao país. O empréstimo será desembolsado a três anos.
Bloco de Esquerda

BE diz que Centeno deu mais informações à Alemanha

2.555
BE está furioso com Mário Centeno por ter dado informações ao parlamento alemão sobre o pagamento antecipado ao FMI que o parlamento português desconhece. Convocada conferência de imprensa "urgente".
Angola

FMI. Financiamento ajuda à credibilidade de Angola

A aprovação de um financiamento de 3,7 mil milhões de dólares pelo Fundo Monetário Internacional, na sexta-feira, confirmou o apoio às reformas em curso para um ambiente económico favorável em Angola.
Fundo Monetário Internacional

Portugal acaba de pagar ao FMI

1.002
O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou esta tarde que Portugal faz o pagamento do total da dívida ao Fundo Monetário Internacional, com a liquidação de 4,7 mil milhões de euros.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Lagarde visita Angola em dezembro

A diretora-geral do FMI vai a Angola de 20 a 22 de dezembro, deslocação que pode culminar no fim das negociações do empréstimo de 3,8 mil milhões de euros, iniciadas em agosto deste ano.
Mecanismo Europeu de Estabilidade

FMI. Portugal pode completar reembolso antecipado

O Mecanismo Europeu de Estabilidade decidiu aprovar a renúncia ao reembolso antecipado de Portugal do empréstimo do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, permitindo o reembolso antecipado ao FMI.
Angola

Acordo com FMI facilita emissão de dívida em 2019

O acordo de financiamento será fulcral para aumentar as reservas em moeda externa e para tornar mais fácil para o Governo emitir mais dívida pública em moeda estrangeira no próximo ano.
Orçamento do Estado

FMI espera défice de 0,4% no próximo ano

O abrandamento na economia levou o Fundo a rever em baixa a previsão de crescimento para 2018. Défice do próximo ano deverá ser o dobro do esperado por Mário Centeno, porque o crescimento será menor.
Fundo Monetário Internacional

FMI aprova desembolso para Argentina

FMI alcançou esta segunda-feira um acordo com a Argentina sobre a segunda revisão do programa de assistência financeira, que permitirá disponibilizar 6.700 milhões de euros em dezembro.
Moçambique

FMI recomenda "donativos e crédito" a Moçambique

Fundo Monetário Internacional recomenda que o financiamento externo de Moçambique se baseie em donativos e crédito com custos muito baixos, lê-se no comunicado.
Moçambique

Moçambique. Economia pode crescer até 4,7%

O representante do FMI em Maputo diz que o "crescimento pode ser muito elevado se o pagamento dos atrasados ao setor privado continuar e tomar mais força a partir dos próximos meses".
Fundo Monetário Internacional

FMI atualiza nível de endividamento de Moçambique

Os técnicos do FMI que estão em Maputo a atualizar o quadro macroeconómico do país vão atualizar também a Análise da Sustentabilidade da Dívida, cujos critérios impedem a ajuda financeira ao país.
Fundo Monetário Internacional

FMI dialoga com Venezuela para ter dados oficiais

A Venezuela é membro do FMI desde 1946. No entanto, desde 2004 que não permite visitas técnicas daquele organismo para verificação dos relatórios e contas.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)