268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Fundo Monetário Internacional

Angola

FMI aprova fundos a programa de ajuste de Angola

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou esta quarta-feira a quinta revisão ao programa de ajustamento financeiro de Angola, permitindo o desembolso imediato de 772 milhões de dólares.
Angola

Angola retira-se de mercados e reavalia fundos

Ministra das Finanças de Angola garante que o Governo está a "trabalhar muito" para cumprir as metas do programa acordado com o FMI, e não descarta um novo programa no final do ano.
Fundos Comunitários

Nelson de Souza cita Gaspar para defender PRR

O ministro do Desenvolvimento recorda que o FMI defendeu, já em pandemia, a necessidade de os estados investirem para impulsionarem a recuperação económica.
Coronavírus

G20 e FMI focados na vacinação dos mais pobres

Um terço das pessoas nos países mais ricos já tomou pelo menos uma primeira dose, essa percentagem nos países pobres não vai além dos 0,3%. G60, FMI e laboratório focados a ajudar os mais vulneráveis.
Coronavírus

Plano de 41 mil milhões para acabar com pandemia

O plano, de 41 mil milhões, visa ter pelo menos 60% da população mundial vacinada até ao final de 2022 para permitir uma recuperação económica global duradoura, disse a diretora-geral do FMI .
Fundo Monetário Internacional

África enfrenta "divergência perigosa", diz FMI

Verifica-se "um crescimento de 6% no mundo, e na África subsaariana é de 3,4% este ano, queríamos que fosse ao contrário" por ser uma "divergência perigosa", afirma diretor do departamento africano.
Fundo Monetário Internacional

França quer vender ouro do FMI para apoiar África

162
A França vai propor que o Fundo Monetário Internacional (FMI) venda parte das suas reservas de ouro e aumente o volume dos fundos destinados à recuperação das economias mais vulneráveis
Fundo Monetário Internacional

FMI. Programa de ajuda à Guiné-Bissau em 2022

O programa irá dar apoio, entre outros, "à implementação por parte das autoridades de um pacote de reformas centrado em estabilizar a economia e gerir necessidades decorrentes da pandemia Covid-19".
Tunísia

Tunísia pediu novo programa de ajuda ao FMI

De acordo com a Bloomberg, o FMI defende que o país tem de "avançar decisivamente" com as reformas na área das finanças do Estado, dívida pública e reestruturação dos subsídios.
Clima

FMI quer G20 a pagar preço por emissões de carbono

Georgieva sublinha que a medida "dá um sinal fundamental aos mercados" que permite o avanço de investimentos em energias renováveis, mobilidade elétrica e reflorestação, entre outros.
Coronavírus

FMI. África só recupera rendimento após 2022

A África subsaariana "vai recuperar algum terreno este ano", em relação a 2019, mas as dificuldades na distribuição das vacinas estão a atrasar a recuperação de curto prazo.
Impostos

O regresso da América e os excessos liberais /premium

Washington quer o mundo a aplicar uma taxa mínimo de imposto sobre os lucros. O FMI apela ao combate às desigualdades. Os excessos do passado expostos pela pandemia estão a fazer mudar as políticas.
Guiné-Bissau

Guiné Bissau pede a programa de crédito ao FMI

A Guiné-Bissau pretende aceder ao Programa de Crédito Alargado do FMI em 2022, anunciou o ministro das Finanças, adiantando que estará em Bissau uma missão do fundo em abril para discutir um programa.
Comentário

"Confiança na contenção orçamental portuguesa"

Vitor Rodrigues Oliveira, jornalista de Economia, dá conta das projeções do FMI, que prevê que as contas de Portugal "sofram menos" que as dos parceiros da UE, e comenta as propostas de Vitor Gaspar.
Vítor Gaspar

Gaspar sugere imposto temporário sobre mais ricos

800
Para fazer face à crise da pandemia, o antigo ministro das Finanças quer os mais ricos a pagar mais impostos temporariamente. Vacinação pode trazer 1 bilião de euros às economias desenvolvidas.
Défice

FMI. Portugal terá maior excedente da UE em 2024

285
Um total de 17 países deverão ter défice mais elevado do que Portugal este ano, segundo o FMI. Para 2024, o fundo acredita que ninguém terá na UE contas tão positivas.
Fundo Monetário Internacional

FMI prevê défice de 5% este ano para Portugal

Novas previsões do FMI para o défice português são mais pessimistas em 2021 e 2022. O primeiro superavit é esperado em 2024, ano em que a dívida deve retomar níveis pré-pandemia.
Fundo Monetário Internacional

Resposta sem precedente evita crise pior que 2008 /premium

Fundo Monetário Internacional diz que economia mundial vai crescer mais este ano depois de uma resposta dos países ao impacto da Covid-19 que evitou uma crise três vezes maior em 2020.
Coronavírus

FMI defende investimento para reduzir desigualdes

As medidas defendidas pelo FMI no texto vão desde gastos "de emergência no curto prazo" no setor da saúde, incluindo "para campanhas de vacinação", à na educação, para "apoiar o ensino à distância".
Fundo Monetário Internacional

Portugal poderá receber 1.800 milhões do FMI 

Países particularmente vulneráveis à pandemia receberão maior ajuda financeira através do FMI. Montante destinado a Portugal, de 1.800 milhões de euros, corresponde a 0,9% do PIB nacional.
Empresas

FMI alerta para maior poder das grandes empresas

Segundo um estudo publicado pelo Fundo Monetário Internacional, a pandemia reforçou a concentração no mercado das grandes empresas, o que resultou num travão para o crescimento e inovação.
Guiné Equatorial

FMI avalia "todas as formas possíveis de apoio"

"O FMI está a avaliar todas as maneiras possíveis de apoiar o povo da Guiné Equatorial neste momento difícil - com base no diálogo político", refere a diretora do Fundo Monetário Internacional.
África

África. Falta de vacinas ameaça recuperação

O continente pode ver ameaçado a sua recuperação económica pela falta de vacinas: "A África subsaariana continua a enfrentar uma crise sanitária, social e económica sem precedentes."
Fundo Monetário Internacional

Líder do FMI prevê aumento de desigualdades

A diretora-geral do FMI defendeu que a pandemia do novo coronavírus vai agravar a situação dos mais pobres, receando que muitas outras economias percam os seus índices de desenvolvimento.
Fundo Monetário Internacional

FMI alerta para "Grande Divergência" em 2021

Para a diretora, a maior preocupação para 2021 é a "Grande Divergência", que consiste num caminho desigual para a recuperação económica entre os vários países da Europa, afetando o Sul e o Leste.
Fundo Monetário Internacional

Fundos do FMI são para a América Latina

A diretora-geral do FMI felicita a América Latina por tomar medidas orçamentais que contrariam a crise provocada pela pandemia.
Fundo Monetário Internacional

FMI menos otimista para economia da Zona Euro /premium

A Zona Euro deverá crescer 4,2% este ano, menos do que o esperado há três meses, à boleia dos confinamentos. Mas economia global deverá ter melhor desempenho do que o previsto.
Economia

FMI aprova 400 milhões de euros para Angola

O Fundo Monetário Internacional aprovou um pacote de ajuda financeiro no valor de mais de 400 milhões de euros. Esta ajuda está integrada num pacote económico de 3,7 mil milhões de euros para Angola.
Fundo Monetário Internacional

FMI: bancos centrais têm que ser "ousados"

As instituições financeiras, que baixaram as taxas de juro e facilitaram os empréstimos para apoiar empresas, devem encontrar uma forma de renovar "o quadro" da sua política, diz a líder do FMI.
Fundo Monetário Internacional

Alívio da dívida só com programa do FMI

O Instituto Financeiro Internacional, que representa os credores privados, afirmou que a participação num eventual alívio da dívida terá de ser em colaboração com o FMI.
Coronavírus

Economia chinesa cresce quase 2% este ano

Apesar das perspetivas positivas, o FMI alertou que o crescimento continua a ser desequilibrado, pois depende excessivamente da intervenção do governo, enquanto o consumo privado "ficou para trás".
Coronavírus

FMI: pandemia pode prejudicar investimentos verdes

Segundo o FMI, há a possibilidade "de que a transição para uma economia de baixo carbono poderia ficar atrasada, caso as 'cicatrizes' económicas da pandemia forem profundas".
Coronavírus

FMI: Angola não recupera da pandemia até 2024

O FMI mantém a previsão de crescimento negativo para Angola em 4% e estima que no próximo ano a economia já registará um crescimento, expandindo-se 3,2%, sustentada na subida dos preços do petróleo.
Fact Check

Lagarde disse que idosos eram risco para economia?

Boato circula há vários anos e foi recuperado durante a pandemia da Covid-19. Atribui a Lagarde frase crítica da população mais idosa. Não há registo que Lagarde o tenha dito.
Coronavírus

Portugal "afetado pelas restrições noutros países"

O diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional disse que as previsões para a economia portuguesa são especialmente afetadas pelas restrições de viagens e limitações noutros países.
Coronavírus

Há riscos para a liquidez das empresas europeias

No entanto, segundo o FMI, se as medidas de política anunciadas pelos países para apoiar a economia forem totalmente implementadas, isso poderá "reduzir significativamente os riscos de liquidez".
Fundo Monetário Internacional

Andorra adere ao FMI e torna-se o 190º membro 

Com esta adesão o país vai agora poder "receber uma revisão anual do FMI, um 'exame à saúde' da economia feito pelo FMI, aceder a assistência técnica e ter empréstimos do Fundo, se for necessário".
Coronavírus

FMI: economia mundial está extremamente frágil

A gravidade e a magnitude do impacto da pandemia, que já causou mais de um milhão de mortos e a maior recessão económica em praticamente um século, tem sido o centro de atenção das reuniões do FMI.
Défice

FMI prevê défice de 8,4% este ano e 2,7% em 2021

As novas previsões do Fundo Monetário Internacional para o défice português são mais pessimistas do que as contas do Governo para este ano, mas mais otimistas para 2021.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia de Macau deverá cair 52,3%

A economia de Macau deverá regredir 52,3% este ano, devido à pandemia da Covid-19 segundo as Perspetivas Económicas Mundiais esta quarta-feira divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).
Fundo Monetário Internacional

FMI diz que pandemia aumenta "desigualdades"

O FMI diz que a pandemia de Covid-19 "reverte os progressos feitos de os anos 1990" e aumenta a "desigualdade" existente, devido às quedas da economia, que são "anormalmente grandes".
Fundo Monetário Internacional

PIB da zona euro recua 8,3% em 2020

O Fundo Monetário Internacional estima que o PIB da zona euro caia 8,3% em 2020, mas vai recuperar e subir para 5,2% em 2021. É esperada uma melhoria das previsões económicas feitas em junho.
Coronavírus

FMI. Confinamento mais curto e duro é mais eficaz 

Estudo divulgado na reunião de outono revela que a médio prazo as consequências económicas de um confinamento geral mais duro são menos nefastas do que as medidas restritivas agora impostas.
Corrupção

Rodrigo Rato sai da prisão com pulseira eletrónica

O ex-diretor-geral do FMI saiu em regime de semiliberdade após ter cumprido pena de quatro anos e meio por corrupção. Rodrigo Rato pode pedir liberdade condicional devido à sua idade.
Espanha

FMI prevê aumento de 7,2% do PIB de Espanha

O FMI precisa que o valor do crescimento para o ano que vem depende de as autoridades espanholas conseguirem conter a propagação da pandemia de Covid-19.
Angola

FMI não afasta risco de Angola reestruturar dívida

A consultora Capital Economics considera que o aumento do montante do empréstimo do FMI a Angola vai ajudar o país mas não afasta a eventual necessidade de reestruturar a dívida privada.
Angola

FMI: Angola tem de vigiar a dívida pública

O Fundo Monetário Internacional alertou que Angola tem de "vigiar constantemente" a gestão da dívida pública, manter a implementação de reformas estruturais e combater a corrupção.
Fundo Monetário Internacional

FMI enaltece acordo da dívida da Argentina

Os títulos de dívida sujeitos a restruturação, emitidos em 2005 e 2010 e a partir de 2016, vão ser trocados por títulos em dólares e euros, com vencimentos em 2029, 2030 e 2038.
Fundo Monetário Internacional

FMI. 2ª vaga pode afundar mais comércio global

Com perspetivas “muito incertas” no mundo, o Fundo Monetário Internacional avisa para o aperto das condições financeiras. E dá receitas aos países para que corrijam desequilíbrios nas contas externas.
Angola

Angola. Discussão de reforço do empréstimo adiada

FMI adiou reunião para discussão de um reforço de 740 milhões de dólares do empréstimo a Angola até à "segunda metade" do mês. Bloomberg acrescenta que adiamento vai permitir ao conselho executivo.
Moçambique

Banco de Moçambique cético a PIB positivo

Para Omar, é duvidoso que o país alcance uma taxa do Produto Interno Bruto (PIB) positiva num contexto em que todos os países que mais importam de Moçambique vão registar quedas nas suas economias.
Fundo Monetário Internacional

Moçambique. FMI apela proteger os mais vulneráveis

Ari Aisen referiu que Moçambique deve potenciar os mecanismos de proteção social existentes no país, visando assegurar o aumento de ajuda financeira às famílias mais atingidas pela pandemia.
Angola

FMI. Angola com "folga" de 680 milhões de euros

O governante apontou que "estrategicamente e com aconselhamento do próprio FMI", o executivo angolano decidiu "não consumir a totalidade do financiamento disponível para o país".
Angola

Angola pode ter pedido mais 637 milhões ao FMI

De acordo com o semanário angolano Expansão, Luanda prevê necessitar de mais 3.821 milhões de dólares (3.285 milhões de euros) este ano e mais 2.899 milhões de dólares (2.492 milhões de euros) em 2021
Coronavírus

PIB da Coreia do Sul com maior queda desde 1998

O PIB sul-coreano sofreu uma queda de 3,3% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior e de 2,9% em relação ao período homólogo. Contração deve-se a um declínio nas exportações.
Coronavírus

FMI alerta para desigualdades de género 

A pandemia ameaça reverter ganhos relativos às oportunidades económicas das mulheres e aumentar desigualdades de género. FMI aponta que esta teve efeitos desproporcionados nas mulheres e no estatuto.
Coronavírus

FMI: mundo "não está fora de perigo"

Nova fase da crise provocada pela pandemia exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa". Segunda vaga da doença poderá levar ao aumento de perturbações na economia.
Médio Oriente

FMI prevê pior queda no Médio Oriente em 50 anos

As economias do Médio Oriente e norte de África vão contrair, em média, 5,7% este ano, com quedas até 13% nos países em guerra, informou o FMI. Essa projeção é a mais baixa em mais de 50 anos.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Dívida pública atingirá pico histórico

A dívida pública em todo o mundo pode superar o PIB global este ano. Economistas do FMI defendem que os governos não devem reduzir gastos muito depressa, para não comprometerem a recuperação.
Coronavírus

África. FMI prevê quase 40 milhões na pobreza

189
O Fundo Monetário Internacional piorou a previsão de crescimento para a África subsaariana, antecipando uma recessão de 3,2% e prevendo quase 40 milhões de pessoas em pobreza extrema.
Crise económica

FMI. Maior recessão para parceiros de Portugal /premium

O Fundo Monetário Internacional reviu fortemente as perspetivas para a economia mundial. A zona Euro não escapa ao pessimismo.
Coronavírus

FMI piora recessão do Brasil para 9,1% este ano

O Fundo Monetário Internacional piorou a previsão de recessão para o Brasil, antecipando agora um crescimento negativo de 9,1%. A nível mundial, o FMI prevê uma contração de 4,9%.
Coronavírus

FMI duplica previsão de recessão para África

O FMI antevê que as economias africanas tenham uma contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,2%, devido aos impactos económicos e de saúde da pandemia da Covid-19.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede "cuidado" na transição energética 

A "transição para uma economia de baixo carbono precisa de ser gerida com cuidado para evitar reavaliações abruptas e não antecipadas", defende o Fundo Monetário Internacional.
Coronavírus

Zâmbia. Pedido de ajuda pode esbarrar na dívida

O FMI explicou que, "nos casos em que a dívida é insustentável, o país membro [do FMI] deve tomar medidas para restaurar a sustentabilidade da dívida para aceder ao financiamento do Fundo".
Líbano

Líbano vai pedir a ajuda do FMI

"Vamos pedir um programa do Fundo Monetário Internacional", anunciou o primeiro-ministro libanês, após a aprovação de um plano de recuperação da economia do país endividado.
Coronavírus

Bruxelas antecipa recessão na Europa de 7,5%

O comissário europeu da Economia antecipou que as previsões económicas que Bruxelas divulgará em maio serão "semelhantes" às do FMI, que preveem uma contração na zona euro de 7,5%.
Coronavírus

FMI aprova 309 milhões de dólares para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional aprovou a entrega de 309 milhões de dólares ao Governo de Moçambique para suprir as necessidades urgentes da balança de pagamentos decorrentes da pandemia.
Coronavírus

FMI. Fundo de emergência para a Costa do Marfim

Fundo Monetário Internacional aprovou esta sexta-feira fundo de emergência de cerca de 815 milhões de euros para ajudar a Costa do Marfim a combater a covid-19.
País

FMI alerta Portugal para a dependência do turismo

Diretor do departamento Europeu do FMI apontou como principais fatores problemáticos para Portugal a dependência do turismo, dos serviços e as baixas poupanças das pequenas e médias empresas.
Coronavírus

FMI. Dívida pública vai disparar para 135% do PIB 

2366
Portugal deverá ter défice de 7,1% em 2020, por causa do combate ao Covid e da queda da economia. É um valor comparável ao tempo da troika. FMI prevê dívida pública nos 135% do PIB, um nível recorde.
Coronavírus

FMI prevê recessão de 8% para Portugal em 2020

673
Fundo Monetário Internacional prevê a pior crise desde a Grande Depressão. Economia mundial vai cair 3% em 2020. Pode recuperar 5,8% em 2021, mas não volta ao nível pré-crise. E há cenários piores.
Coronavírus

OMS. Levantar restrições cedo pode agravar crise

1788
O diretor-geral da OMS deixou avisos a todos os países que lutam contra a Covid-19. E a diretora-geral do FMI avisou que as consequências desta crise serão piores que as da crise de 2008.
Coronavírus

FMI garante que o mundo já está em recessão

321
A líder do Fundo Monetário Internacional avisa que os países têm de avançar com gigantescas somas de dinheiro para combater a crise da pandemia. E não tem dúvidas: "Já estamos em recessão".
Coronavírus

FMI recebeu pedido de ajuda de 20 países africanos

O diretor do departamento africano do Fundo Monetário Internacional (FMI) dissejá 20 países do continente pediram assistência financeira imediata.
Coronavírus

Países pobres. FMI e Banco Mundial defendem perdão

277
Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial apelam a todos os credores oficiais bilaterais que suspendam pagamentos de dívidas dos países mais pobres, como Bissau, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé.
Coronavírus

FMI diz que a recessão será pior do que em 2008

284
Já 80 países pediram ajuda ao FMI e os investidores já retiraram 83 mil milhões de dólares [77,6 mil milhões de euros] dos mercados emergentes.
Moçambique

FMI retoma programa de assistência em Moçambique

O Fundo Monetário Internacional vai enviar a Moçambique no final do mês uma equipa para discutir com as autoridades locais o reinício do programa de assistência, disse fonte da instituição.
Fundo Monetário Internacional

FMI: dívida da Argentina "não é sustentável"

A dívida da Argentina necessita de uma "contribuição apreciável dos credores privados". O ajuste fiscal necessário para reequilibrar as contas públicas não é viável.
Fundo Monetário Internacional

FMI: maior supervisão nos circuitos de capital

O Fundo Monetário Internacional consideram que os países devem supervisionar mais os circuitos de capital. Mais transparência no mercado privado da dívida "ajudaria a monitorizar riscos sistémicos".
Atualidade

Argentinos protestam contra pagamento da dívida

Manifestações têm tomado as ruas de Buenos Aires, esta semana, contra a presença do FMI no país. Pressionam o governo para que suspenda o pagamento da dívida e dê prioridade à crise social.
Fundo Monetário Internacional

FMI pede a Moçambique para manter reformas

O diretor-geral do FMI apelou em Maputo ao novo Governo moçambicano para continuar as reformas estruturais e estabilidade macroeconómica, assinalando que o país tem registado um desempenho positivo.
Fundo Monetário Internacional

FMI e governo de Moçambique reunidos para negociar

O FMI reúne-se, em Maputo, com o ministro da Economia e Finanças e o governador do Banco de Moçambique, admitindo um programa de apoio. FMI suspendeu apoios devido ao escândalo das dívidas ocultas.
Moçambique

FMI envia missão a Moçambique

Uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) está em Maputo para analisar o relacionamento com Moçambique. Visita pode antecipar a retoma de apoios ao país, após caso das dívidas ocultas.
Argentina

França promete ajudar Argentina 

Macron afirmou que a situação económica da Argentina o preocupa e admite que tem "apoiado os esforços de estabilização da economia e de integração na comunidade financeira internacional".
Fundo Monetário Internacional

Ex-chefe do FMI na troika para Portugal reforma-se

Poul Thomsen foi o primeiro rosto do Fundo Monetário Internacional no programa de assistência a Portugal. Foi também o representante no resgate à Grécia. Vai reformar-se depois de 37 anos no FMI.
Fundo Monetário Internacional

FMI baixa de novo previsões para economia global

O FMI está ainda mais pessimista em relação ao crescimento global, mas também já vê sinais de inversão. Índia é principal responsável pela revisão em baixa. Espanha e Alemanha travam Zona Euro.
Angola

Dívida angolana chega aos 111% em 2020

A revisão do FMI reflete a depreciação da moeda no último trimestre do ano. A dívida angolana continua "altamente vulnerável", apesar dos esforços para lidar com os riscos da sua sustentabilidade.
Fundo Monetário Internacional

FMI aprova ajuda financeira à Guiné Equatorial

O Fundo Monetário Internacional aprovou um pacote de ajuda financeira à Guiné Equatorial no valor de 282,8 milhões de dólares, até 2022, para melhoria da governação e combate à corrupção.
Cabo Verde

Cabo Verde. Défice deve melhorar para 2% do PIB

As previsões do FMI relativamente ao défice de Cabo Verde estão ligeiramente melhores, e são agora de 2% do PIB, em contraste com os anteriores 3%.
Cabo Verde

FMI elogia reformas em curso em Cabo-Verde

O Fundo Monetário Internacional reviu em alta a previsão de crescimento económico de Cabo Verde em 5,2% para 2019. A meta das receitas fiscais ficou, no entanto, "aquém" do que era desejado.
Angola

FMI: governo é responsável por reformas em Angola

O representante do FMI reconheceu que muitas das reformas "não são medidas fáceis, são para a economia e para a população", mas que "são reformas do governo angolano, não são medidas do FMI".
Fundo Monetário Internacional

Ucrânia e FMI chegam a acordo para empréstimo 

Acordo alcançado na noite de sábado prevê empréstimo de cinco mil milhões de euros a três anos. FMI sublinhou o apoio da instituição para "manter a estabilidade macroeconómica e levantar a economia".
Fundo Monetário Internacional

222 milhões de euros do FMI para Angola

O FMI aprovou, esta sexta-feira, a segunda avaliação do programa de ajustamento financeiro de Angola. O programa foi aprovado no final do ano passado, somando um total de 3,7 mil milhões de dólares.
Mundo

Guiné recebe empréstimo de 541 milhões do FMI

O FMI vai emprestar 541 milhões de euros à Guiné-Equatorial como apoio às receitas do estado, para que o país possa investir. O montante é 100 milhões de dólares mais baixo que o previsto pelo país.
Guiné Equatorial

Organizações pedem ao FMI que adie empréstimo

Organizações de direitos humanos e boa governação pediram esta sexta-feira o adiamento da votação do empréstimo do FMI à Guiné-Bissau por considerarem programa e condições previstas insuficientes.
Venezuela

Venezuela. 10 milhões podem tornar-se deslocados 

"Perante essa dura realidade económica e condições de vida precárias, os migrantes estão a deixar a Venezuela", refere o FMI, prevendo que o número poderá atingir os dez milhões até 2023.
Moçambique

FMI defende transparência na gestão de recursos

O diretor do Departamento para África do FMI afirmou que o benefício que pode ser retirado dos recursos naturais "só será possível se os recursos forem geridos de forma transparente".
Argentina

Argentina diz que paga dívida ao FMI sem ajustes

Alberto Fernández, Presidente eleito da Argentina, assumiu que vai pagar a dívida que tem ao FMI, mas rejeita fazer novos ajustes fiscais evocando o enorme esforço do presidente ainda no cargo.
Moçambique

FMI defende fundo soberano para receitas de gás

"Nós achamos que a criação de um fundo, apesar de adiar o consumo num cenário onde há necessidades, iria favorecer a economia moçambicana", disse o representante do FMI.
Fundo Monetário Internacional

FMI negoceia programa de apoio a Moçambique

"Se o governo tiver interesse em conversas sobre um possível programa de apoio financeiro com o FMI, nós estamos abertos a esse pedido e a ter essas conversas", afirmou o chefe de missão do FMI.
Moçambique

FMI prevê recuperação económica de Moçambique

O FMI prevê que Moçambique tenha uma forte recuperação económica em 2020 com uma inflação baixa, anunciou a missão técnica do fundo ao terminar uma visita ao país.
BCE

Christine Lagarde assume hoje presidência do BCE

A ex-diretora do FMI, Christine Lagarde, assume a liderança do Banco Central Europeu, sucedendo a Mario Draghi, que cumpriu oito anos de mandato, e tornando-se a primeira mulher a liderar o banco.
Nicolás Maduro

Venezuela: Maduro denuncia "agressões económicas"

Nicolás Maduro afirmou que novas estratégias de guerra internacional de algumas potências são "agressões económicas" contra os "setores mais vulneráveis".
África

África subsaariana cresce mais de 3% até 2020 

As previsões do FMI para a África subsaariana foram reafirmadas. As perspetivas variam de país para país com base nos recursos naturais disponíveis e a dívida média está a estabilizar.
Angola

FMI. Angola vai ver dívida pública atingir os 95%

Uma revisão do FMI ao crescimento da África subsaariana vê a dívida pública angolana atingir os 95% do PIB ainda este ano. A tendência deve ser invertida já em 2020 e o crescimento continuado.
Moçambique

FMI. Dívida de Moçambique sobe para 109% do PIB

Moçambique deverá assistir a uma subida do rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto, que deverá aumentar de 99,8%, no ano passado, para 108,8% este ano e 106,8% em 2020.
Macau

Macau. Queda nas receitas de jogo é causa da crise

O FMI reviu em baixa o PIB macaense e aponta como principais causas a quebra do investimento público e a queda das receitas de jogo nos casinos de uma Macau que "é jogo e pouco mais".
Trabalho

Líder do FMI exige maior inclusão de mulheres

Kristalina Georgieva exigiu uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico.
Fundo Monetário Internacional

FMI melhora previsão: Portugal cresce 1,9% em 2019

319
As novas previsões do Fundo Monetário Internacional expõem ainda mais o fraco momento de Alemanha e Itália. EUA e China abrandam até 2020. O mundo tem crescimento "moderado". Venezuela cai 35%.
Economia

Reembolsos europeus sem vantagens "esmagadoras"

A presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) disse aos jornalistas que o pagamento adiantado dos empréstimos não europeus não têm as mesmas vantagens que os do FMI.
Economia

Governo antecipa pagamento de 2 mil milhões

Portugal vai pagar na próxima semana o reembolso antecipado de dois mil milhões de euros ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) pelos empréstimos concedidos durante a troika.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Economia em "desaceleração sincronizada"

484
A nova líder do Fundo Monetário Internacional estima que as guerras comerciais possam significar uma redução de 700 mil milhões de dólares no PIB mundial. Nove em cada dez economias deverão abrandar.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Georgieva entra esta terça-feira em funções 

"Assumo as minhas novas funções consciente dos grandes desafios que tenho", disse Kristalina Georgieva que começa esta terça-feira a exercer cargo de diretora-geral do Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Diretora-geral reunida com ministro argentino

Kristalina Georgieva diz que está "ansiosa para trabalhar com as autoridades" da Argentina, país a quem o FMI concedeu em 2018 um empréstimo de 57 mil milhões de dólares.
Fundo Monetário Internacional

Kristalina Georgieva nomeada diretora-geral do FMI

A búlgara Kristalina Georgieva tornou-se a segunda mulher a ser nomeada diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, anunciou o Conselho de Administração da instituição em Washington.
Christine Lagarde

Crescimento frágil ameaçado por tensões comerciais

A diretora-geral cessante do FMI, Christine Lagarde, sublinhou na quinta-feira que o crescimento global está "frágil e ameaçado" devido, em parte, à guerra comercial e ao 'Brexit'.
Guiné-Bissau

FMI irá avaliar vulnerabilidades de Guiné-Bissau

Missão dará especial ênfase ao combate à corrupção e irá abordar questões ligadas ao risco orçamental, à transparência na gestão das contas públicas, à macroeconomia e às reformas estruturais.
Christine Lagarde

O último dia de Christine Lagarde no FMI

Christine Lagarde será a primeira mulher a assumir a presidência do BCE, depois de ter sido também a primeira mulher na liderança do FMI.
Fundo Monetário Internacional

Georgieva é única candidata à liderança do FMI

A economista búlgara foi a única candidata à sucessão de Christine Lagarde como diretora-geral do Fundo Monetário Internacional. O processo de nomeação será concluído a 4 de outubro.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial: empréstimo de 700 milhões do FMI

O ministro das Finanças da Guiné Equatorial disse que o país quer 700 milhões de dólares de ajuda financeira do FMI, e que ainda este mês haverá uma reunião em Malabo sobre o programa.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Idade já não é limite para Georgieva 

O FMI aprovou a reforma da lei que impunha um limite de idade para o cargo de diretor-geral. Assim, a búlgara Georgieva já pode ser candidata. A apresentação de candidaturas termina esta sexta-feira.
Argentina

FMI. Argentina quer rever vencimentos da dívida

Argentina pediu ao FMI para reprogramar os vencimentos da dívida de 57 mil milhões de dólares, cujos primeiros reembolsos deviam ocorrer em 2021, num momento de agravamento na crise do governo Macri.
Governo

Costa quer boa pasta na CE e Centeno onde está

387
O afastamento de Centeno da corrida do FMI foi estratégico. Costa quer mantê-lo como ministro e no Eurogrupo. A prioridade portuguesa continua a ser a pasta dos Fundos.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Georgieva é a candidata europeia

198
Kristalina Georgieva não teve inicialmente votos suficientes para uma maioria qualificada, mas os ministros das Finanças da UE continuaram o processo e a búlgara acabou por ser escolhida.
Fundo Monetário Internacional

UE. Decorre votação para escolher candidato ao FMI

O Ministério das Finanças francês disse que "podem ser organizadas várias fases de votação, se for necessário". Os Governos da União Europeia terão de escolher entre quatro candidatos.
Fundo Monetário Internacional

Maleiane concordou ocultar dívidas ao FMI, diz EUA

219
A justiça norte-americana alega que o atual ministro das Finanças moçambicano, Adriano Maleiane, "concordou" não revelar dois empréstimos ao Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Os "candidatos" que vão a votos sem Centeno /premium

Centeno esteve na "shortlist", mas disse que (afinal) não vai a votos esta sexta-feira. Reserva, ainda assim, margem para ser um candidato de consenso. Para já, ficam na corrida outros quatro nomes.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Centeno (afinal) não desiste de ser candidato

1367
O ministro das Finanças anunciou no Twitter que não vai a votos esta sexta-feira. Mas ao Observador fonte oficial das Finanças diz que se mantém disponível para ser candidato.
Fundo Monetário Internacional

Reino Unido poderá apresentar um candidato ao FMI

O ministro das Finanças francês remeteu para sexta-feira a votação para designar um candidato, com objetivo de dar tempo ao Reino Unido para apresentar um candidato até esta quinta-feira à noite.
Fundo Monetário Internacional

FMI. Ministros europeus votam candidato esta sexta

Mário Centeno ficará a saber esta sexta-feira se vai ser o candidato europeu ao Fundo Monetário Internacional. Os ministros das Finanças da UE vão votar um dos cinco nomes em cima da mesa.
Fundo Monetário Internacional

França desmente que Centeno esteja de fora do FMI

2447
Inicialmente, a Bloomberg avançou que Centeno estava fora da corrida para o FMI. Porém, o governo francês negou essa informação e inclui o ministro das Finanças na shortlist para suceder a Lagarde.
Mário Centeno

FMI. França diz que Centeno está na lista

221
A Reuters avança que, segundo um oficial do governo francês, Mário Centeno é um dos cinco nomes na lista final para suceder a Christine Lagarde na liderança do Fundo Monetário Internacional.
Fundo Monetário Internacional

FMI baixa previsão mundial de crescimento a 3,2%

O Fundo Monetário Internacional manteve a previsão de crescimento na zona euro em 1,3% este ano, subindo em uma décima para 1,6% a estimativa para 2020. Alemanha talvez apresente uma "ligeira baixa".
Mário Centeno

Centeno tem menos concorrência para o FMI

O jornal Politico garante que dois dos nomes apontados para presidir ao Fundo Monetário Internacional (FMI) estão fora da corrida.
Mário Centeno

Politico aponta Centeno à liderança do FMI

255
A lista tem quatro nomes — três homens e uma mulher — apontados pelo site como potenciais sucessores de Christine Lagarde na liderança do FMI. Centeno é um deles, mas tido como "pouco experiente".
Christine Lagarde

Christine Lagarde deixa o FMI em setembro

Antes da confirmação do seu nome para líder do BCE, a presidente do FMI desde 2011 apresentou a sua carta de demissão do cargo esta terça-feira.
Cabo Verde

FMI. Apoio a Cabo Verde prevê fim de subsídios

A situação económica de Cabo Verde, elogia o FMI, melhorou nos últimos anos, com o arquipélago a passar de um crescimento de 1% do PIB em 2015 para cerca de 5% previstos para este ano.
Fundo Monetário Internacional

Sistema de pensões? "Caro e generoso", diz FMI

259
O Fundo Monetário Internacional afirma que o atual sistema de pensões não corrige a "desigualdade” nas pensões de velhice. O FMI apela assim a que os resultados das reformas sejam reexaminados.
Fundo Monetário Internacional

FMI vê excedente em 2020 e mantém défice este ano

O Fundo Monetário Internacional espera um excedente de 0,1% do PIB do país no próximo ano. Meta do défice de 0,2% (a mesma já referida pelo Governo) é também mantida.
Fundo Monetário Internacional

Antiga chefe do FMI fala de "retrocessos" no país

350
A economista que liderou a missão do FMI em Portugal em 1983 considera que o progresso das reformas estruturais em Portugal tem ficado aquém do desejável e houve retrocessos.
Fundo Monetário Internacional

FMI liberta 31,7 milhões de dólares à RCA

O conselho de administração do FMI aprovou "um desembolso de 31,7 milhões de dólares" (28,04 milhões de euros)". O acordo de paz "pode constituir uma etapa crucial para o fim da crise".
Fundo Monetário Internacional

São Tomé. FMI diz que dívida pública é "grave" 

"A situação atingiu um ponto de tal forma grave, que, a menos que sejam tomadas medidas muito sérias para controlar a dívida, esta torna-se insustentável", disse a representante do FMI.
Economia

FMI. "Portugal teve sorte até agora"

631
O antigo economista-chefe do Fundo Monetário Internacional conta que escreveu um artigo sobre Portugal há dois anos no qual antecipava um cenário mais difícil para Portugal.
Jean-Claude Juncker

Conflito EUA-China preocupa Juncker

Para o presidente da Comissão Europeia, o conflito entre EUA e China vai levar à diminuição do crescimento da economia a nível mundial. Para Jucker, o conflito "é desnecessário" e deve ser resolvido.
Guiné Equatorial

Guiné Equatorial saiu da recessão económica

A Guiné Equatorial diz que a sua economia registou uma contração de 6,8% em 2016 e que registou expansões económicas desde então. No entanto, o FMI aponta para crescimentos económicos negativos.
Contas Públicas

Os principais recados do FMI a Portugal

623
Missão do FMI pede ao Governo esforço adicional de 2 mil milhões de euros para controlar contas e cuidado na despesa salarial no Estado. Conheça em detalhe as posições do FMI
Fundo Monetário Internacional

FMI. Meta do défice de 0,2% é possível em 2019 

O FMI considera agora que a previsão de um défice de 0,2% do PIB este ano é possível, apesar da injeção no Novo Banco, mas indica que um maior esforço orçamental reforçaria a resiliência da economia.
Ambiente

Subsídios ao petróleo e carvão atingem 5,2 biliões

O Fundo Monetário Internacional afirma, num estudo, que os diferentes países subsidiam em cerca de 5,2 biliões de dólares os combustíveis tradicionais. China lidera, seguida dos EUA, Rússia e Europa.
Fundo Monetário Internacional

Paquistão. Ajuda de 5 mil milhões de euros do FMI

O Paquistão vai ser alvo da terceira intervenção do FMI na história do país, sete meses depois de acabar de pagar o último resgate financeiro. País teve défice de 16 milhões de euros em 2017/2018.
Fundo Monetário Internacional

Guiné-Bissau. Economia sob stresse, diz FMI

O país africano teve despesas que não previa, o défice e a dívida pública estão a aumentar e há falta de pagamento de salários. O FMI aponta como solução contenção de despesas e financiamento.
Macau

FMI baixa previsão de crescimento de Macau

Fundo Monetário Internacional aconselhou uma nova política fiscal com maior investimento público e maior despesa na área social.
São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe tem novo sistema do FMI 

O objetivo é disponibilizar dados sobre contas do país, operações financeiras e dívidas. O sistema permite a agentes e políticos analisar informação sobre o país que o FMI considera relevante.
Fundo Monetário Internacional

FMI: Tensões comerciais China-EUA

Christine Lagarde considera imperativo que as tensões "sejam resolvidas de forma satisfatória para todos". Bruno Le Maire afirmou também que "o risco de guerra comercial" é "a principal preocupação".
Fundo Monetário Internacional

FMI. Lagarde reage a críticas de Trump à Fed

Diretora-geral do FMI sublinhou importância da independência dos bancos centrais, como a Reserva Federal norte-americana cujo presidente, Jerome Powell, tem sido criticado pelo Presidente dos EUA.
Cabo Verde

Cabo Verde diminui dívida em 2019, prevê FMI

Um relatório apresentado na sexta-feira pelo FMI estima que Cabo Verde, país com segunda maior dívida da África Subsariana, vai ter um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2019.
Fundo Monetário Internacional

FMI mais pessimista que Governo sobre défice

FMI agravou a estimativa do défice português para 0,6% do PIB este ano, mas antecipa que o primeiro excedente se registe um ano mais cedo, em 2021.
Fundo Monetário Internacional

FMI revê em baixa crescimento de Portugal

314
O FMI prevê agora que a economia portuguesa cresça 1,7% este ano, abaixo dos 1,8% projetados em novembro de 2018, e antecipando um abrandamento para 1,5% em 2020.
Economia

FMI e BM reunem com Fundo mais pessimista

As reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional começam esta terça-feira, em Washington, nos Estados Unidos, devendo o FMI rever em baixa as suas previsões para 2019.
Banco Mundial

David Malpass é o novo presidente do Banco Mundial

Foi o candidato único proposto por Donald Trump e é grande crítico das instituições internacionais. Eis o novo líder do Banco Mundial, que iniciará funções na próxima semana.
A página está a demorar muito tempo.