O aeroporto de Cabul, onde se reúnem milhares de pessoas para sair do país nas operações de evacuação e outros milhares que tencionam apenas fugir, está sob “ameaça elevada de ataque terrorista”, avisaram esta manhã os gabinetes de Negócios Estrangeiros do Reino Unido e da Austrália, avançou a Al Jazeera. James Heappey, secretário de Estado das Forças Armadas britânico, alertou que os relatos que chegam são de um “ataque iminente” e “altamente mortífero” poderá acontecer nas próximas horas.

No sentido dos alertas australiano e britânico, as forças norte-americanas pedem assim que as pessoas não se dirijam até ao aeroporto. “Aqueles que se encontram no Abbey Gate, East Gate, ou North Gate devem partir imediatamente”, disse o Departamento de Estado norte-americano num alerta, citando “ameaças à segurança”, numa altura em que as tropas ocidentais se apressam para retirar o maior número possível de pessoas antes de 31 de agosto — data oficial para a saída dos EUA.

O Departamento de Negócios Estrangeiros australiano também citou uma “ameaça contínua e muito elevada de ataque terrorista”, alertando as pessoas para não viajarem para o aeroporto. Já o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico deu conselhos semelhantes através de um comunicado: “Existe uma ameaça constante e elevada de ataque terrorista. Não viajem para o aeroporto internacional de Kabul Hamid Karzai. Se estiver na área do aeroporto, mude-se para um local seguro e aguarde mais conselhos”, cita o Guardian. A mesma nota referia que “se pode sair do Afeganistão em segurança por outros meios, deve fazê-lo imediatamente”.

O Pentágono afirmou que nas últimas 24 horas foram retiradas cerca de 19 mil pessoas e que, desde 14 de agosto, o dia em que os talibãs tomaram o poder, mais de 80 mil estrangeiros e afegãos foram retirados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ataque iminente” e “altamente mortífero” pode acontecer dentro de horas no aeroporto de Cabul

O secretário de Estado das Forças Armadas britânico, James Heappey, veio reforçar na manhã desta quinta-feira que há uma ameaça real e “iminente” no aeroporto de Cabul, numa altura em que as pessoas estão desesperadas e “há um apetite de muitos na fila para se arriscarem”. As atenções estão voltadas para o grupo ISIS-K, um braço do Estado Islâmico inimigo dos talibãs.

“Há agora um relato muito, muito credível de um ataque iminente e por isso o conselho do Ministério dos Negócios Estrangeiros foi alterado ontem à noite”, referiu Heappey em entrevista à BBC Radio 4.

Depois dessas declarações, em entrevista com a BBC Breakfast, o secretário de Estado reforçou a iminência do possível ataque ao local, onde se encontram milhares de pessoas à espera para saírem do país, dizendo que o sucedido seria um ataque “altamente mortífero”. Questionado depois pela Sky News se esse ataque poderia decorrer nas próximas horas, James Heappey respondeu “sim”.

A ameaça está a aumentar a pressão sobre a operação de retirada, tanto dos estrangeiros como dos afegãos que colaboraram com os países envolvidos, para que esta aconteça antes da data limite estipulada.