Talibã

Afeganistão

Cabul. Ataque faz 14 mortos e mais de 100 feridos

Um carro-bomba explodiu em Cabul, num atentado reivindicado pelos Talibã. A violência tem vindo a aumentar no Afeganistão. Só em julho houve mais de 1500 mortos - o número mais elevado do ano.
Talibã

Ataque talibã em Cabul faz 14 mortos e 145 feridos

O porta-voz dos talibãs explicou que o objetivo do ataque "suicida" era "um centro de recrutamento perto da esquadra da polícia". Dez dos 14 mortos registados são civis.
Afeganistão

Talibãs encerram centros de saúde de ONG sueca

Os centros de saúde eram administrados pelo Comité Sueco para o Afeganistão. A entidade estima que mais de 7.500 pessoas ficarão sem cuidados médicos devido à decisão.
Talibã

Nova ronda negocial entre EUA e talibãs

Trata-se do sétimo encontro entre os representantes do talibãs e os EUA, que se iniciaram no final de 2018. Este decorre em Doha, no Qatar.
Afeganistão

Negociações devem incluir direitos das mulheres

Segundo o MNE afegão, as negociações de paz entre os talibãs e os EUA devem incluir os direitos das mulheres, que não devem estar sujeitos a "restrições", nomeadamente ao nível da escolarização.
Afeganistão

Afeganistão. Bombardeamento mata dez crianças

Dos 13 civis mortos em consequência de um bombardeamento realizado no sábado pelas tropas internacionais para "apoiar as forças pró-governamentais no terreno", dez são crianças. Há ainda três feridos.
Lionel Messi

O pequeno Messi afegão é agora alvo dos talibã

153
Murtaza ficou famoso quando foi parar às redes sociais vestindo um saco de plástico como uma camisola de Messi. Acabou por conhecer o astro argentino e receber um equipamento. Hoje é alvo dos talibã.
Afeganistão

Ataque no Afeganistão fez 65 mortos

O novo balanço realizado esta terça-feira dá conta de pelo menos 65 mortos. O ataque foi provocado pelo grupo extremista islâmico Talibã a uma base militar e centro de treinos no leste do país
Afeganistão

Afeganistão. Talibãs reivindicam ataque em Cabul

Os talibãs reivindicaram o ataque de segunda-feira, sublinhando que após a 1ª explosão com o carro armadilhado em Cabul, outros 4 bombistas suicidas lutaram contra forças estrangeiras e afegãs.
Afeganistão

Afeganistão. 14 soldados mortos e 21 reféns

Um grupo de talibãs matou 14 soldados e fez 21 reféns na sequência de um ataque na noite de quinta-feira, no oeste do Afeganistão. Este ataque foi o último de uma série de ataques quase diários.
Estados Unidos da América

Talibãs. EUA pedem ajuda ao Paquistão para acordo

O presidente dos EUA pediu ajuda ao Paquistão para levar o movimento talibã a negociar o fim da guerra no Afeganistão, depois de uma acusação de Trump sobre o país ter abrigado Osama bin Laden.
Afeganistão

Talibãs rejeitam cessar-fogo mas vão a Moscovo

Os talibãs aceitaram encontrar-se com o governo afegão em Moscovo, no mesmo dia em que rejeitaram proposta de cessar-fogo. Também querem falar com os EUA, para terminar guerra que dura há 17 anos.
Talibãs

Afeganistão: 260 mortos nos últimos dias em Ghazni

100 elementos das forças de segurança, mais de 20 civis e mais de 140 guerrilheiros talibãs morreram nos últimos dias na cidade afegã. Crescem dúvidas sobre quem controla a cidade.
Talibã

Drone mata talibã que ordenou morte de Malala

Um ataque americano com um drone matou um líder talibã no Paquistão. Mullah Fazlullah tinha dado ordem para assassinar a ativista Malala em 2012.
Afeganistão

Afeganistão. Dezenas de mortos e feridos em ataque

Ataques talibãs provenientes de "múltiplas direções" na capital da província de Farah, no oeste do Afeganistão, mataram e feriram dezenas de polícias, anunciaram as autoridades afegãs.
Talibã

Homem raptado pelos talibã acusado de 15 crimes

Joshua Boyle e a mulher foram capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro durante cinco anos. Três meses depois de serem libertados, Boyle foi acusado de 15 crimes e detido.
Talibã

Nove mortos num ataque talibã no Paquistão

Ataque por grupo terrorista numa escola no Paquistão causou, pelo menos, nove mortos. 25 pessoas ficaram feridas. Os três atacantes já foram abatidos.
Terrorismo

Família refém dos talibã durante 5 anos foi salva

O exército paquistanês resgatou a família de Caitlan Coleman e Josha Boyle passados cinco anos de terem sido capturados pelos talibã e mantidos em cativeiro, durante o qual tiveram três filhos.
Presidente Trump

Afeganistão. Talibãs respondem a Trump

129
Os talibãs afegãos avisaram esta terça-feira que Donald Trump está a "desperdiçar" a vida de soldados norte-americanos se avançar com o envio de mais tropas para a região. "Será um novo cemitério."
Afeganistão

Atentado suicida faz seis mortos no Afeganistão

Pelo menos seis pessoas foram mortas e 21 ficaram feridas este sábado num atentado suicida na capital da província afegã de Helmand, um ataque reivindicado pelos talibãs.
Afeganistão

Consulado alemão atacado no Afeganistão

O ataque começou com a explosão de um carro armadilhado contra o muro do edifício do consulado pelos talibãs que acusam a Alemanha te estar relacionada com crimes na província de Kunduz.
Fotojornalismo

Fotos de Mário Cruz mudam vida de talibés

Crianças que eram escravizadas em falsas escolas corânicas no Senegal estão a ser resgatadas por influência da denúncia em fotografias, lançada agora em livro.
Afeganistão

Novo líder talibã exorta EUA a sair do Afeganistão

O novo líder talibã Maulawi Haibatullah Akhundzada exortou hoje os EUA a acabarem com a "ocupação" do Afeganistão, na sua primeira mensagem depois de ter assumido a liderança do movimento em maio.
Afeganistão

"Tropas fantasma" lutam contra talibãs

No Afeganistão, os dados oficiais que dão conta do número de soldados estão altamente inflacionados. Entre os que morreram em combate ou nomes falsos, grande parte não existe.
Afeganistão

Carro-bomba faz dois mortos e 15 feridos em Cabul

O atentado à bomba ocorreu num restaurante francês da capital afegã. Os Taliban já reivindicaram a autoria do mesmo. O governo afegão e o grupo terrorista iam negociar um tratado de paz em janeiro.
Paquistão

Libertados os Taliban que dispararam sobre Malala

125
Dos dez homens condenados a pena de prisão perpétua, somente dois ficam na prisão. Os restantes foram libertados em segredo.
Paquistão

Ataque ao aeroporto de Carachi acaba com 28 mortos

O ataque ao aeroporto de Carachi, no sul do Paquistão, terminou, quase 12 horas depois do início de um cerco que fez pelo menos 28 mortos.
Terrorismo

Quem são os taliban que foram trocados por Bowe?

Foram cinco os taliban que foram transportados de Guantanamo para o Qatar, onde ficarão sujeitos a restrições de movimentos, incluindo a proibição de viajarem durante um ano.
Estados Unidos da América

Soldado capturado em 2009 foi libertado

Bowe Bergdahl esteve detido durante quase cinco anos. Quando se apercebeu que tinha sido resgatado, chorou convulsivamente.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)