437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Talibã

Noticiário

5h. EUA prometem medidas para pressionar talibã

Casa Branca não avança medidas concretas, mas garante que tem ferramentas para pressionar o governo talibã no Afeganistão. E Zelensky pede um reforço das sanções contra a Rússia.
Afeganistão

Afeganistão: "Mulheres a trabalhar para mulheres"

“Nós lideramos este hospital e podíamos fazê-lo em qualquer lado”, garante Mariam Maqsood. A médica explica que, apesar das restrições impostas às mulheres, os talibãs sabem que precisam delas.
Afeganistão

Líder defende reconhecimento de Governo talibã

Hibatullah Akhundzada afirma que o restabelecimento das relações diplomáticas ajudaria a resolver problemas do país. Mas não garante o cumprimento das exigências que o Ocidente pediu.
Afeganistão

Talibãs: mulheres sozinhas proibidas em aviões

Novas medidas do governo talibã ditam que mulheres só podem viajar com um homem da família, parques têm dias para visitas de homens e mulheres, e funcionários do governo devem ter barba longa.
Afeganistão

Mulheres afegãs impedidas de embarcar em voos

Dezenas de mulheres foram impedidas pelos talibãs de embarcar em voos comerciais por não estarem acompanhadas de um guardião masculino.
Resposta Pronta

"China no Afeganistão vai mudar a política talibã"

Afeganistão recuou no regresso das raparigas à escola. Especialista Maria João Tomás diz que decisão "era mais que expectável", mas admite que "talibã estão mais comedidos". A razão pode ser a China.
Afeganistão

Talibãs defendem direito de deter opositores

O governo talibã tem "o direito de deter e colocar na prisão os opositores", incluindo mulheres que se manifestam "sem autorização", afirmou um porta-voz.
Afeganistão

Talibãs culpam comunidade internacional pela crise

Os talibãs acusam a comunidade internacional por não ter prestado uma "assistência fundamental" ao país asiático durante as duas últimas décadas de conflito.
Afeganistão

Bebé que desapareceu em Cabul entregue à família

Criança foi encontrada sozinha, a chorar, por um taxista de 29 anos, que a levou para casa para cria-la como sua. Mas um artigo da Reuters levou a família a detetar o paradeiro de Sohail.
Direitos das Mulheres

Talibãs proíbem mulheres de viajar sem homens

Esta foi a mais recente afronta aos direitos das mulheres no Afeganistão, numa altura em que as escolas do país estão interditas ao sexo feminino e a grande maioria das mulheres não pode trabalhar.
Noticiário

16h. Paulo Sousa é o escolhido do Flamengo

Paulo Sousa é o escolhido do Flamengo para assumir o comando técnico da equipa. Talibã proíbem mulheres de viajarem sozinhas a mais de 72km. Eleições em Terras do Bouro, no último domingo do ano.
Afeganistão

Talibãs preparam orçamento sem ajuda internacional

Não se sabe os montantes da proposta orçamental. Há pagamentos em atraso aos funcionários públicos e governo está a fazer o "melhor" para pagar antes do fim do ano. Será criado novo imposto.
Afeganistão

Talibãs comprometem-se na educação das mulheres 

O chefe de diplomacia afegão disse que o país está empenhado em dar educação e empregos a mulheres. Pede ainda que comunidade internacional liberte 10 mil milhões em fundos congelados.
Afeganistão

Vítimas de violência abandonadas na era Talibã

Relatório adianta que o novo regime talibã libertou detidos da prisão, incluindo muitos condenados por crimes de violência de género, além de ter encerrado serviços de apoio às vítimas.
Afeganistão

Mulheres. Decreto talibã exclui direito à educação

Decreto não dá resposta aos vários pedidos das mulheres afegãs e da comunidade internacional, desde que os talibãs tomaram o poder no passado dia 15 de agosto.
Direitos das Mulheres

Talibãs proíbem programas de TV com mulheres

O ministério afegão do “vício e virtude” revelou nove normas a ser cumpridas pela comunicação social, visando banir qualquer forma de media que se oponha aos “valores afegãos ou do Islão”.
Resposta Pronta

"Situação no Afeganistão tende a agravar-se"

Maria João Tomás, especialista em História e Cultura do Médio Oriente, analisa os primeiros 100 dias de poder dos talibã. "Não têm qualquer apreço pelas mulheres, vamos ver situações piores", diz.
Desporto

Governo talibã pede levantamento de sanções

Os talibãs pediram aos Estados Unidos para levantar as sanções para responder à "crise humanitária e económica que está a crescer no Afeganistão", e para descongelar "os ativos do Banco Central".
Talibã

Família procura bebé entregue a soldados em Cabul

Família entregou bebé a soldado norte-americano na esperança de que este a mantivesse a salvo enquanto pai e mãe não conseguissem entrar no aeroporto. Desde então, paradeiro da criança é desconhecido.
Fact Check

Imagem de mulher sem véu é de artista afegã?

Trabalho não foi criado por Shamsia Hassani como forma de protesto. Pertence ao fotógrafo checo Paul Hejny e faz parte de uma campanha publicitária de 2018 da revista “Reporter”. Post é falso.
Talibãs

Rússia pondera não considerar talibãs terroristas

Putin enfatizou que Moscovo "está a dirigir-se nessa direção", embora esclarecendo que deve ser a Organização das Nações Unidas (ONU) a dar o primeiro passo.
Afeganistão

Explosão corta energia em Cabul

Uma explosão na capital afegã cortou as linhas de energia que fornecem a cidade, disse a empresa nacional de eletricidade do país.
Afeganistão

Rússia, China e Irão querem cooperar com talibãs

Reunidos em Moscovo para conversações com uma delegação dos talibãs, os representantes de dez países da região apelaram aos talibãs para aplicarem "políticas moderadas".
Talibãs

EUA vão fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão

Os Estados Unidos concordaram em fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão, que se encontra perto de uma catástrofe económica, mas recusam-se reconhecer politicamente os novos governantes do país.
Reportagem Observador

"Os talibã não nos deixavam jogar futebol"

Shahreza Changiz, 16 anos, está em Portugal com um tio e uma das irmãs, mas deixou parte da família para trás. Conta como fugiu do Afeganistão e o que pensa da cidade que agora o acolheu.
Afeganistão

Índia opõe-se aos talibãs em Cabul

O primeiro-ministro indiano disse na ONU que nenhum país lucra com os talibãs, no poder no Afeganistão, depois de acusar de extremismo o Paquistão.
Afeganistão

Mulheres políticas. A 1ª conferência da era talibã

A conferência de imprensa, a que assistiram cerca de 150 mulheres e que se centrou no direito das mulheres à igualdade entre sexos, decorreu na sede do Movimento para a Mudança no Afeganistão.
Afeganistão

Afeganistão. Dois mortos e 19 feridos em ataques

Pelo menos duas bombas visaram os veículos das forças de segurança talibãs, de acordo com fontes locais. São os primeiros ataques mortais desde que o Governo Talibã foi instalado.
Terrorismo

A importância de identificar o inimigo 

Podemos pensar que ao sairmos do Afeganistão a guerra acabou, no entanto, o radicalismo islamista persiste como inimigo violento, perigoso e próximo.
Afeganistão

Juízes querem retirar magistradas do Afeganistão

A União Internacional de Juízes (UIM) afirma que existe urgência em "retirar do país" as magistradas afegãs que correm risco de vida mas afirma que tem de ser feito "de forma discreta"
Fact Check

Uma farsa na retirada dos EUA do Afeganistão?

Posts virais alegam que um dos aviões usados na operação é, afinal, um balão insuflável e que todo o momento foi encenado. É totalmente falso.
11 de Setembro

Onde é que estamos no 11 de Setembro?

É uma lição mil vezes ensinada e raras vezes aprendida: os vermes aproveitam as brechas. Pelos escombros das Torres Gémeas passaram os oportunistas da nova ordem ali iniciada, e essa ordem era o caos.
Noticiário

8h. EUA não negam reconhecimento do governo Talibã

Secretário de Estado norte-americano avisa que a pressão para reconhecimento oficial está do lado dos Talibã. Ainda neste jornal, Marcelo pede que o plano para reestruturar a TAP seja bem aplicado.
Afeganistão

Talibãs vão proibir mulheres de praticar desporto

Responsável talibã justifica decisão porque considera que mulheres podem passar por situações em que o "rosto ou corpo não estejam cobertos". "Não é necessário que as mulheres joguem críquete”, disse.
Afeganistão

EUA "preocupados" com o novo governo talibã

Ministro do Interior pertence à rede Haqqani, considerada próxima da al-Qaeda, e é preocurado pelo FBI. EUA organizam reunião com aliados para discutir cooperação com talibãs no futuro.
Resposta Pronta

Talibã. Novo Governo "não vai ser moderado"

Daniel Pinéu explica o novo Governo talibã para o Afeganistão. As promessas de "inclusão" e "moderação" ficaram por cumprir. Enquanto depender dos talibã "não vai haver eleições" no país.
Resposta Pronta

Afeganistão. "Comunidade entre espada e a parede"

Daniel Pinéu, especialista em terrorismo e conflitos internacionais, não tem dúvidas de que comunidade internacional vai viver "dilema" ao escolher se apoia ou não o povo afegão.
Noticiário

8h. Resistência rejeita vitória total dos talibã

Neste jornal, as informações contraditórias vindas do Afeganistão, numa altura em que os talibã prosseguem ataques no último reduto da resistência. Ainda nesta edição, o insólito Brasil-Argentina.
Noticiário

7h. Talibã reivindicam "controlo" de Panshir

Nesta edição, o controlo do último bastião da resistência afegã pelo movimento talibã. Ainda neste jornal, Graça Freitas anuncia que 85% da população foi vacinada com a primeira dose da vacina.
Afeganistão

Talibãs adiam novamente anúncio de futuro Governo

Quase três semanas após o retorno ao poder do grupo fundamentalista, tanto a população afegã como a comunidade internacional continuam à espera que seja anunciado quem vai governar em Cabul.
Cabul

Pelo menos 17 mortos em disparos aéreos talibãs 

Os motivos dos disparos são ainda desconhecidos, uma vez que os talibãs não deram ainda uma explicação oficial. Alguns dizem que terá sido a possível conquista da província de Panjshir
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.