A Câmara do Funchal concluiu o processo de substituição das redes de água em fibrocimento no concelho, erradicando o amianto destas estruturas no município, afirmou esta sexta-feira o presidente da autarquia.

“Hoje [sexta-feira] concluímos a última empreitada de substituição de redes ainda existentes em fibrocimento na distribuição de água potável no concelho do Funchal, numa intervenção que ascendeu a cerca de 570 mil euros e que vem erradicar definitivamente o amianto das nossas redes de água”, afirmou Miguel Silva Gouveia.

O responsável do principal município da Madeira, governado pela coligação Confiança (PS, BE, MPT, PDR e Nós, Cidadãos!) falava após a visita que fez à última empreitada realizada no âmbito deste projeto, no Caminho da Lombada, na freguesia do Monte, anunciando que este troço intervencionado reabre hoje [esta sexta-feira] ao trânsito.

O autarca salientou que o projeto incluiu a substituição das redes por uma de ferro fundido, a colocação de válvulas reguladoras de pressão “para ter uma melhor gestão da pressão nestas zonas de maior declive”, a instalação de 12 marcos de incêndio ao longo do percurso para dotar “as infraestruturas de combate a fogos urbanos na mancha florestal, que tem sido muito fustigada nos últimos anos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Miguel Silva Gouveia salientou que esta obra foi realizada em duas fases, abrangendo diversas artérias daquela freguesia nos arredores do Funchal, representando um investimento global na ordem dos 2 milhões de euros, sendo um projeto apoiado por fundos comunitários.

Ainda destacou o trabalho realizado por outras entidades, apontando que a Empresa de Eletricidade da Madeira “aproveitou estes trabalhos para fazer valas, retirando todos os cabos aéreos e passando a colocá-los no subsolo, dando também outro brilho a esta belíssima paisagem”.

“Finalizámos um projeto muito importante na salvaguarda da saúde dos nossos munícipes, eliminando das redes substâncias perigosas e nocivas para as pessoas, mas também melhorando a qualidade do serviço, com a redução das perdas de água”, sublinhou.

O presidente da Câmara do Funchal enfatizou que “a modernização das redes de água potável do concelho são uma realidade e este executivo camarário continuará a trabalhar em soluções que melhorem o quotidiano de todos os funchalenses”.