683kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Colocação de Professores

Professores

Setembro negro na Educação

A pergunta que todos nós deveríamos fazer, enquanto sociedade, é: como vai o país conviver com a falta de professores e com “futuros” hipotéticos professores pouco ou nada capacitados para a docência?
Professores

FNE apresenta queixa sobre concursos

A FNE apresentou queixa à Provedora da Justiça sobre ultrapassagens nos concursos dos professores. Organismo mantém greve para 6 de outubro.
Semáforo Político

Ano letivo arranca, Autoeuropa pára

Vermelho para a situação na Autoeuropa. "A borboleta bate as asas na Eslovénia, sismo em Portugal". Vermelho ainda para o arranque do ano letivo e para a desculpa popular "não é um problema de hoje".
Resposta Pronta

Escolas. CNE diz que "é altura de virar a página"

Domingos Fernandes, presidente do Conselho Nacional de Educação, fala numa "oportunidade histórica" para sindicatos e Governo virarem a página: pede trocas e cedências de ambos os lados.
Colocação de Professores

Escolas com 400 horários ainda vazios

Esta sexta-feira foram contratados quase três mil professores mas ainda faltam professores, especialmente na área metropolitana de Lisboa.
Contra-Corrente

As aulas vão começar, os problemas vão regressar

Agosto está a acabar, as aulas estarão de regresso, mas as notícias não são boas: apesar das mudanças (ou por causa delas) na colocação de professores, há falta de docentes um insatisfação sem limites
Noticiário

17h. Educação. Colocação de professores discutida

Há cerca de 10 mil professores que concorreram à mobilidade interna e à contratação inicial. Têm existido atrasos nos concursos e os docentes vão ser colocados mais tarde do que o habitual.
Professores

Bolonha, sindicatos e falta de professores

Ao longo destas décadas foi mais fácil ceder a Mário Nogueira e aos professores que já se encontram nos escalões mais avançados, do que atender aos interesses de várias gerações qualificadas.
Professores

Professores: injustos ou injustiçados?

Os professores não tiveram o mesmo tempo descongelado que a restante administração pública. Na verdade, 70% de 10 anos não é equivalente a 70% de 4 anos.
Presidente da República

O regime dos derrotados

O Presidente ultrapassa os seus poderes. Os partidos assistem em silêncio ao atropelo institucional. O governo capitula perante os professores. E as reformas não se fazem. Ninguém ganha, todos perdem.
Noticiário

7h.Professores. Começa novo concurso de vinculação

São cerca de 10 mil docentes mas o diploma tem sido contestado pelos sindicatos por "não trazer estabilidade". Ainda neste jornal, Metro de Lisboa apresenta hoje plano alternativo às obras.
Colocação de Professores

Professores vivem nos seus carros ou numa tenda

O Ministério afirma que vai terminar com a expressão “casa às costas”, contudo tenta aprovar um diploma que vai obrigar os professores a candidatar-se a qualquer parte de Portugal Continental.
Explicador

Há condições para um regresso da paz às escolas?

Filinto Lima, da ANDAEP, tem "muitas dúvidas" de que haja um acordo sobre a evolução das carreiras. Paula Vieiras Carqueja, presidente da ANP, diz que "próximo ano letivo pode estar em risco".
Greve

Greve. Professores em protesto no Parlamento

Vários professores organizaram um protesto junto à Assembleia da República, prometendo lutar contra o novo modelo de recrutamento e colocação de professores.
Colocação de Professores

A vida de um futuro ex-professor

De acordo com as regras da vinculação, quando vincularmos nesse ano letivo 2024-2025, onde quer que seja, temos de ficar lá! Um ano? Dois anos? Não: sempre! Sim, isso mesmo, sempre.
Noticiário

15h. Lisboa e Porto. Professores iniciam protestos

Protestos coincidem com a negociação em curso sobre o novo modelo de recrutamento e colocação de docentes. A contabilização do tempo de serviço que esteve congelado é outra das reivindicações.
Resposta Pronta

Escolas. "Não será esta semana que haverá paz"

Carlos Louro, dirigente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, diz que a proposta de concursos internos anuais "surpreende" e deixa o alerta: podem "comprometer estabilidade do corpo docente"
Manifestações

Professores em protesto. As imagens da marcha

Protesto arrancou da praça do Marquês de Pombal e culmina numa concentração na Praça do Comércio. Milhares de docentes juntos para responder ao apelo lançado pelos sindicatos para uma "grande adesão".
Professores

Pedagogia do confronto

Por razões de conservadorismo tem-se mantido um sistema retrógrado de colocação de docentes. O concurso nacional mantém-se como excrescência do passado e como uma vaca sagrada que os sindicatos adoram
Fenprof

Mário Nogueira, o Muro de Berlim dos professores

É assim que vamos assistir à queda de mais um ministro e à sobrevivência do Sr. Fenprof. Os professores, esses, vão continuar com os mesmos problemas, liderados pelo mesmo protagonista.
Reportagem Observador

100 mil professores em protesto. "Não paramos"

Uma manifestação "histórica", do Marquês de Pombal ao Terreiro do Paço. Com cartazes e apitos, os professores pedem a valorização das carreiras, e prometem continuar a lutar pelas reivindicações.
Colocação de Professores

Os sindicatos não têm razão, mas ganharam

Eis um recuo estrondoso do governo na contratação de professores. E eis o país perante um bloqueio: se nem com uma maioria absoluta há coragem para enfrentar o imobilismo sindical, estamos tramados.
Colocação de Professores

Apelo à mobilização dos professores: manifestem-se

O que está em causa é demasiado grave para que continuemos na apatia, amarrados a um sindicalismo bacoco. Felizmente são cada vez mais aqueles que publicamente demonstram o seu apoio aos professores.
Colocação de Professores

A corrupção da Educação?

Quando a renovação dos contratos dos professores for da responsabilidade das autarquias, a independência dos professores acaba. Deixarei de ser professora, vou só fazer a emissão de certificados.
Colocação de Professores

E agora, professores?

Estas regras correspondem ao fim dos concursos nacionais, à municipalização da gestão de professores, ao fim de um estatuto da carreira docente. Se não agirmos com firmeza, seremos cilindrados.
Colocação de Professores

Dia Mundial dos Professores

No recrutamento direto dos professores para os quadros há que acautelar clientelismos locais de vária índole, inevitáveis conflitos de interesses, bem como algum caciquismo escolar que possa existir.
Colocação de Professores

Recrutar professores fora do ensino? Sim, mas

O Ministério alargou (e bem) a contratação de profissionais de outras áreas para dar aulas. Agora, falta o passo seguinte: sem transparência, formação e avaliação, a medida falhará no longo prazo.
Colocação de Professores

A minha mãe vem hoje

Na zona metropolitana de Lisboa, muitos professores são de Lisboa e só ficam no quadro ao fim de 20 anos. Sendo zona com falta de professores, não consigo entender porque não abrem quadros de escola.
Colocação de Professores

Pró ano é que vai ser!

O nosso sistema de colocação de professores é a coisa mais estúpida do mundo. Se conhecemos o problema, porque não se resolve? É triste, mas é verdade: por medo de um sindicato e de um sindicalista.
Noticiário

22h. Mais de 1800 horários por preencher

A maioria desses horários está já em contratação de escola, a última fase para o recrutamento, e em que os docentes são contratados diretamente pelas escolas.
Professores

A rotina do fracasso

Um sistema de colocação de professores que nunca conseguiu ter todos os alunos com professor no arranque das aulas é um sistema que não funciona e que urge substituir. Falhar não pode ser uma rotina.
caderno de apontamentos

Falta de professores: como evitar a debandada?

Com estas medidas, os professores de carreira não antecipariam a saída do sistema, os contratados veriam a luz ao fundo do túnel e os jovens olhariam para a profissão com outra perspetiva.
Explicador

Qual o ponto de situação neste regresso às aulas?

José Eduardo Lemos, diretor da Secundária Eça de Queirós, garante que todas as vagas na sua escola foram preenchidas. João Trigo, diretor do Colégio Efanor, destaca a maior procura do ensino privado.
Resposta Pronta

"Outra pandemia no Ensino: a falta de professores"

Mais de metade dos docentes considera que a vida escolar piorou com a pandemia. Filinto Lima, da ANDAEP, aponta o dedo à tutela e diz que "é preciso tornar a profissão aliciante como era antigamente".
Fenprof

João Costa descobriu agora que o rei vai nu

O que se passa agora nas escolas é resultado da cobardia política. Vários ministros da Educação preferiram evitar a guerra com a FENPROF de Mário Nogueira, mesmo sabendo que isso prejudicava os alunos
Colocação de Professores

Falta de docentes ou falta de ministro?

O governo procura resolver o problema do desemprego qualificado libertando os excedentes do ensino superior para o ensino geral, diminuindo a qualidade das aprendizagens dos futuros estudantes.
Professores

Menos 710 professores contratados este ano

Mário Nogueira, da Fenprof, alertou também que iria haver falta de professores em determinadas disciplinas, sobretudo em Lisboa e no Algarve, a "breve prazo" ou mesmo já este mês de setembro.
Professores

Leis de concursos de professores no Constitucional

António Costa defende que deve haver separação de poderes e que cabe ao Governo, e não ao Parlamento, decidir sobre matérias da Administração Pública, como é a contratação de professores.
Professores

Publicadas listas de colocação de professores

Quadros do ministério da Educação reforçados com cerca de 2.400 professores através do concurso externo. No concurso interno foram 12.500 os docentes a conseguir movimentar-se.
caderno de apontamentos

Confiar e descentralizar

Acredito que chegou a hora de confiar e descentralizar a decisão de recrutamento de professores, revendo o atual modelo centralista, cada vez mais ultrapassado.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.