O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, foi atingido por pedras atiradas por manifestantes durante a sua campanha eleitoral, em Ontário. O incidente ocorreu esta terça-feira, enquanto Trudeau voltava da visita a uma cervejaria para o seu autocarro de campanha.

Nem o primeiro-ministro nem as outras duas pessoas que viajavam no autocarro, que também foram apedrejadas pelos manifestantes que protestavam contra as restrições da pandemia impostas no país, ficaram feridas.

Depois do incidente, o líder liberal classificou as ações dos manifestantes como “absolutamente inaceitáveis (…) Ninguém deveria fazer o seu trabalho sob ameaças de violência ou atos que nos possam colocar em perigo”, concluiu, citado pela BBC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Também Erin O’Toole, líder do Partido Conservador da oposição, descreveu o incidente como “nojento”. “A violência política nunca é justificada e devemos estar livre de intimidação, assédio e violência”, escreveu no seu Twitter.

Trudeau convocou uma eleição antecipada em meados de agosto, que ocorrerá em setembro, na esperança de obter um governo de maioria para seu partido liberal de centro-esquerda. Mas sua campanha foi interrompida por manifestações contra as medidas de vacinação contra a Covid-19 adotadas e outras restrições impostas — perdendo grande parte da sua popularidade para a oposição.

Primeiro-ministro do Canadá anuncia eleições antecipadas a 20 de setembro

No mês passado, o governo anunciou que todos os funcionários públicos — incluindo trabalhadores em setores regulados pelo governo federal, como o ferroviário — devem ser vacinados até o final de outubro, correndo o risco de poder perder o emprego. Para além desta medida, foi também implementado que todos passageiros de voos comerciais, cruzeiros e comboios interprovincias também deveriam ser vacinados para poderem viajar.

Esta postura foi altamente criticada, nomeadamente pelo movimento antivacina, e a oposição adotou uma postura que gerou maior conformidade. Preferiram incentivos, como por exemplo, permitir uma folga remunerada no dia da vacinação ou exigir testes regulares da Covid-19 para trabalhadores não vacinados.

A tática agressiva dos ativistas antivacinas não foi um ato isolado no Canadá, visto que faz parte de uma tendência global. Tal como Trudeau, também médicos, jornalistas e políticos no Reino Unido e nos EUA foram alvo de perseguição por parte de uma minoria que faz parte destes grupos de protesto.

Contudo, o ministro canadiano considera que estas pessoas fazem parte de um “pequeno elemento marginal” do seu país.