O cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Aveiro, Nelson Peralta, iniciou esta terça-feira a campanha eleitoral com um tijolo na mão, para criticar a falta de habitação pública e as inaugurações “eleitoralistas”.

No cais da Fonte Nova, bem no centro da cidade de Aveiro, Nelson Peralta colocou o tijolo em terreno, agora privado, que a câmara vendeu “para construção de luxo, a preços incomportáveis para a classe média”.

“Em vez disso, devia ser aqui construída habitação pública para arrendar a custos controlados, baixando assim todo o preço da habitação em Aveiro”, defendeu Nelson Peralta.

O candidato lembrou que a venda do terreno teve os votos da maioria PSD/CDS-PP/PPM, liderada por Ribau Esteves, mas também do PS, que “nas decisões essenciais vota ao lado da direita”, pelo que “é preciso eleger um vereador do BE”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O Bloco de Esquerda está muito próximo de eleger um vereador para a Câmara e isso faz toda a diferença, porque desde logo impede uma maioria absoluta e seremos na Câmara uma voz diferente”, disse.

Diferença que Nelson Peralta quer afirmar nas propostas para a habitação, em que “há um problema grave porque o preço é bastante elevado e as pessoas com salários médios não conseguem pagar”.

Na intervenção, Nelson Peralta não esqueceu os jovens “que querem sair de casa dos pais para iniciar uma vida autónoma e não podem, porque o preço da habitação é incomportável”.

“A política que o BE propõe é usar terrenos municipais para habitação pública a custos controlados, intervindo no mercado para fazer baixar o preço do arrendamento em Aveiro”, disse.

É que, sustentou, não se pode deixar que sejam só “as leis do mercado” a regular o preço, “como tem feito Ribau Esteves e a atual maioria de direita, com uma política de premiar a especulação imobiliária”.

“Tem havido investimento municipal no espaço público, mas sem política de habitação, transformando o centro urbano num parque de diversões do turismo”, criticou.

Enumerou três medidas para resolver o problema da habitação em Aveiro: “os terrenos públicos são para ser urbanizados de forma pública, com habitação a custos controlados”, deve ser obrigatório reservar 25% dos apartamentos em novos prédios que surgirem para serem inseridos em programas de arrendamento a custos controlados e a câmara deve recuperar prédios que estão em ruína e que os proprietários não têm dinheiro para o fazer, sendo depois colocados em arrendamento.

O candidato colocou, simbolicamente, o primeiro tijolo “da obra que não existirá” no local, referindo-se a construção pública para habitação a custos controlados.

Nelson Peralta quis também simbolizar “as muitas inaugurações de Ribau Esteves ao longo da pré-campanha, incluindo em dia de luto nacional (…) e até uma estrada que colapsou durante as obras foi inaugurada”.

Em 26 de setembro concorrem como cabeças de lista à Câmara de Aveiro Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM), Manuel Oliveira de Sousa (PS/PAN), Nelson Peralta (BE), Miguel Viegas (CDU – PCP/PEV), Cândido Oliveira (Chega), Miguel Gomes (Iniciativa Liberal), Paulo Alves (Nós, Cidadãos!) e João Pinto (PCTP/MRPP).