O candidato da coligação “Leiria pode Mais”, que junta CDS-PP e Partido da Terra (MPT), defendeu, esta quinta-feira, mais dinamismo para o Centro Histórico de Leiria, que quer ver transformado num centro de artes e cultura.

“Infelizmente, a conclusão que tiramos é que é necessário requalificar e dinamizar, novamente, o Centro Histórico da cidade, aquilo que é a dinâmica do seu próprio comércio”, afirmou à Lusa Fábio Seguro Joaquim.

Esta quinta-feira, a coligação “Leiria pode Mais” dedicou o dia ao comércio da cidade, culminando com uma arruada no Centro Histórico, onde estiveram os presidentes do CDS-PP e do MPT, Francisco Rodrigues dos Santos e Pedro Pimenta, respetivamente.

O cabeça de lista lamentou que o centro da cidade de Leiria esteja “cada vez mais despovoado”, com “comerciantes a reclamarem por apoios ou, pelo menos, atividades e iniciativas”, que o possam dinamizar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Propomos que sejam isentadas as taxas de requalificação para cafés, restaurantes, qualquer tipo de atividade que se pretenda instalar no centro da cidade”, disse Fábio Seguro Joaquim, presidente da concelhia de Leiria do CDS-PP.

A coligação defende, por outro lado, que o Centro Histórico de Leiria seja “convertido num centro de artes e cultura”, para que, “em vez de existirem meramente eventos pontuais”, possam “durante todos os dias do ano existir atividades” e haja “um enquadramento do centro como um todo para que as pessoas” o visitem constantemente.

Sobre a atuação do executivo camarário, do PS, no âmbito do centro da cidade e do comércio, o cabeça de lista referiu que existem muitas “atividades estéticas ao nível da requalificação dos espaços”, concluindo que “não é isso que fará, certamente, com que as pessoas se desloquem”.

“É necessário, por exemplo, criar condições de estacionamento, nomeadamente a Câmara Municipal financiar ‘vouchers’ de estacionamento para que os comerciantes locais possam dar aos seus clientes para que venham”, apontou, observando que “já existiu este modelo, mas era financiado pelos próprios comerciantes”, onerando “o que não deve ser onerado”.

Para Fábio Seguro Joaquim, “a questão das floreiras e a Avenida Heróis de Angola como um todo pode servir como símbolo daquilo que é a atuação em geral” da autarquia.

“Foi decidido fazer obras estéticas ao de cima, com uma ciclovia, algumas floreiras, quando sabemos que a breve prazo toda a avenida terá de ser novamente aberta, para serem trocadas as canalizações que lá se encontram”, continuou, salientando que a via precisa de “obras de fundo”.

Fábio Seguro Joaquim recordou ainda palavras de comerciantes, que falaram do “saudosismo de outros tempos, em que os centros comerciais no centro da cidade estavam cheios, com muita dinâmica, e as lojas eram frequentadas por muitos munícipes”.

São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de dia 26 o presidente da Câmara, Gonçalo Lopes (PS), Álvaro Madureira (PSD), Luís Paulo Fernandes (Chega), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal), Pedro Machado (PAN), Luís Miguel Silva (BE), Sérgio Silva (CDU) e Filipe Honório (Livre).