E mais uma vez a SpaceX fez história. Depois de três dias em órbita, os quatro participantes da missão Inspiration 4 — a primeira tripulação composta apenas por civis — voltou à Terra. A nave amarou poucos minutos depois da meia-noite (hora de Lisboa), às 19h07 locais, perto do estado da Florida (EUA), no oceano Atlântico.

[O momento em que a Dragon amara]

A cápsula Dragon, apelidada de Resilience, foi retirada do mar juntamente com a sua tripulação: Jared Isaacman, o fundador e presidente executivo da Shift4 Payments, que foi comandante da missão e é aviador; Hayley Arceneaux, uma médica do St. Jude Children’s Research Hospital que sobreviveu a um osteosarcoma quando era criança; Chris Sembroski, um veterano de guerra que combateu no Iraque e trabalha na indústria aeroespacial; e Sian Proctor, uma professora de geociência e comunicadora de ciência na área da exploração espacial..

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

SpaceX. Primeira missão da História tripulada apenas por civis já seguiu para o espaço

Os quatro tripulantes orbitaram o planeta a 575 quilómetros de altitude, uma distância maior do que a da Estação Espacial Internacional (420 quilómetros) e o Telescópio Hubble (540 quilómetros). Foi a primeira vez desde 2009 que uma missão orbital não acoplou com a Estação Espacial Internacional.

[Abaixo, a partir do minuto 10:17, um vídeo da tripulação a falar a partir do espaço num dos dias em que estiveram em órbita] 

Tendo sido uma missão privada — e, por isso, sem obrigação de aparecerem em público, como explica o The New York Times –, houve um dia inteiro sem declarações públicas. Mesmo assim, durante os três dias no espaço tiveram várias ligações com a Terra, incluíndo uma chamada com o ator Tom Cruise e fecharam a sessão da bolsa de Nova Iorque com um sino que levaram para o espaço.

Graças a este feito, estes civis bateram um recorde que poucos conseguiram e foram e voltaram onde nenhum astronauta europeu ou chinês alguma vez foi. Além disso, muitos dos astronautas mais experientes do planeta — os da NASA (EUA) e da Roscosmos (Rússia) — também nunca estiveram tão longe da Terra.

Inspiration 4. O que precisa de saber sobre a primeira missão espacial tripulada apenas por civis