Um festival de cerveja  realizado na igreja de St. Mary, em Inglaterra, que terminou no domingo passado provocou, segundo a CNN, uma onda de revolta nas redes sociais após fotos de participantes do festival a festejar entre as sepulturas do local serem reveladas.

Localizada na cidade de Stockton-on-Tees, a igreja, com cerca de mil anos, foi palco do “St. Mary’s Norton Beer Festival”, que decorreu ao longo de quatro dias, tendo acabado no dia 26. Na sua primeira edição desde que a pandemia da Covid-19 se instalou, o festival, organizado pela própria igreja em conjunto com a companhia de cerveja “Three Brothers Brewing Company”, tinha como objetivo angariar fundos para a manutenção do edifício religioso, cuja origem remonta a 1020.

O festival, popular em edições anteriores, foi título do jornal britânico The Times, após o aparecimento de fotos onde é possível identificar alguns visitantes do festival sentados ao redor de uma sepultura, com as bebidas equilibradas sobre o túmulo.

Num grupo local da rede social Facebook, vários utilizadores expressaram a sua revolta para com as fotografias publicadas. Num comentário, é possível ler que “este é um comportamento errado, não apenas por parte dos envolvidos, mas também por parte da igreja que permitiu tal situação. Os cemitérios são locais destinados a prestar homenagem e relembrar os entes queridos das pessoas, e não praças de cerveja, além de que aquelas campas não são certamente bancos ou mesas. Um pedido de desculpa público é necessário neste caso.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outro utilizador da rede social expressou a sua indignação: “Porque não podiam as pessoas sentar-se apenas na relva, fora do cemitério, em vez de escolherem as sepulturas? Que falta de respeito para com os falecidos e as suas famílias.”

Nem todos aqueles que visualizaram as imagens se mostraram, contudo, adversos à situação. Um utilizador da plataforma expressou a sua solidariedade para com os visitantes do festival. “Por favor, as pessoas estão a reunir-se num momento de alegria para desfrutarem da companhia uns dos outros. As pessoas estão contentes por poderem fazer parte de um momento de celebração, por favor vamos apenas desfrutar da vida”, é possível ler no comentário.

Outra pessoa salientou ainda que a sepultura datava de cerca de 1740, pelo que não era compreensível para este utilizador toda a revolta expressa em torno da foto.

O pároco da igreja, Martin Anderson, expressou já um pedido de desculpa, mas aproveitou o momento para esclarecer que o objetivo do festival passava pela angariação de fundos para as reparações do edifício histórico. “Ao longo dos últimos dias as nossas portas foram uma vez mais abertas à nossa comunidade, jovens e idosos, que vieram para desfrutar do festival de cerveja, e apoiar os negócios locais enquanto conviviam com amigos”, é possível ler na página da igreja na plataforma Facebook. “Entristece-me saber que este evento, cuja finalidade esperávamos que fosse proporcionar alegria na nossa comunidade, tenha causado um transtorno tão grande, e peço desculpa a todos aqueles que expressaram as suas preocupações”, esclareceu ainda.

À CNN, o co-fundador da Three Brothers Brewing Company, David Dodd, explicou que o evento encontrava-se “dividido entre o parque de estacionamento, que possuía um bar móvel, comida da região e casas de banho, e uma outra zona na igreja onde decorria o festival principal”, mas que as duas áreas eram separadas por um cemitério com “bastantes espaços abertos” onde mesas e cadeiras tinham sido colocadas. David Dodd, contudo, esclareceu que “em nenhuma altura a organização considerou colocar mesas ou cadeiras em redor das sepulturas”, e assegurou ainda que “não foi certamente recomendado aos visitantes que se instalassem junto das campas”, concluiu.

O St Mary´s Norton Beer Festival foi divulgado com recurso ao Facebook, e prometia aos seus visitantes mais de 40 tipos de cerveja, 12 variedades de cidra, 10 bebidas artesanais, assim como vinhos.