O Twitch, uma plataforma de vídeos online em direto detida pela Amazon e bastante popular entre fãs dos videojogos, sofreu um ataque informático que comprometeu dados do serviço e dos utilizadores. Como avançam vários órgãos de comunicação social como o The Verge, a empresa confirmou a falha e diz: “As nossas equipas estão a trabalhar com urgência para perceber a extensão dos danos”.

Em comunicado, o Twitch refere que um pirata informático (hacker) pôde aceder aos dados “devido a um erro numa alteração de configuração do servidor”. Apesar de não saber a extensão dos dados obtidos indevidamente, a empresa diz que “não tem indicação” de terem sido exposto dados de início de sessão ou “números completos de cartões de crédito”.

“Big Brother is streaming you”. Como uma “ideia terrível” se tornou no fenómeno de diretos mundial que é a Twitch

Na quarta-feira, os hackers que obtiveram os dados começaram a divulgar parte destes na internet. Entre os conteúdos revelados, está o código de uma plataforma de venda de videojogos que a empresa estará a desenvolver, assim como informação quanto ao pagamento que a empresa faz a alguns dos criadores de conteúdos da plataforma. Os piratas informáticos publicaram a informação anonimamente e dizem que é apenas a “parte um”.

Devido a esta falha, a plataforma estará a pedir a alguns utilizadores que alterem a palavra-passe, diz o The Verge. Este ataque surge após várias semanas em que a plataforma tem enfrentado críticas e protestos por alguns utilizadores devido a, alegadamente, não fazer o suficiente para evitar ataques de ódio e discurso ofensivo no serviço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR