Vladimir Putin rejeitou esta segunda-feira ter testado positivo à Covid-19, após ter tossido durante uma entrevista televisiva. “Não se preocupam, está tudo bem”, garantiu o Presidente russo, que refere que faz “testes praticamente todos os dias, não apenas para a Covid-19, mas também para outras infeções, e tudo está bem”.
De acordo com a Bloomberg, Vladimir Putin chegou a ser interrompido por uma porta-voz a perguntar-lhe se estava bem de saúde, enquanto discursava na câmara alta do Parlamento russo.
“Eu apanhei uma corrente de ar, mexi-me, mas não está a acontecer nada de terrível”, indicou Putin, apelando ainda à vacinação: “Eu sei que estão todos vacinados e não se esqueçam de ser novamente vacinados”.
O Presidente russo esteve em isolamento profilático no mês passado, depois de ter estado em contacto com pessoas infetado. Na altura, o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov, indicou que Putin estava de “perfeita saúde”.
Contudo, desde finais de setembro, Putin tem preferido assistir a reunião por videoconferência, o que aumentam as desconfianças de que o Presidente russo poderá ter tido Covid-19.
A Rússia atingiu, recentemente, o pico de mortes de Covid-19, superando as 900 diárias. Desde o início da pandemia, já morreram 217.372 pessoas de complicações relacionadas com o SARS-CoV-2.