A partir de segunda-feira, dia 18 de outubro, o preço dos combustíveis voltará a subir em Portugal. Esta será a 36.ª subida nos preços do gasóleo e da gasolina em 43 semanas.

Segundo o Jornal de Negócios, o preço da gasolina simples 95 deverá aumentar quase 2 cêntimos para os 1,726 euros por litro. Em relação ao mês de dezembro, o preço deste combustível já aumentou 31 cêntimos. 

Em relação ao gasóleo simples, o aumento será igualmente na ordem dos 2 cêntimos, passando assim a custar 1,531 cêntimos por litro. É já um aumento de 26 cêntimos em relação ao ano anterior.

Estes são valores indicativos. Ao Observador fonte do mercado admite subidas perto superiores a 1,5 cêntimos, mais perto dos dois cêntimos.

Os preços do petróleo ditam este aumento, matéria-prima que tem subido devido à maior procura, havendo outras fontes, como o gás natural, que não têm conseguido responder.

O preço do barril está atualmente perto dos 85 dólares por barril, novo máximo em cerca de três anos.

Os cálculos apresentados pelo Jornal de Negócios têm por base a evolução do gasóleo, da gasolina e do euro, mas o custo real dependerá de cada posto de abastecimento, marca e zona onde se localiza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR