O narcotraficante mais procurado pelas autoridades na Colômbia, Dairo Antonio Usuga, foi detido no noroeste do país, anunciou este sábado o governo colombiano.

Dairo Antonio, 50 anos, também conhecido como “Otoniel”, foi detido no município costeiro de Necocli, próximo do Panamá e tido um dos principais redutos do denominado “Clã do Golfo”.

“Otoniel” é um dos líderes deste clã, considerado o mais poderoso no tráfico de droga na Colômbia e o maior exportador mundial de cocaína formado por antigos elementos de grupos paramilitares.

Este é um golpe… apenas comparável com a captura de Pablo Escobar”, disse o Presidente Iván Duque através de comunicado, confirmando a detenção. Escobar, o fundador e líder do conhecido cartel de Medellín, morreu num tiroteio em 1993.

A detenção de Daro Usuga representa “o maior golpe protagonizado pelo Governo colombiano contra o crime organizado no país”, escreve a agência France-Presse.

Os Estados Unidos chegaram a oferecer uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,2 milhões de euros) pela captura de “Otoniel”.

Segundo o grupo de reflexão independente Indepaz, o “Clã do Golfo” está presente em 300 municípios da Colômbia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR