Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma (Canárias), ocorrida esta segunda-feira, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan).

“Estamos no auge da atividade” do vulcão, afirmou o porta-voz da Involcan, David Calvo, em declarações à agência espanhola Efe.

Calvo disse que a emissão de gases é “absurda”, tendo atingido 50.000 toneladas de dióxido de enxofre, e o vulcão tem vindo a emitir mais lava desde o passado fim de semana, quando foram abertas duas fissuras de um lado do cone, assim como uma nova boca.

O porta-voz reiterou que os gases indicam a tendência do que deve acontecer nas próximas horas e que uma das bocas do vulcão “avança” em direção ao sul, através de zonas por onde não tinha passado anteriormente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

David Calvo sublinhou ainda que agora terá de se ver para onde vão as correntes de lava e que algumas delas se alargaram tanto que delimitam um perímetro “brutal” de até três quilómetros, tornando-se “um pouco como uma zona de segurança”.

O vulcão de La Palma entra na sua sexta semana de erupção com novas frentes de lava e uma atividade que, longe de cessar, está a intensificar-se, aumentando a sismicidade intermédia e profunda, enquanto a qualidade do ar está a melhorar em vários municípios, de acordo com a última informação dada pelo Departamento de Segurança Nacional (DSN), emitido às 08h00 (a mesma hora de Lisboa) desta segunda-feira .

Quanto à superfície afetada pela lava, no domingo aumentou para 852,27 hectares, como resultado do “fluxo de lava do sul e das fendas que foram preenchidas nas áreas intermédias”, embora a largura máxima entre os pontos extremos dos fluxos de lava permaneça nos 2.900 metros.

O DSN assinala também que houve um aumento da sismicidade intermédia e profunda, “com um crescimento das magnitudes na zona intermédia”, o que levou a que 84 sismos fossem registados em La Palma durante as primeiras horas desta manhã.

Os três mais fortes, dois em Fuencaliente e um terceiro em Villa de Mazo, registaram uma magnitude de 3,5.

Nenhum ultrapassou o terramoto de 4,9 graus de magnitude que ocorreu no sábado a uma profundidade de 38 quilómetros, até agora o mais importante dos registados desde que o vulcão entrou em erupção.

No que diz respeito à qualidade do ar, a inversão térmica acima dos 1.500 metros está a favorecer a dispersão de gases nas localidades de Los Llanos de Aridane, El Paso e Tazacorte, e a concentração de partículas finas também melhorou nas últimas horas.

Quanto à nuvem de cinzas e enxofre (SO2), o DSN informa que a sua atual disposição a sudoeste significa que as condições para o funcionamento dos aeroportos das Ilhas Canárias são favoráveis neste momento.